Os Filmes Que Foram Usados Como Referência por Quentin Tarantino Para a Realização de Pulp Fiction:


Várias foram as referências e homenagens feitas por Quentin Tarantino para a concepção de sua obra-prima Pulp Fiction. O Site The Quentin Tarantino Archives listou todas elas. Este artigo é uma tradução direta da matéria do site.

Os filmes estão dispostos por ordem cronológica.

The Great Train Robbery (1903): o método de roubo recém-descoberto por ''Pumpkin e Honey Bunney'' - que é ir para cima de uma massa de pessoas em um local público e roubar cada centavo delas - é inspirado diretamente a partir de ''The Great Train Robbery ".

Caixa de Pandora (1929): Vários dos movimentos de Mia Wallace durante a seqüência da dança são tiradas de "caixa de Pandora".

Mad Love (1935): A história de fundo para a personagem de Mia num piloto de programa de TV, em que ela se torna uma mestre de lâminas através de sua educação entre os artistas de circo; ''Rollo the knifethrower'' tem a mesma história no filme ''Mad Love''.

His Girl Friday (1941): A frase de Mia "Mind rolling me one of those?" é uma citação quase idêntica do filme 'His Girl Friday ".

Wake Island (1942): Capitão Koons refere-se a Batalha de Wake Island, em sua história.

Força Aérea (1943): Capitão Koons menciona um gunner da força aérea chamado Winocki em sua história; a posição e o  nome de militar foi inspirado a partir deste filme.

Murder, My Sweet (1944): Durante a cena da heroína, enquanto Vincent se injeta com a droga dirigindo um carro, incluindo o processo de cena que mescla preto e branco na estrada por trás do carro, foi inspirado no filme "Murder My Sweet '.

A Felicidade Não Se Compra (1946): O pequeno caminho para a casa de Mia após a sequência de dança é idêntico ao que há neste filme.

The Killers (1946): A morte de Brett se espelha no assassinato do sueco em 'The Killers', incluindo luzes piscando e os dois pistoleiros disparando suas armas.

Out of the Past (1947): A conversa de Vincent & Mia sobre "Eles" foi inspirado pelo diálogo de "Out of the Past"; influente filme-noir.

King of the Bullwhip (1950): ''O Lobo'' chama Vincent 'Lash La Rue', fazendo referência ao personagem principal/ator deste filme.

Kiss Me Deadly (1955): As propriedades brilhantes do misterioso conteúdo da mala são inspirados por este filme.

O Pecado Mora ao Lado (1955): A saia de Marilyn Monroe levantando, é uma famosa cena deste filme.

Attack of the Crab Monsters  (1957): O cartaz do filme pode ser visto no resturante JRS's.

Dragstrip Girl (1957): O cartaz do filme pode ser visto no resturante JRS's.

Jailhouse Rock (1957): Vincent é chamado de ''An Elvis man''; Neste filme Elvis interpreta a personagem principal chamado Vince.

Motorcycle Gang (1957): O cartaz do filme pode ser visto no resturante JRS's.

Rock All Night (1957): O cartaz do filme pode ser visto no resturante JRS's.

Sorority Girl (1957): O cartaz do filme pode ser visto no resturante JRS's.

Attack of the 50 Ft Woman (1958): O cartaz do filme pode ser visto no resturante JRS's.

Daddy-O (1958): O cartaz do filme pode ser visto no resturante JRS's.

School Confidential High (1958): O cartaz do filme pode ser visto no resturante JRS's.

Machine Gun Kelly (1958): O cartaz do filme pode ser visto no resturante JRS's.

Rio Bravo (1959): Butch insistindo para que Zed pegue sua arma é inspirado diretamente a partir de uma cena em 'Rio Bravo'.

Roadracers (1959): O cartaz do filme pode ser visto no resturante JRS's.

Psicose (1960): A cena em que Marcellus Wallace atravessa a rua e vira a cabeça para ver Butch em seu carro é inspirado diretamente de uma cena de Psicose.

Shoot the Piano Player (1960): A cena em que há um dedo tocando a campainha é idêntica a este filme.

Os Canhões de Navarone (1961): Jules menciona esse filme pelo título durante o seu "You Ready to Blow?" quando fala com Vincent.

The Hustler (1961): Durante a seqüência de táxi, vê-se uma marquise que há a publicidade visível de "The Hustler".

My Life to Live (1962): o diálogo de Mia pensando por que as pessoas não podem confortavelmente compartilhar silêncios é inspirado pelo diálogo deste filme.

Black Sabbath (1963): A estrutura do enredo de três andares de Pulp Fiction é influenciado por este filme.

The Young Racers (1963): O cartaz do filme pode ser visto no resturante JRS's.

Band of Outsiders (1964): Uma Thurman e John Travolta assistiram várias vezes a famosa cena de dança deste filme para lhes dar uma idéia de como executar em sua própria sequência de dança em Pulp Fiction. O olhar de Mia Wallace também foi parcialmente influenciado pelo olhar de Anna Karina neste filme. A produtora de Quentin Tarantino também tem o nome do título francês deste filme, "Bande a part".

Alphaville, a Strange Adventure of Lemmy Caution (1965): A cena de Jules e Vincent quando andam pelos corredores do edifício de apartamentos é um espelho de Lemmy e "Seductress" caminhando pelos corredores do hotel; mesmo tipo de corredor, mesmos ângulos, mesmo uso de longo take, etc.

Red Line 7000 (1965): O autorama de carro de corrida visto brevemente no restaurante JRS's é tomada a partir do filme.

Batman (1966): John Travolta disse que ele baseou alguns seus passos de dança na dança do Batman na série de 1960, visto aqui pela primeira vez.

Modesty Blaise (1966): Vincent lê uma versão romanceada de "Modesty Blaise" quando está no banheiro do restaurante e no apartamento de Butch.

The Good, the Bad and the Ugly (1966): A cena em que Jules come e fala com Brett antes dele matá-lo se espelha numa cena no início de "The Good, the Bad and the Ugly".

The Graduate (1967): A torradeira que estala no final da seqüência de onde Ben Braddock diz a seus pais sobre seus planos de casamento é referenciado na cena em que Butch mata Vincent. Além disso, a pequena fala de Jules "Believe it now!"  é inspirada por um diálogo a partir deste filme.

In Cold Blood (1967): "A Sangue Frio" apresenta o uso mais antigo do "Trunk Shot" depois que ficou famoso nos filmes de Tarantino.

Speedway (1968): As mesas de jantar de automóveis na JRS's são inspiradas a partir do filme "Speedway".

Easy Rider (1969): "Grace", a motocicleta que Butch & Fabienne monta no final do filme é uma referência a ''Easy Rider''. Mia Wallace também cita "The Pusher", "música de abertura de Easy Rider.

The Wild Bunch (1969): O assalto na abertura de Pulp Fiction e o posterior congelamento de quadro faz referência diretamente as cenas de abertura de "The Wild Bunch".

Nam's Angels (ou "The Losers") (1970): Este é o filme de guerra que está passando na televisão quando Butch acorda após voltar para casa depois da luta.

Laranja Mecânica (1971): A seqüência do estupro no porão faz um infame referência as cenas de estupro igualmente notórias em 'Laranja Mecânica', incluindo as mordaças de bola laranja usadas ​​nas vítimas e a música pop usada em contraste.

O Panic in Needle Park (1971): As cenas na casa de Lance depois de Mia sofrer overdose faz referência diretamente nas cenas de 'The Panic in Needle Park ", incluindo o diálogo e o uso de câmera na mão.

Shaft (1971): A carteira de Jules que contém a frase ''Bad Mother fucker'' é uma referência direta ao tema principal do filme Shaft.

Deliverance (1972): As cenas em que Zed estrupa Marcellus são inspiradas em uma cena deste filme.

Charley Varrick (1973): A frase "They're gonna strip you naked and go to work on you with a pair of pliers and a blowtorch." deste filme é parafraseada por Marcellus Wallace em Pulp Fiction quando ele conta para Butch a forma como ele irá punir Zed.

Coffy (1973): A esposa de Jimmie Dimmick, Bonnie, é uma enfermeira afro-americana que trabalha no turno da noite, uma homenagem ao filme Coffy.

Super Fly T.N.T. (1973): É um dos filmes mencionados no discurso raivoso de Jules "You Ready to Blow?".

Walking Tall (1973): O taco de beisebol que Butch pega brevemente na loja de Maynard é uma referência ao filme Walking Tall.

The Godfather: Part II (1974): Cenas do segmento "The Gold Watch ', incluindo o tiroteio ao ar livre e Marcellus Wallace sendo atropelado por um carro e saindo do capô são diretamente inspirado por cenas em The Godfather: Part II.

The Laughing Policeman (1974): A fonte e coloração usada para a sequência de abertura de Pulp Fiction foi feita a partir deste filme.

O Massacre da Serra Elétrica (1974): Quando Butch escolhe as armas decidindo qual usar em Zed e Maynard, ele pega uma motosserra. Esta é uma referência a este filme.

Zardoz (1974): A inspiração para o nome do personagem "Zed" e a linha "Zed's dead" foram feitas a partir deste filme.

The Rocky Horror Picture Show (1975): o apelido de Antwan Rockamora, "Tony Rocky Horror", é inspirado pelo o título deste filme.

Três Dias do Condor (1975): a morte de Vincent Vega no banheiro é feita a partir de uma cena semelhante do filme.

Foxforce (1976): "Fox Force Five", o show de ação que não foi ao ar e que Mia estrelou o piloto é uma referência a "Foxforce"; a estória de ambos giram em torno de um esquadrão etnicamente diverso de mulheres com habilidades únicas.

The Bodyguard (1976): A passagem fictícia da bíblia citada por Jules, o famigerado "Ezequiel 25:17" foi tirado da seqüência de abertura de ''The Bodyguard".

Rocky (1976): Ao voltar para o hotel, Butch, ao sair vitorioso de uma grave luta, chama o nome de Fabienne como Rocky chamando a Adrian.

Taxi Driver (1976): A carteira de motorista de táxi da personagem Esmeralda é tirada de 'Taxi Driver'.

Rolling Thunder (1977): Capitão Koons  que ficou 7 anos na prisão faz uma referência ao major Charles Rane, que foi prisioneiro de guerra por sete anos em '' Rolling Thunder ''.

American Boy: A Profile of: Steve Prince (1978): a explicação do Lance sobre como usar a injeção de adrenalina é tirada praticamente na íntegra a partir de uma anedota relacionada a este documentário.

The Deer Hunter (1978): o papel de Christopher Walken como um veterano do Vietnã faz alusão a sua função anterior como o mesmo em 'The Deer Hunter'.

The Driver (1978): a cena de Vincent com o carro correndo enlouquecido com a Mia é feita a partir da perseguição de abertura do filme ''The Driver''.

Halloween (1978): No roteiro, a descrição de Tarantino do "Stabbing motion" que Lance explica é referido como "The Shape'' matando suas vítimas em ''Halloween"

As Toolbox Murders (1978): Uma das armas que Butch pega na loja de Maynard é um martelo, uma referência as armas deste filme.

Apocalypse Now (1979): a frase que Capitão Koons diz sugerindo que ele iria querer alguém para dizer a seu filho tudo o que tinha acontecido com ele se não tivesse sobrevivido à guerra, é inspirado pelo diálogo deste filme.

The Warriors (1979): idêntico close up dos lábios de Mia falando no microfone e a agulha no disco de vinil.

Dressed to Kill (1980): A frase de Mia sobre pulverizar seu nariz com cocaína faz referência a uma frase do filme "Dressed to Kill".

Touro Indomável (1980): Fabienne diz ao Butch ''Eu gosto do jeito que você fede" esta frase foi inspirada pelo diálogo do filme ''Touro Indomável''.

Urban Cowboy (1980): Mia Wallace chama Vincent de cowboy. Vincent é interpretado por John Travolta, que atuou em ''Urban Cowboy'', uns dos filmes mais famosos de Travolta.

The Dead Zone (1983): Winston Lobo diz a Jules e Vincent "É o seu futuro: Eu vejo ... uma corrida de táxi." em referência aos poderes de Johnny Smith em ''The Dead Zone''.

The Evil That Men Do (1984): O diálogo de Butch e Fabienne sobre Butch falando sobre o seu sonho foi tirado do filme ''The Evil That Men Do''.

Once Upon a Time in America (1984): A cena da maleta em Pulp Fiction faz referencia direta a ''Once Upon a Time na América''.

Mona Lisa (1986): Nas cenas do concurso de dança no JRS's, Mia usa o mesmo casaco cinza pesado de Simone em ''Mona Lisa''.

God of Gamblers (1989): Toda vez que Vincent vai ao banheiro, algo de ruim acontece. Este é um aspecto da trama tirada de ''God of Gamblers''.

Coração Selvagem (1990): Cosplaiers dos personagens principais Sailor e Lulu podem ser vistos sentados em um Cadillac durante a sequência de dança.

Curdled (1991): A base para o personagem Esmeralda Villalobos é retirado do personagem principal deste filme, também interpretada por Angela Jones.

Unforgiven (1992): Ambos os filmes possuem um personagem chamado ''English Bob''.

Point of No Return (1993): o personagem de Harvey Keitel em Pulp Fiction, "O Lobo", é baseado em seu personagem "Victor the Cleaner" deste filme.

True Romance (1993): Fabienne diz: "Any time of day is a good time for pie." Esta frase foi dita pela primeira vez em ''True Romance'', também escrito por Tarantino.

Natural Born Killers (1994): Há a seqüência de "Eeny Meeny Miny Moe" em ambos os filmes.


Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário