Neonomicon: o tributo de Alan Moore à H.P. Lovecraft


Neonomicon é a mais nova graphic novel de Alan Moore lançada no Brasil onde ele transporta o mundo estranho, onírico, sombrio e bizarro de Howard Phillips Lovecraft para uma aterrorizante estória policial.

O escritor britânico Alan Moore não é muito de aparecer em público e é um crítico ferrenho de todos os métodos utilizados pelos estúdios de cinema e editoras de HQ´s para vender suas obras, os marketings comerciais e as adaptações inferiores de suas obras para o cinema que em sua opinião banalizam aquilo que ele levou vários anos de pesquisa, tempo, dinheiro e drogas para conceber. Eu compartilho de sua opinião apesar de saber que ele ganhou muito dinheiro com seu trabalho, e apesar de seu nome não aparecer em nenhuma adaptação de sua obra para o cinema, ele também ganha milhares de dólares com os direitos autorais. Bem, não estou aqui para julga-lo, e sim para falar sobre sua mais nova obra que foi lançada no Brasil, a fenomenal Neonomicon.

Nesta HQ Alan Moore deixa de lado o seu mega romance Jerusalem que ele está escrevendo à 20 anos e que irá ficar duas vezes maior que a Bíblia, para realizar esta obra baseada no universo do também polêmico e excêntrico H.P. Lovecraft. O que esperar desta HQ? O que há de melhor no mundo da nona arte. Uma leitura pesada e tensa que passeia pelo o mundo de Lovecraft através dos olhos de Alan Moore, ou seja, muito terror, erotismo, mistério e suspense.

Não vou dar spoilers, até porque esta obra tem apenas 188 páginas e falar sobre sua sinopse poderia estragar muitas surpresas, e este é o grande pecado desta graphic novel, ela é bastante curta, mas já digo que, para quem é fã de Lovecraft esta obra é um prato cheio, esta HQ desmistifica o mito Lovecraft expondo suas fraquezas como ser humano, o seu relacionamento conturbado e estranho com a mãe, esposa e tias e de sua tendencia à adorador e porta voz da raça ariana descrita por Hitler. Como em suas obras, onde o sobrenatural e o real é posto como algo indefinido ficando a cargo do leitor saber interpretar um do outro, esta HQ também fala de sua relação com o ocultismo, e questiona se o que ele escreveu foi algo que ele criou ou era algo real que ele apenas transpôs para seus livros e contos.

Como nas obras de H.P. Lovecraft a loucura é colocada como uma fuga do ser mundano que entra em contato com os seres antigos criadores do universo que os leva aos limites da realidade e ao extremo do horror, àqueles seres antigos descritos por Lovecraft, que criaram a vida no planeta e geraram os seres humanos unicamente por escárnio e servitude. As pessoas que os servem se transformam em seus escravos que devem praticar cultos macabros para agrada-los, assim a loucura apodera de suas psiquês. Alan Moore soube aproveitar bem desta premissa, e com uma escrita bem concisa ele cria uma estória assustadora e bastante polêmica, como fez Lovecraft na maioria dos seus livros e contos, Alan Moore escreve este roteiro do ponto de vista de primeira pessoa, ou seja, o personagem principal narra a estória vivendo os acontecimentos, destaque para o inspetor do FBI expert na teoria da anomalidade criada por H.P.Lovecraft.

O nome desta obra faz uma menção ao livro dos mortos Necronomicon um fictício livro invocador de demônios, um artefacto citado por Lovecraft que até hoje não se sabe se é mito ou verdade, se este livro realmente existe ou foi um fruto de sua imaginação.

Os desenhos de Jacen Burrows capturam com muita criatividade as passagens descritas por Moore e consegue manter a atmosfera gótica deste universo, com cores vibrantes feitas por JuanMar, a arte está sensacional. O talentoso artista mostra toda sua versatilidade e cria cenários incríveis, bizarros e sombrios. As passagens oníricas e as alucinações dos personagens são belos, lisérgicos e estranhos. Enfim, uma obra voltada para os fãs de quadrinhos que também são fãs de estórias de horror, fantasia e ficção científica. Boa leitura!



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário