O Homem dos Olhos de Raio-X (Roger Corman, 1963)



                                                                         TRAILER:
                          
                                                                                    

Direção: Roger Corman
País: EUA
Gênero: Ficção Científica

Sinopse: Dr. Xavier trabalha em um colírio destinado a aumentar o alcance da visão humana, permitindo ver para além do "espectro visível". Acreditando que os testes em animais e voluntários irão produzir observações subjetivas e sem valor, ele começa a testar a fórmula nos seus próprios olhos. O resultado será intrigante.

Análise:

Este filme faz uma analogia do mal que a busca por conhecimento científico supremo faz em quem a vive e no mundo a sua volta, uma crítica a busca desenfreada por respostas que nossa natureza limitada não é capaz de lidar. Somos apenas um subproduto da grandeza perpetuada pelo o universo e não será a ciência ou a religião que nos transformará no contrário, os desígnos da natureza que nos concebeu é algo restrito que deve permanecer imaculado, em nossa ignorância o básico disto tudo já nos basta. Esta premissa atemporal concebeu várias obras-primas de ficção de científica deste período, e até hoje ainda o faz.

Esta ficção científica dirigida pelo o mestre dos filmes exploitation norte-americano Roger Corman, nos afronta em lidar com questões existenciais tão complexas de uma forma tão simples, o roteiro do filme é de uma hermeticidade simplória genial.

O dr. James Xavier interpretado magistralmente por Ray Milland descobriu uma fórmula capaz de fazer com que o olho humano enxergue através de objetos, acreditando assim que isto seria a salvação de vários doentes que poderiam a vir ter um diagnóstico mais preciso de suas enfermidades enquanto analisadas por médicos que se utilizam desta formúla, descartando assim os erros e limitações dos aparelhos eletrônicos, todavia, sua fórmula não pode ser divulgada e nem testada em seres humanos por questões éticas, então ele mesmo a experimenta e como toda droga que proporciona sensações intangíveis e inimagináveis por consciencias limpas de qualquer química, ela o deixa obsecado, sempre buscando de forma desgovernada os prazeres sobrenaturias que esta droga proporciona a cada nova dose até ele ultrupassar a consciencia do senso comum, entrando num caminho sem volta. Assim ele entra numa espiral de desatinos que poderá sacrificar toda sua carreira como um brilhante médico, e até sua própria vida.

O filme também faz uma brilhante crítica aos charlatões que dizem terem poderes sobrenaturais, visando a manipulação e agregação de fiéis afim de enrriquecer seus própios bolsos ou apenas alimentarem a idéia de serem taxados como seres superiores. O que uma pessoa inescrupulosa que se aproveita das supertições populares pode fazer quando ela encherga aquilo que ninguém vê, que faz uma leitura fria que pode dizer tudo sobre alguém que ela nunca viu na vida.

É incrível como estes filmes de baixo orçamento estimulam a imaginação de seus autores, para eles a falta de recursos para se conceber um filme é apenas uma mera adversidade e nunca um empecilho. As visões de raio X do personagem principal são feitas com os mais baratos efeitos especiais, mas isto não as tornam em algo cômico ou fútil, muito pelo o contrário, tudo isto misturado com boas atuações e com um roteiro forte e conciso pode se transformar em algo genial, e este filme se adequada perfeitamente na segunda situação.



Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário