Os 15 Melhores Dramas de 2014

Os dramas de 2014 foram os filmes aclamados por público e mídias, não é por menos, já que várias foram as obras-primas concebidas. O gênero possui algo que fascina e sempre fascinará os cinéfilos, a atemporalidade das mais variadas facetas que conduzem a natureza humana, não possuindo diretrizes.

Esses filmes são obras que emocionam de forma passional e instigante causando sensações variadas que angustia e perturba. Os filmes norte-americanos apostam em cinebiografias e dramas familiares enquanto os filmes Europeus focam no existencialismo que é uma filosofia criada neste continente, os dramas orientais perturbam mostrando de forma magistral o lado obscuro da natureza humana. Este ano também tivemos a volta dos lendários cineastas Alejandro Jodorowsky e Jean-Luc Godard depois de vários anos sem fazerem nenhum filme.

Foi difícil escolher apenas cinco ou dez filmes, então optei por quinze filmes.

15- Feuchtgebiete/ Direção: David Wnendt/ País: Alemanha


TRAILER:


Sinopse: Baseado no livro homônimo de Charlotte Roche, que conta a história de Helen Memel, uma jovem de 18 anos que é internada pós umas mal sucedida depilação íntima. A situação curiosa expõe a vida dela, que não aceita a separação dos pais, e acaba se envolvendo com um enfermeiro do hospital.


14- A Teoria de Tudo (The Theory of Everything)/ Direção: James Marsh/ País: EUA


TRAILER:


Sinopse: O filme conta sobre o relacionamento do famoso físico Stephen Hawking (Eddie Redmayne) com sua esposa Jane (Felicity Jones), desafiado pela doença de Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica.


13- Para Sempre Alice (Still Alice)/ Direção: Richard Glatzer, Wash Westmoreland/ País: EUA


TRAILER: 



Sinopse: Alice Howland (Julianne Moore), uma bem-casada mãe de três filhos adultos, é uma renomada professora de linguística, que começa a esquecer as palavras. Ao receber um diagnóstico devastador de Mal de Alzheimer, Alice e sua família terão seus laços testados.


12- Pride/ Direção: Matthew Warchus/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


TRAILER:


Sinopse: É o verão de 1984 - Margaret Thatcher está no poder e da União Nacional de Mineiros (NUM) está em greve. Na Parada Gay, em Londres, um grupo de ativistas gays e lésbicas decide arrecadar dinheiro para apoiar as famílias dos mineiros grevistas. Mas há um problema. A União parece envergonhada de receber o seu apoio. Mas os ativistas não se sentem impedidos: decidem ignorar a União e encontrar os mineiros. Eles acham uma aldeia mineira meio escondida, nas profundezas do País de Gales, e partiu em um mini ônibus para fazer sua doação pessoalmente. E assim começa a história extraordinária de como duas comunidades extremamente diferentes se reúnem por uma causa comum.


11- Boyhood/ Direção: Richard Linklater/ País: EUA


TRAILER:


Sinopse: Filmado ao longo de 12 anos, “Boyhood - Da Infância à Juventude” conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.


10- The World of Kanako (Kawaki)/ Direção: Tetsuya Nakashima/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: Quando o romance de Fukamachi tornou-se um best-seller em 2004, muitos no Japão o consideraram muito lúgubre para uma adaptação para o cinema. Mas o diretor Nakashima não ficou facilmente assustado com o conteúdo perturbador da misteriosa e sangrenta história que envolve a investigação de um ex-policial em desgraça, sobre o desaparecimento de sua distante filha, que a primeira vista era uma menina exemplar, porém o pai descobre que ela possuía uma vida secreta e obscura.


09- Mil Vezes Boa Noite (Tusen Ganger God Natt)/ Direção: Erik Poppe/ País: Irlanda, Noruega, Suécia


TRAILER:


Sinopse: Rebecca é uma das melhores fotógrafas de guerra do mundo. Ela enfrenta uma grande tempestade emocional quando seu marido se recusa a continuar aceitando a arriscada profissão dela. Ele e as filhas do casal precisam de Rebecca, que, no entanto, ama tanto a famí­lia quanto o trabalho.


08- A Pele de Vênus (La Vénus à la Fourrure)/ Direção: Roman Polanski/ País: França, Polônia


TRAILER: 


Sinopse: Adaptação para o cinema da peça teatral homônima, que apresenta a história de Thomas, um jovem dramaturgo que se desespera para encontrar uma atriz principal para sua nova peça. Uma jovem atriz chamada Vanda atende o chamado no último momento e logo os dois se envolvem em uma relação de dominação e submissão.


07- Dois Dias, Uma Noite (Deux Jours, Une Nuit)/ Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne/ País: França


TRAILER:


Sinopse: Na Bélgica, Sandra (Marion Cotillard) ficou afastada do trabalho por depressão e, quando retorna, descobre que seus colegas aceitaram receber um bônus salarial no lugar de sua vaga. Agora, ela tem apenas um final de semana para fazê-los mudarem de ideia, para que ela possa manter seu emprego.


06-  A Dança da Realidade (La Danza de la Realidad) / Direção: Alejandro Jodorowsky / País: Chile


TRAILER:


Sinopse: “Uma autobiografia imaginada” - assim Alejandro Jodorowsky, um dos mais excêntricos e ousados realizadores vivos, define o seu novo filme. Tomando sua história de vida como ponto de partida, o diretor inicia sua trajetória em Tocopilla, pequena cidade do deserto chileno onde cresceu tendo a imaginação como sua principal aliada. Expandindo a ficção até alcançar seu limite, Jodorowsky justifica a união entre poesia, filosofia, cinema e tarô, e suas evidentes idiossincrasias, numa tentativa de compreender e expor quem de fato é.


05- Adeus a Linguagem (Adieu au Langage)/ Direção: Jean-Luc Godard/ País: França


TRAILER:


Sinopse: Um marido e sua mulher vivem um relacionamento marcado pela falta de comunicação, uma vez que os dois não falam a mesma língua. O cachorro deles, então, resolve intervir e falar. O longa marca a estreia do cultuado diretor francês Jean-Luc Godard no formato 3D. Héloise Godet, Zoe Bruneau, Kamel Abdelli, Richard Chevalier e Jessica Erickson integram o elenco.


04-  Starred Up/ Direção: David Mackenzie/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


TRAILER:


Sinopse: Eric tem 17 anos e conhecerá o pai pela primeira vez desde que era um bebê quando é transferido do instituto de menores em que se encontra para uma prisão de adultos, onde seu progenitor cumpre pena.


03- Whiplash - Em Busca da Perfeição (Whiplash)/ Direção: Damien Chazelle/ País: EUA


TRAILER:


Sinopse: O solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (J. K. Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.


02- Mommy/ Direção: Xavier Dolan/ País: Canadá


TRAILER:


Sinopse: Uma viúva encontra-se sobrecarregada com a custódia em tempo integral de seu explosivo filho de 15 anos de idade que sofre de déficit de atenção. Enquanto tentam sobreviver, a nova garota do outro lado da rua, Kyla, benevolentemente oferece o apoio necessário. Juntos, eles descobrem um novo sentido de equilíbrio e a esperança pode ser recuperada.


01- Tangerinas (Mandariinid)/ Direção: Zaza Urushadze/ País: Estônia, Geórgia


TRAILER:


Sinopse: A história de Ivo (Lembit Ulfsak), que com a ajuda do produtor de tangerinas Margus (Elmo Nüganen) e o médico Juhan (Raivo Trass), salva a vida do checheno Ahmed (Giorgi Nakashidze) e do georgiano Niko (Misha Meskhi), em um povoado estoniano da Abecásia no meio da guerra de 1992.


Veja também:

As 05 Melhores Animações de 2014
Os 05 Melhores Filmes Nacionais de 2014
Os 05 Melhores Filmes de Horror de 2014
As 10 Melhores Séries de TV de 2014
Os 05 Melhores Filmes de Ação de 2014
Os 05 Melhores Filmes de Ficção Científica de 2014
Os 05 Melhores Thrillers de 2014


Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário