Os 10 Melhores Filmes de Jack Nicholson Segundo Cinema e Fúria:



Neste dia 04 de setembro de 2013 uma notícia triste abalou o mundo da sétima arte, o grande gênio Jack Nicholson anunciou sua aposentadoria por motivos de saúde. O grande camelão e mestre das artes cênicas com suas caras e bocas excêntricas e marcantes que dava aos seus personagens deixará saudades, mas os males da velhice chega e por mais que alma queira o corpo não obedece. Eu como cinéfilo presto o devido respeito e admiração por este genial ator, enquanto houver cinema sua obra e seu nome serão eternos. Ouso fazer um top 10 dos seus filmes. Os filmes estão dispostos em ordem aleatória e não hierárquica. 


10- A Última Missão (Hal Ashby, 1973)


Sinopse: Dois oficiais devem levar um jovem marinheiro para a prisão, mas acabam se afeiçoando a ele e, antes de cumprirem sua missão, decidem apresentar para o rapaz os verdadeiros prazeres da vida.


09- Batman (Tim Burton, 1989)


Sinopse: Em Gotham City, um milionário (Michael Keaton), que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego.

Mas o vilão Coringa (Jack Nicholson) decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói.


08- Cada um Vive Como Quer (Bob Rafelson, 1970)


Sinopse: Robert Eroica Dupea (Jack Nicholson) é um ex-pianista clássico que rejeita seu modo de viver, passando a trocar constantemente de mulher e emprego. Robert retorna para casa com Rayette Dipesto (Karen Black), sua namorada, depois de descobrir que seu pai está à beira da morte. Lá, ele conhece Catherine Van Ost (Susan Anspach), uma interessante mulher que o faz ficar dividido. Recebeu 4 indicações ao Oscar: Filme, Ator (Jack Nicholson), Atriz (Karen Black) e Roteiro Original.


07- A Honra do Poderoso Prizzi (John Huston, 1985)


Sinopse: Charley Partanna (Jack Nicholson) é um perigoso e respeitado mafioso, que trabalha como matador para a família Prizzi, a mais tradicional de Nova York. Irene Walker (Kathleen Turner) é uma assassina de aluguel, que foi contratada para matar um homem dos próprios Prizzi, que possivelmente os roubou. Logo que se conhecem Charley e Irene se apaixonam, mesmo sem ele saber qual é a profissão dela. Entretanto a mulher de um policial morre em um trabalho realizado por Charley, o que faz com que o relacionamento entre os policiais e as famílias de mafiosos seja abalado. Sedentos por vingança, os policiais pressionam para que os mafiosos entreguem o assassino.


06- Sem Destino (Dennis Hopper, 1969)


Sinopse: O filme que revelou Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson e se tornou um símbolo dos anos 60 e das mudanças comportamentais.

Em busca de sexo, drogas e rock and roll, Hopper e Fonda são dois jovens que cruzam os Estados Unidos em suas motocicletas.

No caminho vão encontrando personagens estranhos, como um advogado alcoólatra interpretado por Jack Nicholson.

E a trilha sonora é uma maravilha a parte, com os mestres psicodélicos da época, como Jimi Hendrix, Byrds, Steppenwolf...


05- Profissão: Repórter (Michelangelo Antonioni, 1975)


Sinopse: David Locke, um jornalista televisivo, está no deserto africano preparando um documentário sobre as guerrilhas da região. Depois de ser abandonado pelo seu guia e ter seu veículo Land Rover Defender atolado na areia, ele entra em crise, se vendo cansado do trabalho, do casamento e da vida. Ele consegue voltar ao hotel e procura pelo inglês estranho Robertson, um hóspede que lhe contara um pouco da vida dele, fascinando David ao se mostrar como um viajante despreocupado.

Quando entra no quarto, David encontra Robertson, morto na cama (enfarto). O homem possui uma grande semelhança física com David, que então tem uma idéia: resolve trocar de identidade com o morto (muda a foto do passaporte) e passa a seguir a agenda que encontrou com ele, indo aos vários locais anotados.

Ao ir a uma caixa de um armário em Munique, David encontra papéis sobre vendas de armas. Depois é procurado por homens da guerrilha africana, que esperavam por Robertson para realizar o negócio. David então descobre que Robertson era contrabandista de armas. Ao mesmo tempo, a esposa de David e seus colegas de trabalho, começam a procurar por "Robertson" (na verdade David), pois queriam saber mais da morte do jornalista.

David então começa a fugir deles e recorre a uma jovem turista inglesa, que aceita ajudá-lo a escapar de seus conhecidos.


04- Melhor É Impossível (James L. Brooks, 1997)


Sinopse: Em Nova York, um escritor grosseiro e sarcástico (Jack Nicholson) tem como alvos principais um artista gay (Greg Kinnear), que é seu vizinho, e uma garçonete (Helen Hunt) que enfrenta problemas por ser mãe solteira e ter que se desdobrar para cuidar de seu filho, que tem asma crônica. Mas o destino vai fazer com que eles fiquem muito mais próximos do que poderiam imaginar.


03- Chinatown (Roman Polanski, 1974)


Sinopse: Um detetive especializado em casos matrimoniais é contratado por uma misteriosa mulher da alta sociedade para investigar o marido dela. O homem é assassinado e ele se vê envolvido com gângsters.


02- O Iluminado (Stanley Kubrick, 1980)


Sinopse: Durante o inverno, um homem, é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado, e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.


01- Um Estranho no Ninho (Milos Forman, 1975)


Sinopse: Randle Patrick McMurphy, um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched, mas ele não tem ideia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada".


Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário