100 Filmes Sobre a Segunda Guerra Mundial!

Olá pessoal tudo bem com vocês, sejam bem vindos a um novo vídeo do canal cinema e fúria e desde já peço que se inscrevam no canal. Novo vídeo de hoje irei listar diversos filmes sobre a Seugunda Guerra Mundial.

Eu sou um aficionado por história e por filmes históricos e épicos, e mais ainda pelo o período histórico que remete a segunda grande guerra mundial e por todos movimentos culturais e artísticos que a conta, principalmente a sétima arte.

A segunda guerra mundial foi um período crucial para moldar o mundo como o conhecemos hoje. A partir desta guerra várias semânticas e perspectivas culturais, tecnológicas, políticas e sociais foram reformuladas para se adaptar ao contexto moderno pós-guerra mundial, tentando evitar assim novos conflitos de tamanha proporção e devastação.

A segunda guerra mundial foi marcada por vários acontecimentos além da guerra propriamente dita no qual os limites dos seres humanos que vivenciou suas atrocidades foram levados às últimas consequências, obrigando a escancarar a verdadeira natureza humana e o seu pior ou o melhor lado, forçando-os a se adaptarem dentro da ambiguidade que leva a sobrevivência.

Irei realizar esta lista de acordo com os filmes feitos pelos os países que participaram diretamente do conflito e depois, ao final da lista, irei listar os filmes somente sobre o Holocausto. Então, sem mais delongas, vamos a esta lista.


Inglaterra

1- a ponte do rio kwaitt

2- 48 horas

3- Furyo em Nome da Honra

4- a cruz de ferro

5- rosa de esperança

6- gestapo

7- a batalha da grã bretanha

8- operação antropoid

9- labaretas do inferno

10- sob o sol da Àfrica

11- escapando do inferno

12- mar cruel

13- turbilhão de sangue

14- afundem o bismarck


01- Vá e Veja (Idi i Smotri)/ Dirigido por: Elem Klimov/ Gênero: Drama/ País: Rússia/ Ano: 1985


Sinopse: Impressionante e rigoroso filme russo. Um dos mais importantes dos últimos tempos. Vá e Veja é uma experiência de dor e perda. Considerado selvagem e lírico, o filme narra a trajetória de Florya, um jovem separado de seus comandantes durante a Segunda Guerra Mundial.


02- O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)/ Dirigido por: Steven Spielberg/ Gênero: Ação, Drama/ País: EUA/ Ano: 1998


Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o alto comando do exército descobre que quatro irmãos Ryan estavam nas forças armadas e que três deles foram mortos.

O Capitão John Miller (Tom Hanks) é designado para salvar o último soldado da família Ryan que ainda está vivo e retirá-lo do conflito.

Porém, é preciso descobrir onde ele está, percorrendo diversas regiões do território em guerra.

Durante a missão, Miller e seus soldados enfrentam inimigos e seus próprios medos.


03- Guerra e Humanidade I - Não Há Amor Maior (Ningen no Jôken I)/ Dirigido por: Masaki Kobayashi/ Gênero: Drama/ País: Japão/ Ano: 1959


Sinopse: Kaji, um administrador civil pacifista, foi nomeado supervisor de um campo de prisioneiros na Manchúria durante a 2ª Grande Guerra. Seus problemas começam quando o tratamento humanitário com os trabalhadores das minas e os prisioneiros de guerra que Kaji supervisiona irrita seus superiores.


04- Guerra e Humanidade II - Estrada Para a Eternidade (Ningen no Jôken II)/ Dirigido por: Masaki Kobayashi/ Gênero: Drama/ País: Japão/ Ano: 1959


Sinopse: A trilogia humanista de Kobayashi continua tendo, neste segundo filme, o idealista Kaji sendo mandado à longínqüa Manchúria e com as mais selvagens atrocidades ocorrendo durante a Segunda Guerra Mundial. Ao descobrir que os soldados são cruelmente maltratados pelo seu sargento e oficiais, Kaji resolve fazer um protesto.


05- Guerra e Humanidade III - Uma Prece de Soldado (Ningen no Jôken III)/ Dirigido por: Masaki Kobayashi/ Gênero: Drama/ País: Japão/ Ano: 1961


Sinopse: Nesta parte final da trilogia, Kaji é o único sobrevivente de sua unidade e acaba se rendendo ao exército Soviético. Ele é preso na Sibéria, onde espera melhor tratamento do que recebeu de seu próprio exército, mas, ao contrário, é acusado de assassinato e ameaçado de execução. Kaji tenta, desesperadamente, recuperar sua liberdade.


06- A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang)/ Dirigido por: Oliver Hirschbiegel/ Gênero: Drama/ País: Alemanha/ Ano: 2005


Sinopse: Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.


07- O Mundo em Guerra (The World at War)/ Dirigido por: Charles Martin Smith, David Elstein, Hugh Raggett, John Pett, Michael Darlow, Ted Childs/ Gênero: Documentário, Mini-Série (26 Episódios)/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte/ Ano: 1973


Sinopse: Foi uma série de televisão com 26 episódios que abordava a Segunda Guerra Mundial. Teve produção de Jeremy Isaacs com a Thames Television. Planejada em 1969, levou quatro anos para ser produzida, tempo necessário para conseguir entrevistas com grandes nomes da guerra como Albert Speer, Karl Dönitz, Jimmy Stewart, Curtis LeMay, Mitsuo Fuchida, Minoru Genda, Brian Horrocks, John J. McCloy, Charles Sweeney, Paul Tibbets, Anthony Eden e Traudl Junge. Teve sua estreia na ITV em 1973, com o custo total de £900,000. A série foi narrada por Laurence Olivier.[1] O livro The World at War, do autor Mark Arnold-Forster, foi escrito em conjunto com a produção.

No Brasil, a série foi exibida pela TV Globo com apresentação e narração de Walmor Chagas.


08- Band of Brothers/ Dirigido por: David Frankel, David Leland, David Nutter, Mikael Salomon, Phil Alden Robinson, Richard Loncraine, Tom Hanks, Tony To/ Gênero: Drama, Ação, Mini-Série (10 Episódios)/ País: EUA/ Ano: 2001


Sinopse: Baseado no livro de mesmo título, da autoria de Stephen E. Ambrose, a série narra a história da Companhia E (Easy Company) do 506º Regimento de Infantaria Pára-quedista do Exército Americano, 101ª Divisão Aerotransportada - na sua campanha na Segunda Guerra Mundial. Tal companhia participou da invasão dos exércitos americano e inglês na Normandia, no dia 6 de Junho de 1944, o famoso Dia D, além da famosa Operação Market Garden e da Batalha do Bulge.

Sob a ótica dos combatentes, narra a campanha do regimento de para-quedistas americanos, desde sua preparação ainda em Toccoa, Estado da Geórgia nos Estados Unidos, até a captura do Ninho da Águia, fortaleza de Hitler nos Alpes em Berchtesgaden.

Os eventos retratados na série são baseados em pesquisas de Ambrose e entrevistas gravadas com os veteranos da Easy Company. Algumas licenças literárias foram tomadas nos episódios, e outras diferenças a partir do livro são exibidas nos episódios[1]. Todas as personagens retratadas na Série são baseadas em membros reais da Easy Company;


09- Gen Pés Descalços/ Dirigido por: Mori Masaki/ Gênero: Animação, Drama/ País: Japão/ Ano: 1983


Sinopse: Gen e sua família vivem em Hiroshima, perto do final da Segunda Grande Guerra. Enquanto o pai de Gen sofre com a ira e o desprezo dos militares e vizinhos por achar que é impossível uma vitória japonesa, sua família sofre com a escasses de alimentos. Mas nada disso terá qualquer importância diante da nova e terrível arma que o exército americano pretende lançar sobre o país.


10- Túmulo dos Vagalumes/ Dirigido por: Isao Takahata/ Gênero: Animação, Drama/ País: Japão/ Ano: 1988


Sinopse: Uma trágica história sobre dois irmãos - Setsuko e Seita - que vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina, mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil encontrar.


11- Inferno Nº 17 (Stalag 17)/ Dirigido por: Billy Wilder/ Gênero: Drama/ País: EUA/ Ano: 1953


Sinopse: Durante a Segunda Guerra, prisioneiro de um campo de concentração faz qualquer coisa para ganhar uns trocados. Os outros prisioneiros acham que ele é espião e o hostilizam. Um episódio vai mostrar que ele não é o que pensam.

Baseado na peça de Donald Bevan e Edmund Trzcinski, o filme deu o Oscar de melhor ator a William Holden.


12- A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai)/ Dirigido por: David Lean/ Gênero: Drama/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte/ Ano: 1957


Sinopse: Na 2ª Guerra Mundial vários soldados ingleses se tornam prisioneiros em um campo de concentração japonês. Este grupo é escolhido pelo chefe do campo para construir uma ponte sobre o rio Kwai. O coronel Nicholson (Alec Guinness), um oficial inglês, planeja a construção para demonstrar a superioridade britânica, mas Shears (William Holden), um americano que é prisioneiro do mesmo campo, planeja a destruição da ponte.


13- A Pequena Loja da Rua Principal (Obchod na korze)/ Dirigido por: Elmar Klos  Ján Kadár/ Gênero: Drama/ País: Tchecoslováquia/ Ano: 1965


Sinopse: Um inepto camponês Tcheco divide-se entre a ganância e a culpa quando um chefe da base nazista de sua cidade o nomeia "Supervisor Ariano" de uma loja de botões de uma idosa viúva judia. Humor e tragédia fundem-se na sarcástica exploração da cordialidade de um homem comprometido com o horror do regime totalitário. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


14- Brinquedo Proibido (Jeux Interdits)/ Dirigido por: René Clément/ Gênero: Drama/ País: França/ Ano: 1952


Sinopse: Em 1940, Paulette, uma menina de cinco anos, perde os pais durante um ataque aéreo alemão a Paris e é acolhida pela família de Michael, um menino de 11 anos. Aos poucos, nasce uma grande amizade entre as duas crianças.


15- Kanal/ Dirigido por: Andrzej Wajda/ Gênero: Drama/ País: Polônia/ Ano: 1957


Sinopse: Em 1944, no final da Segunda Guerra, um grupo de resistência formado por soldados polacos tenta expulsar os alemães de Varsóvia.


16- Geração (Pokolenie)/ Dirigido por: Andrzej Wajda/ Gênero: Drama/ País: Polônia/ Ano: 1955


Sinopse: Esta é a estréia de Andrzej Wadja no cinema e o primeiro filme da Trilogia da Guerra, completada com Kanal e Cinzas e Diamantes. Realizado logo após a saida do diretor da Escola de Cinema de Lodz, o filme reúne os maiores nomes do cinema polonês de então: entre outros o diretor de fotografia Jerzy Lipman, o ator Zbigniew Cybulski e o então jovem ator e diretor Roman Polanski. É 1942, e a cidade de Varsóvia sofre a ocupação alemã. Os jovens poloneses começam a participar do movimento de resistência. O herói desta saga entra na luta a pedido da jovem por quem se apaixonara. Junto a esta história de amor Wadja mostra a coragem e o sacrifício dos conterrâneos num dos mais difíceis períodos da história de seu País.


17- Cinzas e Diamantes (Popiól i Diament)/ Dirigido por: Andrzej Wajda/ Gênero: Drama/ País: Polônia/ Ano: 1958


Sinopse: Última parte da trilogia não planejada de Andrzej Wajda, que segue Geração e Kanal, sobre acontecimentos passados durante a Segunda Guerra Mundial na Polônia, Cinzas e Diamantes é considerado uma das maiores obras-primas do cinema mundial.

Em 1945, no último dia da guerra, um jovem mercenário é contratado por uma organização de direita para matar um líder comunista em uma aldeia. Interpretado por Zbigniew Cybulski, considerado o James Dean do cinema polonês, o guerrilheiro cai de amores por uma garçonete e começa e pensar em desistir de sua vida de combatente.


18- O Mais Longo dos Dias (The Longest Day)/ Dirigido por: Andrew Marton, Bernhard Wicki, Ken Annakin/ Gênero: Ação, Drama/ País: EUA/ Ano: 1962


Sinopse: Em 6 de junho de 1944, a Invasão Aliada marcou o início do fim da dominação nazista na Europa. O ataque envolveu 3.000.000 homens, 11.000 aeronaves e 4.000 navios, que compunham a maior armada que o mundo já viu.

O Mais Longo dos Dias é uma reconstituição vivida, momento a momento, deste evento histórico.

Apresentando um elenco de astros internacionais, e narrado do ponto de vista de ambos os lados, é um olhar fascinante que presencia os enormes preparativos, os erros e acontecimentos inesperados que determinaram o resultado de uma das maiores batalhas da História.

Vencedor de dois Oscar (Efeitos Especiais e Fotografia), O Mais Longo dos Dias está entre os verdadeiros grandes filmes de guerra de Hollywood


19- Agonia e Glória (The Big Red One)/ Dirigido por: Samuel Fuller/ Gênero: Ação, Drama/ País: EUA/ Ano: 1980


Sinopse: Lee Marvin é um sargento que conduz seu pelotão lutando desde o Norte da África até a Normandia, cruzando toda a Europa. Ao mesmo tempo que participam de importantes eventos do conflito, o pelotão se envolve em diversos incidentes cotidianos dos civis, involuntariamente envolvidos no horror da guerra. Esse grupo soldados lutará contra seus problemas e convicções pessoais para nada mais do que sobreviver.

O diretor Samuel Fuller realmente serviu na Segunda Guerra e fez parte do comando ''The Big Red One'' - assim, muitos momentos da história são baseados em sua própria experiência no front.


20- O Cuko na Floresta Escura (Kukacka v temném lese)/ Dirigido por: Antonín Moskalyk/ Gênero: Drama/ País: Polônia/ Ano: 1986


Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães ocupam a Checoslováquia.

A adolescente Emilka (Miroslava SOUCKOVÁ) cujo pai foi assassinado pelos nazistas, é selecionada para um tratamento especial de “arianização” em virtude de ser loira.


21- A Lista de Schindler (Schindler's List)/ Dirigido por: Steven Spielberg/ Gênero: Drama/ País: EUA/ Ano: 1993


Sinopse: A história real ronda em torno do alemão Oskar Schindler, que viu na mão-de-obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, quando este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, em plena luta contra o extermínio alemão.


22- O Filho de Saul (Saul fia)/ Dirigido por: László Nemes/ Gênero: Drama/ País: Hungria/ Ano: 2015


Sinopse: Outubro de 1944, Auschwitz-Birkenau. Saul Ausländer é um húngaro membro do Sonderkommando, o grupo de prisioneiros judeus isolados do acampamento e forçados a ajudar os nazistas na máquina de extermínio em grande escala. Enquanto trabalhava em um dos crematórios, Saul descobre o cadáver de um menino que toma por seu filho. Enquanto o Sonderkommando planeja uma rebelião, Saul decide realizar uma tarefa impossível: salvar o corpo da criança das chamas, encontrar um rabino para recitar o Kadish do enlutado e oferecer ao menino um enterro apropriado.


23- Shoah/ Dirigido por: Claude Lanzmann/ Gênero: Documentário/ País: França/ Ano: 1985


Sinopse: Filme sobre o holocausto em que o diretor entrevista sobreviventes, ex-nazistas e testemunhas, sem fazer uso das imagens arquivos de guerra. Centrado nessas pessoas, deixa claro que o anti-semitismo que fez matar mais de seis milhões de judeus ainda existiria.


24- Roma, Cidade Aberta (Roma, città aperta)/ Dirigido por: Roberto Rossellini/ Gênero: Drama/ País: Itália/ Ano: 1945


Sinopse: Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelos nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.


25- Alemanha, Ano Zero (Germania, Anno Zero)/ Dirigido por: Roberto Rossellini/ Gênero: Drama/ País: Itália/ Ano: 1948


Sinopse: Em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na ideia.


26- Paisà/ Dirigido por: Roberto Rossellini/ Gênero: Drama/ País: Itália/ Ano: 1946


Sinopse: No segmento inicial um soldado americano, Joe (Robert Van Loon), tem a tarefa de proteger uma jovem siciliana, Carmela (Carmela Sazio), em um castelo velho abandonado. Ela nada diz ou demonstra alguma emoção, enquanto Joe tenta suplantar a barreira do idioma. O 2º segmento se passa em Nápoles, nele um soldado americano negro tem seus sapatos roubados por um moleque de rua. Ele procura pelo garoto e descobre que o menino vive com vários napolitanos sem-teto. O 3º segmento se passa em Roma, nele um outro soldado americano, Fred (Gar Moore), chega na cidade com seu tanque e lhe é oferecida água por uma amável jovem, Francesca (Maria Michi), e ele rapidamente se sente atraído por ela. Meses mais tarde ele está bêbado e a encontra novamente, quando ela caminha pelas ruas procurando "clientes". Ele então se lembra de Francesca, mas não percebe que a prostituta e Francesca são a mesma pessoa. O 4º episódio acontece em Florença, quando uma enfermeira americana, Harriet (Harriet Medin), e um guerrilheiro italiano tentam atravessar as linhas alemãs. No 5º segmento há 3 capelães americanos: um católico, um protestante e um judeu, que pedem para monges franciscanos autorização para passar a noite no monastério deles. Os monges estão desacostumados com religiosos protestantes e judeus, mas descobrem que estão todos unidos sob o mesmo Deus. No 6º capítulo há um forte tiroteio entre forças britânicas e alemãs, em que há grandes perdas para ambos os lados.


27- O Pianista (The Pianist)/ Dirigido por: Roman Polanski/ Gênero: Drama/ País: Alemanha, França, Polônia, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte/ Ano: 2002


Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.


28- Quando Voam as Cegonhas (Letyat Zhuravli)/ Dirigido por: Mikhail Kalatozov/ Gênero: Drama/ País: Rússia/ Ano: 1957


Sinopse: Veronika e Boris estão apaixonados. Eles caminham pelas ruas de Moscou até o amanhecer. Mas a Segunda Guerra Mundial está começando e Boris, que trabalha numa fábrica, alista-se voluntariamente às forças armadas. Para a tristeza de sua família e de Veronika, ele parte para a frente de batalha.


29- Fomos os Sacrificados (They Were Expendable)/ Dirigido por: John Ford/ Gênero: Drama/ País: EUA/ Ano: 1945


Sinopse: A derrota dos japoneses em ilhas filipinas, na Segunda Guerra Mundial, para os americanos. Em um tempo onde muitos incentivavam a guerra pelo meio cinematográfico, John Ford, nesse clássico, toma um ar anti-bélico e prega a paz.


30- A Balada do Soldado (Ballada o Soldate)/ Dirigido por: Grigori Chukhrai/ Gênero: Drama, Romance/ País: Rússia/ Ano: 1959


Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o soldado Alyosha troca uma medalha por uns dias de folga para visitar sua mãe. Na volta para casa, ele conhece Shura e se apaixona.


31- Casablanca/ Dirigido por: Michael Curtiz/ Gênero: Drama, Romance/ País: EUA/ Ano: 1942


Sinopse: Casablanca é a rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. É lá que Rick (Humphrey Bogart) vai reencontrar Ilsa (Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris.


32- Noite e Neblina (Nuit et Brouillard)/ Dirigido por: Alain Resnais/ Gênero: Documentário/ País: França/ Ano: 1955


Sinopse: Filmado na cidade de Auschwitz, após a Segunda Guerra Mundial, ressalta através das imagens todo o horror espalhado pelos campos de concentração nazistas.


33- A Ascensão (Voskhozhdeniye)/ Dirigido por: Larisa Shepitko/ Gênero: Drama/ País: Rússia/ Ano: 1977


Sinopse: Durante a SGM, um grupo de guerrilheiros russos lutam para sobreviver no meio do frio e dos nazistas. Dois soldados são enviados para procurar comida em uma vila próxima, mas são surpreendidos por uma patrulha alemã.


34- Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds) Dirigido por: Quentin Tarantino/ Gênero: Ação, Comédia/ País: EUA/ Ano: 2009


Sinopse: Durante a Segunda Guerra, na França ocupada pelo exército alemão, a jovem Shosanna Dreyfus (Mélaine Laurent) testemunha a execução da família pelo coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz). Porém, ela consegue escapar e passa a viver sob a identidade de uma proprietária de cinema em Paris, enquanto aguarda o momento certo para se vingar. Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus para lutar contra os nazistas. Conhecido pelo inimigo como Os Bastardos, o grupo de Aldo recebe uma nova integrante, a atriz alemã e espiã disfarçada Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger), que tem a perigosa missão de chegar até os líderes do Terceiro Reich.


35- Fugindo do Inferno (The Great Escape)/ Dirigido por: John Sturges/ Gênero: Ação, Drama/ País: EUA/ Ano: 1963


Sinopse: Soldados aliados tentam fugir de campo de concentração com perícia e ousadia. A cada tentativa frustrada, os soldados nazistas endurecem e cada vez mais é preciso resistir para não esquecer que 'é dever de todo oficial tentar fugir'.


36- Os Demônios na Minha Porta (Guizi lai le)/ Dirigido por: Wen Jiang/ Gênero: Drama/ País: China/ Ano: 2000


Sinopse: Durante a ocupação japonesa da China, dois prisioneiros são despejados na casa de um camponês em uma pequena cidade. O proprietário é intimidado a manter os prisioneiros até o próximo Ano Novo, momento em que serão recolhidos. Os líderes da aldeia se reúnem para interrogar os prisioneiros.

As pessoas da cidade, em seguida, lutam para acomodar os presos. Um deles é um nacionalista japones militarista, o outro um tradutor nervoso. Será que as pessoas da cidade conseguem manter os prisioneiros até o Ano Novo?


37- O Exército das Sombras (L'Armée des Ombres)/ Dirigido por: Jean-Pierre Melville/ Gênero: Thriller, Drama/ País: França/ Ano: 1969


Sinopse: Philippe Gerbier, membro da resistência gaulesa durante a ocupação nazista, é levado em outubro de 1942 para um campo francês e transferido para o quartel-general da Gestapo, em Paris. Ao fugir para Marselha, procura por seu traidor.


38- Ser ou Não Ser (To Be or Not To Be)/ Dirigido por: Ernst Lubitsch/ Gênero: Comédia/ País: EUA/ Ano: 1942


Sinopse: Na Polônia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de atores canastrões cai nas graças dos Nazistas. Eles ficam sabendo que terão de impedir um espião de entregar aos Nazistas uma mensagem danosa para a resistência.


39- The Cremator (Spalovac Mrtvol)/ Dirigido por: Juraj Herz/ Gênero: Thriller, Suspense/ País: República Checa/ Ano: 1969


Sinopse: Em uma Tchekoslovakia prestes a ser invadida pelas forças alemãs durante a guerra, cremador nacionalista se contamina pela ideologia nazista e passa gradualmente a demonstrar comportamento estranho e obsessivo para com seus compatriotas e sua família. A situação se complica quando ele descobre que sua esposa pode ter sangue judeu.


40- Os Melhores Anos de Nossa Vida (The Best Years of Our Lives)/ Dirigido por: William Wyler/ Gênero: Drama/ País: EUA/ Ano: 1946


Sinopse: Após à Segunda Guerra, três veteranos voltam do front e enfrentam dificuldades de readaptação. Vencedor dos Oscars de melhor filme, diretor, ator (March), ator coadjuvante (Harold Russell), roteiro, montagem, trilha sonora e um Oscar especial pela mensagem do filme.


41- Fogo Na Planície (Nobi)/ Dirigido por: Kon Ichikawa/ Gênero: Drama/ País: Japão/ Ano: 1959


Sinopse: Filipinas, 1945. O Exército Imperial Japones foi reduzido a um bando de maltrapilhos escondidos nas florestas. Entre eles está o soldado Tamura. A situação vai de ruim a péssima e face as condições extremas que os homens enfrentam, alguns enlouquecem e outros sobrevivem através do assassínio e canibalismo. Em meio a isso tudo, o soldado Tamura tenta sobreviver sem abandonar os seus princípios.


42- Mephisto/ Dirigido por: István Szabó/ Gênero: Drama/ País: Alemanha/ Ano: 1981


Sinopse: Hendrik Höfgen é um ambicioso ator que não se interessa por política. Quando os nazistas começam a tomar o poder, ele aproveita para interpretar peças de propaganda nazista e acaba fazendo sucesso.


43- Tora! Tora! Tora!/ Dirigido por: Kinji Fukasaku, Richard Fleischer/ Gênero: Ação, Drama/ País: EUA/ Ano: 1970


Sinopse: Tora! Tora! Tora! é um filme de 1970 realizado por Richard Fleischer, Kinji Fukasaku e Toshio Masuda que retrata, tanto do ponto de vista japonês como estadunidense, a preparação e os eventos e os erros que possibilitaram o ataque a Pearl Harbor em 1941, fato que forçou a entrada dos Estados Unidos da América na Segunda Guerra Mundial. O título do filme é o código utilizado em caso de sucesso do ataque japonês, que traduzido para o português significa: "Tigre! Tigre! Tigre!". O filme, com um tom quase documental, obteve boas críticas com relação à sua fotografia, principalmente em suas cenas de ação, sendo que algumas passagens foram reutilizadas em outros filmes ambientados na Guerra do Pacífico.


44- Os Falsários (Die Fälscher)/ Dirigido por: Stefan Ruzowitzky/ Gênero: Drama/ País: Áustria/ Ano: 2007


Sinopse: História real da maior operação de falsificação de todos os tempos, promovida pelos nazistas em 1936. Em Berlim, o judeu Salomon "Sally" Sorowitsch (Karl Markovics) é conhecido como o rei da falsificação. Mas sua fase de sorte naufraga quando é preso por Friedrich Herzog (Devid Striesow), superintendente da SS. Levado para o campo de concentração Mauthausen, Salomon mostra sua habilidades e é transferido para Sachsenhausen. Lá encontra Herzog, que o coloca numa missão secreta. Salomon e um grupo de profissionais são forçados a produzir centenas de milhares de notas de dinheiro falso. Chamada de Operação Bernhard, o dinheiro seria para financiar a guerra e supostamente melhorar a economia alemã.


45- O Imperador e o General (Nihon no ichiban nagai hi)/ Dirigido por: Kihachi Okamoto/ Gênero: Drama/ País: Japão/ Ano: 1968


Sinopse: Depois dos americanos detonarem as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, o exército japonês e o governo enfrentam uma demanda dos aliados por uma rendição incondicional. O Ministro de Defesa Anami defende continuar a guerra, até a morte do último japonês se for preciso. O Imperador Hirohito reune-se com seus ministros, para solicitar a impensável rendição pacífica do Japão. Quando o exército planeja um golpe para derrubar o governo civil do Imperador, Anani deve decidir entre seus desejos e a sua lealdade ao Imperador.


46- O Massacre de Nanquim (Nanjing! Nanjing!)/ Dirigido por: Lu Chuan/ Gênero: Drama/ País: China, Hong Kong/ Ano: 2009


Sinopse: O Massacre de Nanquim (Nanjing, em chinês), comumente conhecido como o Estupro de Nanquim, foi um crime de guerra genocida cometido pelo exército imperial japonês em Nanquim, então a capital da República da China, após a cidade ter sucumbido ao ataque japonês no dia 13 de dezembro de 1937. Não há um consenso sobre a duração do massacre, embora a violência tenha perdurado por seis semanas, até o início de fevereiro de 1938.

Durante a ocupação de Nanquim o exército japonês cometeu numerosas atrocidades, como estupros, saques, incêndios criminosos e a execução tanto de prisioneiros de guerra como de civis. Embora as execuções tenham começado sob o pretexto de se eliminar soldados chineses disfarçados de civis, afirma-se que um grande número de inocentes foi identificado intencionalmente como combatentes inimigos e executados depois que o massacre ganhou força. Inúmeras mulheres e crianças também foram mortas, à medida que os estupros e assassinatos se espalharam.


47- Trens Estreitamente Vigiados (Ostre Sledované Vlaky)/ Dirigido por: Jirí Menzel/ Gênero: Drama/ País: Tchecoslováquia/ Ano: 1966


Sinopse: Na Tchecoslováquia da Segunda Guerra Mundial, durante a ocupação alemã, jovem tenta seguir os passos do pai e vai trabalhar na estação ferroviária, onde ele aprende um ofício, alguns segredos da vida e descobre o amor.


48- O Trem (The Train)/ Dirigido por: John Frankenheimer/ Gênero: Ação, Thriller/ País: EUA/ Ano: 1964


Sinopse: Paris, agosto de 1944. Com o exército aliado cada vez mais próximo, o comandante alemão fanático admirador de arte, Coronel Van Waldheim (Paul Scofield), rouba uma vasta coleção de pinturas raras francesas e as embarca em um trem com destino a Berlim. Mas, quando um estimado patriota francês é assassinado durante a tentativa de sabotagem do plano de Von Waldheim, Labiche (Burt Lancaster), um corajoso membro da Resistência, jura deter o trem a qualquer custo. Fazendo uso de seu vasto arsenal de habilidades, Labiche causa uma verdadeira onda de devastação e destruição: trilhos soltos, passagens destruídas e colisões, em uma busca apaixonada por justiça, reconhecimento e vingança.

Inspirado por um fato real e abrilhantado por incríveis proezas e efeitos visuais, O Trem é "um filme de suspense, emoção e trabalho de qualidade superior" (The Motion Picture Guide).


49- Hotel Terminus (Hotel Terminus: Klaus Barbie Et Son Temps)/ Dirigido por: Marcel Ophüls/ Gênero: Documentário/ País: França/ Ano: 1988


Sinopse: Hôtel Terminus é um documentário realizado em 1988 dirigido por Marcel Ophüls. Com 267 minutos de duração, apresenta a vida completa do crimonoso de guerra nazista Klaus Barbie, agente da Gestapo em Lyon.

Venceu o Oscar de melhor documentário.


50- A Guerra de Inverno (Talvisota)/ Dirigido por: Pekka Parikka/ Gênero: Ação, Drama/ País: Finlândia/ Ano: 1989


Sinopse: A Rússia atacou a Finlândia no final de novembro de 1939. O filme conta a história de um pelotão finlandês de reservistas do município de Kauhava, província de Pohjanmaa/Osttrobottnia, que deixou suas casas e foi para a guerra. Foca nos irmãos agricultores Martti e Paavo Hakala.


51- O Cristo Proibido (Il Cristo Proibito)/ Dirigido por: Curzio Malaparte/ Gênero: Drama/ País: Itália/ Ano: 1951


Sinopse: Após a II Guerra Mundial, o ex-prisioneiro de guerra Bruno Baldi retorna à sua aldeia na Toscana com a intenção de vingar seu irmão, Giulio, traído por um morador e morto por um pelotão de fuzilamento alemão. No entanto, nem seus pais nem seus amigos revelam o nome do culpado, já cansados de tantas mortes.


52- 48 Horas! (Went the Day Well?)/ Dirigido por: Alberto Cavalcanti/ Gênero: Ação, Drama/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte/ Ano: 1942


Sinopse: Durante a segunda guerra mundial, cidadezinha inglesa do interior e atacada por paraquedistas alemães, disfarçados de oficiais britânicos. a produção inglesa mantinha o clima de suspense ao mostrar os habitantes da pequena cidade, contra os inimigos alemães. o diretor e o brasileiro Alberto c=Cavalcanti, radicado na Europa.


52- Também Somos Seres Humanos (Story of G.I. Joe)/ Dirigido por: William A. Wellman/ Gênero: Ação, Drama/ País: EUA/ País: 1945


Sinopse: Drama adaptado do livro escrito pelo jornalista Ernie Pyle, correspondente de guerra que juntou-se à Companhia C, a 18º Infantaria do exército americano que cruzou todo o norte da África durante a segunda guerra mundial, e mais tarde seguiu para a Itália, onde participou dos combates em San Vittorio e Cassino.


53- Proibido! (Verboten!)/ Dirigido por: Samuel Fuller/ Gênero: Ação: Ação, Drama/ País: EUA/ Ano: 1959


Sinopse: O diretor Samuel Fuller habilmente intercala imagens dos campos de extermínio alemães com cenas deste drama instigante, sobre um caso de amor proibido no pós-guerra. David é um soldado que está na Alemanha com o Governo Militar Americano. Ele se apaixona por Helga, uma jovem alemã, e ela retribui seus sentimentos. Mas seu romance não é tolerado por nenhuma das culturas.


54- Amargo Triunfo (Bitter Victory)/ Dirigido por: Nicholas Ray/ Gênero: Ação, Drama/ País: EUA/ Ano: 1957


Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, dois oficiais britânicos travam um conflito de valores em pleno deserto, enquanto levam a cabo uma importante missão. O que alimenta este conflito é o fato de que a esposa de um foi a amante do outro, no passado.


55- Mercenários Sem Glória (Play Dirty)/ Dirigido por: André De Toth/ Gênero: Ação/ País: EUA/ Ano: 1969


Sinopse: Se quiser sobreviver... esqueça as medalhas e jogue fora o livro de regulamentos, na guerra vale tudo! Outro grande filme passado na Segunda Guerra Mundial. Michael Caine é o Capitão Douglas, um executivo britânico do petróleo, a quem é atribuído uma missão perigosa 400 milhas atrás das linhas alemãs, na África do Norte. Disfarçados como italianos, os soldados vão enfrentar todos os perigos na África de Rommel. Um filme extremamente explosivo e espetacular. No elenco, ainda Harry Andrews, Nigel Davenport, Nigel Green, Daniel Pilon, Patrick Jordan, entre outros. Excelente diversão para os fãs do gênero e até para quem não é fã. sobreviver... esquece as medalhas e jogue fora o livro de regulamentos, na guerra vale tudo! Outro grande filme passado na Segunda Guerra Mundial. Michael Caine é o Capitão Douglas, um executivo britânico do petróleo, a quem é atribuído uma missão perigosa 400 milhas atrás das linhas alemãs, na África do Norte. Disfarçados como italianos, os soldados vão enfrentar todos os perigos na África de Rommel. Um filme extremamente explosivo e espetacular. No elenco, ainda Harry Andrews, Nigel Davenport, Nigel Green, Daniel Pilon, Patrick Jordan, entre outros.


56- Tempos de Guerra (Nanjing 1937)/ Dirigido por: Ziniu Wu/ Gênero: Drama/ País: China/ Ano: 1996


Sinopse: No ano de 1937, o exército imperial japonês invade a cidade de Nankin, na China, dando início a um dos episódios mais violentos da história do século XX. É nesse cenário, e contra todos os prognósticos, que Chengxian tenta salvar as vidas de sua esposa grávida e de seus dois filhos.


57- A Nave da Revolta (Caine Mutiny, The)/ Dirigido por: Edward Dmytryk/ Gênero: Ação, Drama/ País: EUA/ Ano: 1954


Sinopse: Durante a 2ª Guerra Mundial Willie Keith (Robert Francis), um jovem oficial, se incorpora à tripulação do Caine, um navio de menor porte que funciona como caça-minas. O imediato Steve Maryk (Van Johnson) e o tenente Tom Keefer (Fred MacMurray) também fazem parte do staff. Logo depois da chegada de Willie, o capitão DeVriess (Tom Tully) é substituído pelo capitão Philip Francis Queeg (Humphrey Bogart), que logo impõe sua autoridade e sua neurose acerca de limpeza, pois é de seu intento comandar um navio imaculado, onde até uma camisa fora de calça é motivo de séria advertência. Esta neurose faz com que ele se distraia e navegue em círculos, além de cortar seu próprio cabo de reboque. Incidentes adicionais indicam que Queeg está sofrendo de stress. Maryk acha estranho o comportamento do capitão e Keefer insidiosamente planta a semente, dizendo que Queeg está próximo de um colapso nervoso. Durante uma tempestade bem forte, Queeg se mostra inseguro e Maryk invoca um regulamento da Marinha para assumir o controle do navio, que é salvo. Porém Maryk é mandado para a Corte Marcial, onde será defendido por Barney Greenwald (José Ferrer), enquanto Challee (E.G. Marshall) atua na promotoria. As evidências ficam contra Maryk, pois os oficiais, principalmente Keefer, não assumiram responsabilidade, apesar de terem encorajado Maryk.


58- O Cuco (Kukushka)/ Dirigido por: Aleksandr Rogozhkin/ Gênero: Drama/ País: Rússia/ Gênero: Drama/ Ano: 2002


Sinopse: O cuco (Kukushka) é um filme drama de 2002, dirigido por Aleksandr Rogozhkin. O título do filme é Kukushka (Кукушка escrito em russo). Realiza-se durante a II Guerra Mundial a partir da perspectiva de dois soldados, um soviético e outro finlandês que ficaram perdidos na fazenda de uma mulher “Sami” (Povos indígenas da Europa). "Kukushka" foi o apelido dado pelos soldados soviéticos, aos soldados finlandeses exclusivamente solitários s, que emboscaram os seus alvos de uma espécie de ninho construído nas árvores. Assim, o título refere-se tanto ao personagem Veikko (o atirador) e Anni (uma mulher solitária que vive na floresta, como os cucos).


59- Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)/ Dirigido por: Clint Eastwood/ Gênero: Ação, Drama/ País: Japão, EUA/ Ano: 2006


Sinopse: Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.


60- A Ponte da Desilusão (Die Brücke)/ Dirigido por: Bernhard Wicki/ Gênero: Drama/ País: Alemanha/ Ano: 1959


Sinopse: Uma bomba cai perto de uma ponte que dá acesso a uma pequena cidade do interior da Alemanha. Rapidamente o assunto toma conta de todas as rodas de conversa do local. Para um grupo de jovens estudantes, esse acontecimento é motivo de pressa para sair da escola. Todos querem ver o local em que o artefato militar caiu. Entre os amigos, Jurgen Borchert (Frank Glaubrecht) está especialmente animado, porque espera uma resposta positiva do comandante local para que ele possa se alistar no Exército como voluntário. Depois de ir atrás do comandente e de conseguir o seu alistamento, ele é seguido pelos outros seis amigos. Todos abandonam a escola, suas famílias e sonhos para se lançarem à guerra. Com pena dos garotos inexperientes, o coronel responsável pelo batalhão no qual eles foram alistados resolve poupá-los e, ao invés de enviá-los para a linha de frente do confronto contra os estadunidenses, resolvei colocá-los para defender a ponte que dá acesso a sua cidade natal. Mas uma série de erros faz com que essa missão não seja das mais seguras ou das mais simples.


61- Raposa do Deserto (The Desert Fox: The Story of Rommel)/ Dirigido por: Henry Hathaway/ Gênero: Ação/ País: EUA/ Ano: 1951


Sinopse: O marechal Rommel, especialista de Hitler em táticas militares na Segunda Guerra Mundial, era conhecido como a Raposa do Deserto. Respeitado por seguidores e adversários e, ao ver que Hitler estava levando a Alemanha para a destruição, uniu-se a conspiradores para depor o Fürher.


62- A Colina dos Homens Perdidos (The Hill)/ Dirigido por: Sidney Lumet/ Gênero: Ação, Drama/ País: EUA/ Ano: 1965


Sinopse: Durante a 2ª Guerra Mundial, no deserto líbio, há um acampamento militar britânico cujo objetivo é disciplinar os militares que tiveram um comportamento reprovável. Os prisioneiros são perseguidos pelo 2º sargento Williams (Ian Hendry), que os faz subir várias vezes, debaixo de um sol escaldante, uma colina construída no meio do campo. O sargento Charlie Harris (Ian Bannen) é o mais humano dos guardas, mas o chefe do campo, o 1º sargento Bert Wilson (Harry Andrews), se recusa a desautorizar Williams. Um dia chegam 5 novos prisioneiros e cada um enfrentará de modo diferente a autoridade e o sadismo de Williams.


63- Adeus, Meninos (Au Revoir Les Enfants)/ Dirigido por: Louis Malle/ Gênero: Drama/ País: Alemanha, França, Itália/ Ano: 1987


Sinopse: França, inverno de 1944. Julien Quentin (Gaspard Manesse) é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio Sr. Jean-de-la-Croix, que enfrenta grandes dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial. Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett (Raphael Fejto), um introvertido colega de classe.


64- De Crápula a Herói (Il Generale della Rovere)/ Dirigido por: Roberto Rossellini/ Gênero: Drama/ País: Itália/ Ano: 1959


Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, Emanuele Bertone é capturado pelos nazistas e condenado à morte, após se fingir de coronel do exército italiano. Para se livrar da pena, ele é obrigado pelos alemães a se passar pelo general Della Rovere, líder da Resistência, para se infiltrar e descobrir os inimigos do Reich.


65- Patton, Rebelde ou Herói? (Patton)/ Dirigido por: Franklin J. Schaffner/ Gênero: Ação, Biografia/ País: EUA/ Ano: 1970


Sinopse: Norte da África, 1943. Patton (George C. Scott) assume o comando e injeta disciplina nos seus subordinados. Preocupado com a batalha contra o Marechal Rommel (Karl Michael Vogler), o famoso comandante alemão, Patton procura entendê-lo lendo o livro do próprio Rommel. Ao ser promovido, Patton é mandado para a Sicília, onde se ocupa em uma guerra pessoal de egos com o Marechal Montgomery (Michael Bates). Após um desempenho brilhante na Itália, ele coloca o futuro de sua carreira em perigo ao esbofetear em um hospital do exército um recruta, que estava tendo uma crise por ter um colapso nervoso. Este incidente o faz perder o comando do seu exército e, por extensão, ser excluído da invasão do "Dia D", além de ser forçado a pedir desculpas públicas pelo ocorrido. No final da campanha, ele lidera o 3º Exército Americano através da Europa. Durante a Segunda Grande Guerra George S. Patton (1885-1945) inspirou respeito e medo entre os alemães e ressentimentos e incompreensão por parte dos Aliados. Era um historiador militar e poeta, que acreditava ter sido guerreiro em vidas passadas. Se considerava um predestinado a fazer algo grandioso nesta vida, mas teimosia e métodos controversos quase impedem que tal destino se realizasse.


66- Bala Humana (Nikudan)/ Dirigido por: Kihachi Okamoto/ Gênero: Comédia, Ação/ País: Japão/ Ano: 1968


Sinopse: Na reta final da Segunda Guerra, o Cadete Sakura passa pela formação de sargentos após duras provações e é designado para um esquadrão suicida. Sua última missão é carregar um torpedo pelo mar para explodi-lo contra um navio, navegando em um barril. Baseado em uma experiência real do diretor Kihachi Okamoto, o filme é uma sátira à insanidade da guerra.


67- O Diário de Anne Frank (The Diary of Anne Frank)/ Dirigido por: George Stevens/ Gênero: Drama, Biografia/ País: EUA/ Ano: 1959 


Sinopse: Holanda, 1942. Anne Frank (Millie Perkins) vive no sótão secreto de um estabelecimento comercial, juntamente com seus pais, Otto (Joseph Schildkraut) e Edith (Gusti Huber), e sua irmã Margot (Diane Baker). Além deles vive no local uma outra família judia, composta por Hans Van Daan (Lou Jacobi), Petronella Van Daan (Shelley Winters), Peter Van Daan (Richard Beymer) e Albert Dussell (Ed Wynn), um idoso dentista. Anne Frank, uma jovem de 13 anos, documenta sua vida enquanto se esconde da Gestapo da Holanda. Este refúgio foi providenciado por Kraler (Douglas Spencer) e Miep (Dodie Heath), bondosos proprietários de lojas. Por dois anos eles ficam escondidos, vivendo sempre na apreensão de saberem que podem ser traídos ou descobertos a qualquer momento e mandados para um campo de concentração. Apesar disto eles sonham com dias melhores, ao mesmo tempo em que Peter e Anne se apaixonam.


68- Soldado de Laranja (Soldaat van Oranje)/ Dirigido por: Paul Verhoeven/ Gênero: Drama, Guerra/ País: Holanda/ Ano: 1977


Sinopse: Holanda, 1940. A Segunda Guerra Mundial atinge seis jovens estudantes holandeses. Até então descrentes, eles terão de decidir se aliam-se aos nazistas, lutam na resistência ou permanecem na clandestinidade. Um deles, Erik Lanshof (Rutger Hauer), prefere a liberdade e confia seu futuro ao imprevisível destino.


69- Amarga Sinfonia de Auschwitz (Playing for Time)/ Dirigido por: Daniel Mann, Joseph Sargent/ Gênero: Drama/ País: EUA/ Ano: 1980


Sinopse: Duas mulheres formam um conjunto de cordas no campo de concentração de Auschwitz e, graças à qualidade de sua música, são poupadas das câmaras de gás durante muito tempo pelos nazistas.


70- Desafio das Águias (Where Eagles Dare)/ Dirigido por: Brian G. Hutton/ Gênero: Ação, Aventura/ País: EUA/ Ano: 1968


Sinopse: Durante a 2º Guerra Muncial uma aeronave inglesa a caminho de uma importante reunião em Creta cai em território alemão, com um general americano sendo levado como prisioneiro para uma quartel-general da SS. No entanto os alemães ignoram que seu importante prisioneiro tem total conhecimento dos planos sobre o Dia D. Os ingleses, temendo que ele seja "persuadido" a falar, mandam um grupo com a difícil missão de resgatá-lo, pois se ele revelar aquilo que sabe os planos para invadir a Europa serão cancelados. Como se tudo não fosse praticamente impossível, ainda existe um traidor para dificultar ainda mais a operação.


71- O Casamento de Maria Braun (Die Ehe der Maria Braun)/ Dirigido por: Rainer Werner Fassbinder/ Gênero: Drama/ País: Alemanha/ Ano: 1979


Sinopse: Em meio a Segunda Guerra Mundial, Maria (Hanna Schygulla) se casa com Hermann Braun (Klaus Löwitsch), um soldado alemão. Ele desaparece em combate, mas Maria se recusa a acreditar em sua morte. Trabalhando num cabaré, ela se envolve com um soldado norte-americano, até que o marido reaparece e o amante é acidentalmente assassinado. Hermann assume a culpa e vai para a cadeia, enquanto Maria vai trabalhar com Karl Oswald (Ivan Desny) e logo se torna uma poderosa mulher de negócios.


72- O Desespero de Veronika Voss (Die Sehnsucht der Veronika Voss)/ Dirigido por: Rainer Werner Fassbinder/ Gênero: Drama/ País: Alemanha/ Ano: 1982


Sinopse: Munique, 1955. O jornalista esportivo Robert Krohn (Hilmar Thate) conhece Veronika Voss (Rosel Zech), uma antiga estrela da UFA - grande estúdio cinematográfico do país - que supostamente teve um caso com Joseph Goebbels. Intrigado com a decadência de Veronika, agora viciada em morfina, ele começa investigar seu passado e chega à inescrupulosa Dra. Katz (Annemarie Düringer).


73- Os Carrascos Também Morrem (Hangmen Also Die!)/ Dirigido por: Fritz Lang/ Gênero: Noir, Thriller/ País: EUA/ Ano: 1945


Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, a Checoslováquia é ocupada por nazistas. Quando o líder da Gestapo é morto, os nazistas fazem uma massiva busca para achar o responsável. Franticek Svoboda (Brian Donlevy), um médico membro da resistência tcheca, é autor do crime e precisa se esconder. Enquanto ele busca asilo na casa de um professor também caçado pelos alemães, a Gestapo faz a população tcheca de refém e ameaça executar pessoas a cada hora caso o assassino não se entregue. Svoboda sofre com a escolha que terá que fazer a seguir: entregar-se ou não.


74- Julgamento em Nuremberg (Judgment at Nuremberg)/ Dirigido por: Stanley Kramer/ Gênero: Drama/ País: EUA/ Ano: 1961


Sinopse: Tinham se passado três anos desde que os mais importantes líderes nazistas tinham sido julgados em Nuremberg. Dan Haywwod (Spencer Tracy), um juiz aposentado americano, tem uma árdua tarefa, pois preside o julgamento de quatro juízes que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial. À medida em que surgem no tribunal as provas de esterilização e assassinato a pressão política é enorme, pois a Guerra Fria está chegando e ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disto os governos aliados querem esquecer o passado, mas a coisa certa que deve se fazer é a questão que este tribunal tentará responder.


75- O Quarto de Paredes Espessas (Kabe Atsuki Heya)/ Dirigido por: Masaki Kobayashi/ Gênero: Drama/ País: Japão/ Ano: 1956


Sinopse: O Quarto de Paredes Espessas mostra o drama vivido pelos japoneses acusados por crimes na Segunda Guerra Mundial. Estresse, traumas, esgotamento físico e mental, alucinações e os fantasmas do passado perseguem os presos, que aguardaram durante anos por uma definição política que resolvesse sua situação. Baseado em relatos de prisioneiros, foi o filme mais controverso e polêmico do diretor Masaki Kobayashi.


76- Kapò/ Dirigido por: Gillo Pontecorvo/ Gênero: Drama/ País: Itália/ Ano: 1959


Sinopse: Em Paris, Edith, uma adolescente judia, é presa e deportada com a família ao campo de concentração de Auschwitz. Após sofrer o trauma da execução de seus pais e disposta a sobreviver a qualquer custo, Edith se prostitui aos nazistas, sendo promovida ao posto de Kapo (guarda) dos outros prisioneiros. Porém, a chegada de Sacha, um prisioneiro russo, a faz recuperar a esperança e lutar pela liberdade.


77- O Tambor (Die Blechtrommel)/ Dirigido por: Volker Schlöndorff/ Gênero: Drama/ País: Polônia, Alemanha Ocidental, França, Iugoslávia/ Ano: 1979


Sinopse: Danzig, Alemanha, anos 1920. Oskar Matzerath (David Bennent), uma criança excepcional, ganha um tambor de sua mãe ao completar três anos. Incomodado com alguns acontecimentos familiares e com o que acontece ao seu redor - incluindo a ascensão do nazismo -, Oskar decide não mais crescer.


78- Rosa de Esperança (Mrs. Miniver)/ Dirigido por: William Wyler/Gênero: Drama/ País: EUA/ Ano: 1942


Sinopse: Os Minivers são uma família com uma boa condição financeira que presencia os primeiros meses da Segunda Guerra Mundial. Clem Miniver (Walter Pidgeon) é um homem bem-sucedido e sua amável esposa Kay (Greer Garson) é a responsável pela união da família. Vin (Richard Ney), o primogênito da família, está de volta para casa após anos na universidade e está apaixonado por sua vizinha. Entretanto, o jovem terá de se separar de seu amor e de sua família para se juntar à Força Aérea Real.


79- Além da Linha Vermelha (The Thin Red Line)/ Dirigido por: Terrence Malick/ Gênero: Ação, Drama/ País: EUA, Canadá/ Ano: 1998


Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, fica claro que o resultado da batalha de Guadalcanal influenciará fortemente o avanço japonês no Pacífico. Assim, um grupo de jovens soldados enviado para lá, trazendo alívio para as esgotadas unidades da marinha. Lá os recém-chegados conhecem um terror que nem imaginavam, mas no meio deste desespero surgem fortes laços de amor e amizade.


80- Samson - A Força Contra o Mal (Samson)/ Dirigido por: Andrzej Wajda/ Gênero: Drama/ País: Polônia/ Ano: 1961


Sinopse: Um profundo estudo psicológico de Andrzej Wajda, sobre um jovem que acidentalmente mata um colega de escola em uma rixa e vai para cadeia. Ele é solto no início da II Guerra Mundial, para ser trancado mais uma vez, mas agora no Gueto de Varsóvia. Novamente ele escapa e se vê preso ao passado por ser judeu, este período vivendo como não judeu, a ameaça de ser capturado esta presente todo o tempo. Este filme poderoso faz uso extraordinário de símbolos naturalistas. Mais uma belíssima obra prima do mestre polonês Wajda. Indispensável.


81- Filhos da Guerra (Europa, Europa)/ Dirigido por: Agnieszka Holland/ Gênero: Drama/ País: Polônia, Alemanha, França/ Ano: 1990


Sinopse: Salomon Perel (Marco Hofschneider), um jovem judeu, foge com a família para a Polônia às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A casa da família é invadida, mas ele consegue fugir levando o irmão, Isaak (René Hofschneider). Os dois se separam e Sallomon acaba se passando por membro da Juventude Hitlerista para manter-se vivo. Baseado numa história real.


82- A Harpa da Birmânia (Biruma no Tategoto)/ Dirigido por: Kon Ichikawa/ Gênero: Drama/ País: Japão/ Ano: 1956


Sinopse: Fim da Segunda Guerra Mundial. O disciplinado pelotão do capitão Inouye (Rentarô Mikuni) sempre foi bastante musical. Presos pelos ingleses, eles descobrem que uma tropa de japoneses recusa a rendição e será massacrada pelos inimigos. Mizushima (Shôji Yasui), tocador de arpa do grupo, sobe até uma montanha para tocar, na expectativa de convencer os compatriotas a entregarem-se e evitar o banho de sangue.


83- Furyo - Em Nome da Honra (Merry Christmas, Mr. Lawrence)/ Dirigido por: Nagisa Ōshima/ Gênero: Drama/ País: Japão, Reino Unido, Nova Zelândia/ Ano: 1983


Sinopse: Em 1942 a tensão toma conta de um campo de concentração na ilha de Java. O prisioneiro inglês Jack Celliers (David Bowie) provoca um conflito quando decide não obedecer às rígidas regras do capitão Yonoi (Ryuichi Sakamoto). A insolência é repudiada com violência, mas esta não consegue acabar com o orgulho e a honra do oficial inglês, o que enfurece ainda mais o capitão. Parecendo ser o único a compreender o que se passa, o também prisioneiro John Lawrence (Tom Conti), que fala japonês, tenta acalmar os ânimos.


84- A Batalha De Okinawa (Gekido No Showa-shi Okinawa Kessen)/ Dirigido por: Kihachi Okamoto/ Gênero: Ação, Drama/ País: Japão/ Ano: 1971


Sinopse: Uma coleção de episódios que descreve as inúmeras vítimas da batalha de Okinawa, baseados na história real. Os fatos sobre vários tipos de pessoas, lideranças militares, tropas da linha de frente e cidadãos entre outros são realçados pela criteriosa direção e pela ágil edição. Os diversos pontos de vista sobre a guerra tornam este filme imperdível.


85- Mentiras de Guerra (Underground)/ Dirigido por: Emir Kusturica/ Gênero: Comédia, Drama/ Ano: 1995


Sinopse: Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme do cineasta iugoslavo Emir Kusturica mostra, com humor negro e em tom de fábula, a situação conflituosa de seus país. O filme conta a história de Marko, proprietário de uma fabrica clandestina de armas (o Underground do título) que usa policiais refugiados como mão de obra. Tudo começa na Segunda Guerra e, por amor de uma mulher, Marco mantém seus colegas refugiados por lá durante 20 anos.


86- Clarão/Chuva Negra: A Destruição de Hiroshima e Nagasaqui (White Light, Black Rain: The Destruction of Hiroshima and Nagasaki)/ Gênero: Documentário/ País: EUA/ Ano: 2007


Sinopse: Em agosto de 1945, duas bombas tiraram a vida de milhões de pessoas em Hiroshima e Nagasaki. Os sobreviventes são chamados de "hibakusha" e alguns deles contam aqui suas comoventes histórias, depois de superar o ataque nuclear.


87- Diamantes da Noite (Démanty Noci)/ Dirigido por: Jan Nemec/ Gênero: Drama/ País: Tchecoslováquia/ Ano: 1964



Sinopse: Démanty noci é uma tensa e brutal história sobre dois rapazes Judeus que escapam de um trem que os transportavam de um campo de concentração para outro. Infelizmente, eles viram a caça de um grupo de soldados. O filme vai além dos temas da guerra e anti-nazismo e se preocupa com a luta do homem para preservar a dignidade humana.


89- O Barco, Inferno no Mar (Das Boot)/ Dirigido por: Wolfgang Petersen/ Gênero: Ação, Drama/ País: Alemanha/ Ano: 1981


Sinopse: Em plena Segunda Guerra Mundial, em 1942, o capitão de um submarino enfrenta enormes dificuldades no comando de uma tripulação pouco experiente. Durante a Batalha do Atlântico Norte, eles vivem num inferno claustrofóbico afundando navios ingleses e procurando barcos aliados.


90- Stalingrado - A Batalha Final (Stalingrad)/ Dirigido por: Joseph Vilsmaier/ Gênero: Ação, Drama/ País: Alemanha/ Ano: 1993


Sinopse: Tendo como ponto de vista o oficial alemão Hans von Witzland (Thomas Kretschmann) e seu batalhão, o filme aborda a batalha de Stalingrado que ocorreu entre 1942 e 1943 durante a Segunda Guerra Mundial. A sangrenta batalha foi a primeira grande derrota da Alemanha nazista.


91- O Triunfo da Vontade (Triumph des Willens)/ Dirigido por: Leni Riefenstahl/ Gênero: Documentário/ País: Alemanha/ Ano: 1935


Sinopse: O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.

Leni Riefenstahl - Cineasta oficial do partido Nazista, ao qual nunca se filiou, Leni dispôs de grandes recursos para realizar este documentário e criar efeitos grandiosos. Ela dirigiu também Olimpíadas (Olympia), sobre os jogos Olímpicos de 36, em Berlim, cidade onde nasceu.

Uma artista completa, Leni era bailarina, atriz e sabia dirigir, editar, produzir e escrever.

Trabalhou com foto-jornalismo durante a Segunda Guerra Mundial e foi presa pelos aliados e acusada de fazer propaganda nazista. Desde 52, quando foi inocentada, tem colocado novamente seu grande talento e criatividade a serviço do jornalismo.


92- Senta a Pua!/ Dirigido por: Erik de Castro/ Gênero: Documentário/ País: Brasil/ Ano: 1999


Sinopse: No dia 6 de outubro de 1944, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil desembarcaram no porto de Livorno, na Itália, para participar da 2ª Guerra Mundial, integrando o 350º Fighter Squadron. Faziam parte do grupo 466 pessoas: 49 pilotos e 417 homens de apoio. A saga do 1º Grupo é contada por seus próprios pilotos, veteranos do mais importante conflito bélico deste século, cujas ações foram de fundamental relevância para a garantia da vitória aliada na Europa.


93- Os Deuses Malditos (Caduta degli dei, La)/ Dirigido por: Luchino Visconti/ Gênero: Drama/ País: EUA , Itália/ Ano: 1969


Sinopse: Alemanha, 1933. O barão Joachim Von Essenbeck (Albrecht Schoenhals) comunica que está deixando o seu império de usinas de aço nas mãos de um desconhecido. A ascensão do nazismo é analisado pela ótica de uma aristocrática família, que se digladia internamente na luta pelo poder, assassinado uns aos outros sem hesitação para alcançar seus objetivos.


94- Os Doze Condenados (The Dirty Dozen)/ Dirigido por: Robert Aldrich/ Gênero: Ação/ País: EUA/ Ano: 1967


Sinopse: Durante a 2ª Guerra Mundial Reisman (Lee Marvin), um major americano, tem a missão de treinar 12 soldados, que estão sentenciados à morte ou com sentenças de no mínimo 20 anos. O objetivo do treinamento é uma missão quase suicida atrás das linhas inimigas, para destruir um QG nazista e provocar a maior destruição possível às vésperas do Dia D. Os sobreviventes serão perdoados e reintegrados.


95- Olimpíadas e Mocidade Olímpica - Parte 1 Festa das Nações (Olympia 1. Teil - Fest Der Völker)/ Olimpíadas e Mocidade Olímpica - Parte 2: Festa da Beleza (Olympia 2. Teil - Fest Der Schönheit)/ Dirigido por: Leni Riefenstahl/ Gênero: Documentário/ País: Alemanha/ Ano: 1938


Sinopse: Leni Riefenstahl faz do seu documentário sobre os Jogos de Berlim uma celebração ao corpo humano, combinando a poesia de corpos em movimento com close-up de atletas no calor de competição. No volume 1, destaque para a maratona e Jesse Owens, primeiro atleta a conquistar 4 medalhas de ouro em uma única olimpíada.


96- Filhos de Hiroshima (Gembaku no Ko)/ Dirigido por: Kaneto Shindō/ Gênero: Drama/ País: Japão/ Ano: 1952


Sinopse: Filmado em 1952, logo após o fim da ocupação americana, a obra cruza depoimentos reais dos sobreviventes com falas de personagens fictícios, recriando a hora da tragédia (8h15 do dia 6 de agosto de 1945) por meio de um relógio com ponteiros congelados.


97- A Cruz de Ferro (Cross of Iron)/ Dirigido por: Sam Peckinpah/ Gênero: Ação, Drama/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte/ Ano: 1977


Sinopse: Um grupo de soldados alemães luta para sobreviver aos ataques soviéticos no front da Segunda Guerra Mundial. Eles retornam à base para encontrar um novo comandante, um tradicional oficial prussiano que busca apenas uma coisa: A Cruz de Ferro para manter a honra de sua família. O filme mostra também o conflito entre o Sargento Steiner (James Coburn) e o Coronel Brandt (James Mason), que descobrem que seus instintos de guerra são maiores que os instintos de sobrevivência.


98- A Infância de Ivan (Ivanovo Detstvo)/ Dirigido por: Andrei Tarkovsky/ Gênero: Drama/ País: Rússia/ Ano: 1962


Sinopse: Durante a segunda Grade Guerra, os russos tentavam combater a investida nazista em seu território. Nas frentes soviéticas, Ivan, um garoto órfão de 12 anos, trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informação sem ser visto, e vive sob os cuidados de três oficiais russos. Mas, após inumeras missões, e com um desgaste físico cada vez maior, os oficiais resolvem poupar Ivan, mandando-o para a escola militar. Ganhador do Leão de Ouro em Veneza.


99- O Grande Ditador (The Great Dictator)/ Dirigido por: Charlie Chaplin/ País: EUA/ Gênero: Comédia, Drama/ Ano: 1940


Sinopse: Chaplin faz dois personagens: Adenoyd Hynkel, um ditador alemão muito parecido com Hitler; e um barbeiro judeu quase sósia do ditador. A coincidência faz os dois serem confundidos. O filme é principalmente uma paródia sobre Hitler e o nazismo, mas ataca também Mussolini e o fascismo. Com inteligência, Chaplin reveza o humor com tristes imagens de um gueto aterrorizado por tropas inimigas. É aqui que existe a clássica cena de Chaplin/Hynkel brincando com o globo terrestre.


100- A Vida é Bela (La Vita è Bella)/ Dirigido por: Roberto Benigni/ Gênero: Comédia, Drama/ País: Itália/ Ano: 1997


Sinopse: Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.


Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious. Gosta dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Seus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

11 comentários:

  1. Obrigado pela ótima lista.
    Outros filmes que considero muito bons e não estão na sua lista são os seguintes: Enemy at the Gates, Lennigrad, a batalha de sevastopol, A menina que roubava livros, O Menino do Pijama Listrado, Os Deuses Vencidos, o docunentário "Soviet Storm", produzido pela tv russa em 2011, o documentário, The WWII in the Eastern Front e outros.

    ResponderExcluir
  2. Cadê o Circulo de Fogo?
    http://www.adorocinema.com/filmes/filme-29371/

    ResponderExcluir
  3. não está na lista o polonês: canções proibidas

    ResponderExcluir
  4. Lista fantástica, parabéns! Além desses que o pessoal citou, eu sugeriria Stalingrado, a versão russa de F. Bondarchuk (2014) e Leningrado (2009)

    ResponderExcluir
  5. Adorei a lista, mas senti falta do fantástico documentário francês Apocalipse, com imagens restauradas e uma música incrível

    ResponderExcluir
  6. Adorei a lista, mas senti falta do fantástico documentário francês Apocalipse, com imagens restauradas e uma música incrível

    ResponderExcluir
  7. Adorei a lista, mas senti falta do fantástico documentário francês Apocalipse, com imagens restauradas e uma música incrível

    ResponderExcluir
  8. Faltou o filme: Uma ponte longe demais.

    ResponderExcluir