15 Filmes que se Passam em Prisões


Filmes que se passam em prisões sempre foi um tema muito explorado por roteiristas e cineastas, por causa de sua temática que foca na ambiquidade humana pela procura da liberdade individual limitada pelo senso de justiça deturpado dito por medidas socio políticas de governos por vezes incompetentes e totalitários. Até onde vai o determinante do que é certo e errado, quem os dita e em que classes sociais estas leis devem ser seguidas e são corretamente aplicadas?

Os filmes estão dispostos por ordem cronológica:

15- Vítimas da Tormenta (Vittorio De Sica, 1946)

Sinopse: Um retrato das crianças de rua na Itália pós-guerra. Giuseppe e Pasquale são duas das crianças, dois grandes amigos que vivem de lustrar os sapatos de soldados americanos. Eles dividem suas esperanças e seus sonhos inocentes de um futuro melhor, mas acabam presos numa terrível instituição para menores.

14- Onde Está a Liberdade? (Roberto Rossellini, 1954)

Sinopse: “Onde Está a Liberdade?”, o clássico do mestre Roberto Rossellini com o inesquecível comediante Totò em uma das grandes interpretações de sua carreira. Após passar 20 anos na prisão por causa de um homicídio passional, o barbeiro Salvatore Lojacono (Totò) é libertado. Porém, o mundo que conhecia mudou. Será que Salvatore conseguirá se adaptar? “Onde Está a Liberdade?” é uma reflexão fascinante sobre as relações sociais na Itália dos anos 50. Uma obra-prima de Rossellini que merece ser redescoberta.

13- A Ponte do Rio Kwai (David Lean, 1957)

Sinopse: Na 2ª Guerra Mundial vários soldados ingleses se tornam prisioneiros em um campo de concentração japonês. Este grupo é escolhido pelo chefe do campo para construir uma ponte sobre o rio Kwai. O coronel Nicholson (Alec Guinness), um oficial inglês, planeja a construção para demonstrar a superioridade britânica, mas Shears (William Holden), um americano que é prisioneiro do mesmo campo, planeja a destruição da ponte.

12- Quero Viver (Robert Wise, 1958)

Sinopse: Prostituta é acusada de assassinato e, apesar de se declarar inocente e apresentar álibi, acaba sendo setenciada à morte. O caso é acompanhado por um psiquiatra e um repórter, que acreditavam na inocência da ré. Baseado em fatos reais.

11- A Um Passo da Liberdade (Jacques Becker, 1960)

Sinopse: Cinco prisioneiros acorrentados uns aos outros tentam escapar da prisão cavando um túnel.

10- Fugindo do Inferno (John Sturges, 1963)

Sinopse: Soldados aliados tentam fugir de campo de concentração com perícia e ousadia. A cada tentativa frustrada, os soldados nazistas endurecem e cada vez mais é preciso resistir para não esquecer que 'é dever de todo oficial tentar fugir'.

09- Rebeldia Indomável (Stuart Rosenberg, 1967)

Sinopse: Prisioneiro durão enfrenta a todos da prisão e se recusa a ser quebrado, escapando e sendo preso novamente mais de duas vezes.


08- Papillon (Franklin J. Schaffner, 1973)

Sinopse: "Papillon", que em francês quer dizer borboleta, mostra a saga do homem que, na luta contra um sistema desumano e cruel, jurou a si mesmo buscar seu caminho a qualquer preço, mesmo que para isso tivesse que fazer o impossível: fugir da terrível Ilha do Diabo, cercado por uma floresta impenetrável na Guiana Francesa.


07- O Expresso da Meia-Noite (Alan Parker, 1978)

Sinopse: Billy Hayes, um estudante americano, ao visitar a Turquia decide traficar alguns pacotes de haxixe, prendendo-os debaixo de suas roupas.

Seu plano acaba não dando certo e ele é detido, com sua vida se transformando em um pesadelo a partir de então, pois é brutalmente espancado e jogado em uma imunda prisão.

Quando espera ser libertado é levado a um novo julgamento com efeito retroativo, que o condena a uma longa pena.

Só lhe resta mergulhar num inferno de torturas, atrocidades e loucura, junto om outros presos que esperam o "Expresso da Meia-Noite".

06- Daunbailó (Jim Jarmusch, 1986)

Sinopse: O filme é sobre dois sujeitos que, ao caírem numa armação da polícia, vão dividir uma cela juntos na prisão. Jack é um cafetão de baixa categoria que se envolve erroenamente num esquema de corrupção de menores, enquanto Zack é um ex-radialista que, expulso de casa pela namorada, aceita um serviço de transportar um carro, sem saber que tinha uma pessoa no porta-malas.

05- Em Nome do Pai (Jim Sheridan, 1993)

Sinopse: Em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. O filme conta a história real do jovem rebelde irlandês Gerry Conlon, que junto de três amigos, é injustamente preso e condenado pelo crime. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudá-lo e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que investiga as irregularidades do caso.

04- Um Sonho de Liberdade (Frank Darabont, 1994)

Sinopse: Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.

03- À Espera de Um Milagre (Frank Darabont, 1999)

Sinopse: Baseado em uma história de Stephen King, conheça Paul (Tom Hanks), chefe de guarda de um corredor da morte durante o ano de 1935.

Certo dia, chega em suas celas um prisioneiro imenso chamado John Coffey (Michael Duncan), acusado de estuprar e matar duas jovens meninas.

Um relacionamento entre os dois surge durante o conviver, revelando que Coffey parece ser muito mais do que as impressões sugerem.

02- A Experiência (Oliver Hirschbiegel, 2001)

Sinopse: Uma equipe de cientistas arregimenta 20 presos para uma experiência psicológica em troca de um prêmio em dinheiro. Os prisioneiros são divididos em dois grupos: oito deles fazem o papel de guardas e os outros 12, de internos. As cobaias são isoladas numa área da penitenciária onde certas regras devem ser obedecidas e mantidas pelos guardas. No início, a camaradagem reina no ambiente, mas a violência não tarda a explodir.

01- Bronson (Nicolas Winding Refn, 2008)

Sinopse: Em 1974, um homem de 19 anos chamado Michael Peterson decidiu que queria fazer um nome para si próprio e, portanto, com uma espingarda caseira serrada e uma cabeça cheia de sonhos, ele tentou roubar uma agência postal. Ele foi pego e condenado a 7 anos de prisão. Peterson ficou preso durante 34 anos, 30 dos quais viveu em isolamento.


Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário