Duel to the Death (Siu-Tung Ching, 1983)



Direção: Siu-Tung Ching
País: Hong Kong
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Ano: 1983

Sinopse: A cada 10 anos, os melhores espadachins do Japão e da China travam um duelo até a morte em nome da honra de seus países. Com o duelo se aproximando, o campeão chinês Ching Wan (Damian Lau) e o campeão japonês Hashimoto (Norman Chu) descobrem uma trama de traições por trás do duelo, e passam a questionar seus papéis no conflito iminente.

Análise:

Este filme de 1983 é uma obra-prima dos filmes denominados como chambara ou luta de espadas até a morte. O filme faz uma análise da tênue relação política entre Japão e China no período feudal, uma rivalidade que se estendeu por várias décadas levando essas duas nações a muitos conflitos que apenas terminaram após a segunda guerra mundial.

Os mestres em artes marciais e também atores Damian Lau Norman Chu comandam esta obra espetacular interpretando os grandes lutadores chinês e japonês respectivamente, cada um representando seu país num duelo de espadas que irá definir a hegemonia das casas de artes marciais que eles representam e consequentemente sua nação. Este duelo é uma tradição entre os dois países onde os lutadores escolhidos através de rígidas provações representam a força, determinação e moral de cada nação.

O filme é conduzido pelo cineasta Siu-Tung Ching um gênio na arte de filmar cenas de lutas usando efeitos práticos e truques de edição, segundo a fantasia das histórias de artes marciais os grandes mestres possuem a habilidade de conseguir controlar todas as leis da física que regem nossa natureza, uma característica bastante explorada em todos filmes de artes marciais chineses. As cenas de luta entre Ching Wan (Damian Lau) e Hashimoto (Norman Chu) são fantásticas, coreografadas como uma dança, visualmente violentas representando a força física e as estruturas morais de suas convicções, e por muitas das vezes sutis representando os pilares espirituais e o corpo etérico de cada um. A cena final que é a do esperado confronto entre estes dois guerreiros é de uma magnificência cinematográfica espetacular nunca superado por nenhum outro filme de artes marciais desta época, ela representa e culmina toda a grandiosidade deste filme.


Apesar do duelo ser o ponto alto do filme ele tem também várias atribuições artísticas que impressionam e desconcertam, como o uso de sombras e iluminação que dão um efeito visual teatral em várias cenas onde há tensão e conflito verbal entre as personagens, dando enfase nas frases de efeito do roteiro muito bem escrito pelo roteiristas David Lai, Manfred WongSiu-Tung Ching que possui várias reviravoltas e tem um excelente subtexto político e cultural. A fotografia deslumbrante e a bela trilha sonora também são grandes diferenciais. Destaque para os ninjas, as cenas em que eles aparecem são muito bem filmadas e estilizadas.

O excelente roteiro do filme também mostra como estes dois países enxergavam os conceitos de artes marciais nesta era feudal e as empregavam em sua cultura. O Japão usava das artes marciais para o confronto e defesa da honra e da rígida moral visando a subjugação, artes estas representadas pelas as espadas dos samurais. A China com seus monges que são os grandes mestres que dominavam o Kung Fu, uma arte marcial que não é usada como uma estrutura de guerra mas como uma forma de elevação física, moral e espiritual do corpo carnal mas que poderia ser usada pelos pupilos destes mestres contra ameaças à sua nação e sociedade.

Depois do sucesso deste filme na China o diretor Siu-Tung Ching realizou o filme de horror e fantasia ''Uma História Chinesa de Fantasmas''. Com um orçamento bem maior este filme é um dos grandes clássicos do cinema fantástico chinês, sendo esta a sua obra mais conhecida.

A resenha deste filme faz parte do projeto do site Cinema Fúria Cinema Grindhouse: 250 Clássicos Revisitados


Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário