10 filmes Policiais que se Passam em Los Angeles

Os filmes policiais que se passam na cidade Los Angeles, Califórnia ou como é conhecida A Cidade dos Anjos mostram toda a ambiguidade do sistema jurídico que a rege e a controversa moral que o acompanha. São filmes empíricos, fortes, críveis, exagerados, complexos, que emana sensações de cada poro.

Estes filmes são geniais, eles mostram o cotidiano daqueles policiais que defendem as leis de forma honesta, daqueles que as usam apenas para interesses próprios se tornando corruptores e corruptos, dos investigadores que fazem trabalhos particulares, daqueles policiais que são dependentes da adrenalina de fazer parte da loucura que é combater o crime numa das cidades que já sustentou o fardo de ser a mais violenta do mundo, sendo a cidade mais populosa dos EUA perdendo apenas para Nova York.

Estes 10 filmes são obras-primas do cinema que vagueiam nos mais diferentes gêneros:


10- Máquina Mortífera/ Lethal Weapon (Richard Donner, 1987)


Sinopse: Um tira ensandecido (Mel Gibson), que está sempre no seu limite, e um outro tranquilo (Danny Glover), que espera apenas a sua aposentadoria chegar, tornam-se parceiros para lutar contra uma quadrilha de traficantes de drogas, composta por ex-militares da guerra do Vietnã.


09- Marcados para Morrer/ End of Watch (David Ayer, 2012)


Sinopse: Uma poderosa história de família, amizade, amor, honra e coragem, End Of Watch traz Jake Gyllenhaal e Michael Peña como os jovens oficiais da polícia de Los Angeles Taylor e Zavala, enquanto eles patrulham as áreas mais ameaçadoras da região centro-sul da cidade.

Dando à história uma urgência narrada em primeira pessoa, a ação acontece inteiramente através das câmeras portáteis em alta resolução dos policiais, criminosos, cidadãos presos no fogo cruzado e imagens de segurança, criando um retrato realista das esquinas mais sombrias e violentas da cidade e dos policiais que arriscam suas vidas diariamente - e o preço que suas famílias são forçadas a pagar.


08- Vício Inerente/ Inherent Vice (Paul Thomas Anderson, 2014)


Sinopse: Quando a ex-namorada do detetive particular Doc Sportello aparece repentinamente com uma história sobre seu atual namorado latifundiário bilionário, por quem por acaso está apaixonada, e um plano da esposa dele com o amante dela para sequestrar o ricaço e colocá-lo em um manicômio... bem, é fácil pra ela falar. É o fim dos psicodélicos anos 60 e a paranoia está tomando conta do dia a dia, e Doc sabe que “amor” é só mais uma dessas palavras que está na moda no momento, assim como “viagem” ou “bacana”, que também estão sendo muito usadas por aí.


07- As Cores da Violência/ Colors (Dennis Hopper, 1988)


Sinopse: A polícia e o gabinete do xerife do município de Los Angeles possuem uma divisão para enfrentar os crimes de gangues. Esta divisão da polícia é chamada C.R.A.S.H. (Community Resources Against Street Hoodlums - Esforços Comunitários Contra os Arruaceiros das Ruas) e a divisão do xerife é chamada de O.S.S. (Operation Safe Streets - Operação Ruas Seguras) Os dois departamentos combinados têm um total de 250 integrantes e esteé um número bem pequeno, pois na grande Los Angeles existem 600 gangues de rua, que têm quase 70 mil membros, o que provoca centenas de crimes por ano. Neste contexto um novato, Danny McGavin (Sean Penn), e um policial veterano, Bob Hodges (Robert Duvall), viram parceiros na C.R.A.S.H. Eles têm um estilo bem diferente de policiar as ruas, mas independente disto algo precisa ser feito, pois os Crips, que usam azul, e os Bloods, que usam vermelho, as duas principais gangues locais, intensificaram a rivalidade e isto está provocando várias mortes.


06- Viver e Morrer em Los Angeles/ To Live and Die in L.A. (William Friedkin, 1985)


Sinopse: O Agente Federal Richard Chance (Petersen) tem contas a acertar, e está cansado de jogar de acordo com as regras. Mesmo que para isso tenha que chantagear uma bela garota, desobedecer a ordens diretas ou andar na contra-mão em uma movimentada estrada, ele jura que, custe o que custar, irá agarrar um assassino (Dafoe). Mas à medida que as coisas ficam mais sérias, será que a vingança de Chance pode acabar destruindo a ele mesmo?


05- Dia de Treinamento/ Training Day (Antoine Fuqua, 2001)


Sinopse: Um policial novato entra no departamento de narcóticos da polícia de Los Angeles e passa a ter como parceiro um policial veterano corrupto.


04- Seven - Os Sete Crimes Capitais/ Seven (David Fincher, 1995)


Sinopse: Dois policiais, um jovem e impetuoso (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar (Morgan Freeman), são encarregados de uma perigosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.


03-  Fogo Contra fogo/ Heat (Michael Mann, 1995)


Sinopse: Em Los Angeles é cometido um assalto no qual são roubados US$ 1,6 milhão de títulos ao portador e três policiais são mortos no assalto. Assim, um detetive da Divisão de Roubo e Homicídio (Al Pacino) assume o caso. Apesar de contar com poucas pistas, de estar lidando com ladrões profissionais além de ter problemas em sua vida pessoal, ele tenta impedir que esta quadrilha continue operando.


02- Chinatown (Roman Polanski, 1974)


Sinopse: Um detetive especializado em casos matrimoniais é contratado por uma misteriosa mulher da alta sociedade para investigar o marido dela. O homem é assassinado e ele se vê envolvido com gângsters.


01- Los Angeles - Cidade Proibida/ L.A. Confidential (Curtis Hanson, 1997)


Sinopse: No início dos anos 50 em Los Angeles, três detetives que usam métodos distintos de trabalho se defrontam com uma trama de conspiração e corrupção policial, que atinge até os mais altos escalões, que estão ligados a um esquema de prostitutas de luxo, no qual cada uma delas personifica uma estrela de cinema.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário