Pessoalmente, acho que esta iniciativa é válida pelo o peso cultural destes filmes que moldaram gerações e que são amados por muitos cinéfilos, mas falta ousadia. Porque não dar enfase em clássicos menos conhecidos pelo o grande público, como: A Noite dos Desesperados, Os Sete Samurais, O Sétimo Selo, O Anjo Exterminador, Perdidos na Noite, A Montanha dos Sete Abutres e Network? E porque não, aos grandes filmes de gêneros cultuados como o horror? Filmes como: O Iluminado, O Exorcista, O Enigma do Outro Mundo, Alien - O Oitavo Passageiro e O Massacre da Serra Elétrica deveriam estar nesta programação. O western também deveria ter um lugar ao sol no Cinemark, com filmes como: Três Homens em Conflito, Rastros de Ódio, O Homem que Matou o Fascínora, Django, Rio Vermelho, Onde Começa o Inferno e O Tesouro de Sierra Madre. Assim como a ficção científica, com filmes como: Blade Runner, Star Wars, Akira e O Planeta dos Macacos. E ousando um pouco mais, com filmes de ação como: First Blood, Hard Boiled, Comando para Matar, Mad Max, Viver e Morrrer em Los Angeles e Duro de Matar.
Filmes assim poderiam despertar na grande maioria dos cinéfilos brasileiros a curiosidade de se aprofundar mais nesta cultura, porque diga-se de passagem, eles são muito preguiçosos.
Mesmo assim, fico feliz em poder rever estes filmes na maneira que eles merecem ser assistidos, numa grande sala de cinema numa fenomenal tela com uma imagem em alta definição.
Segue-se a lista dos filmes que serão exibidos:
O Poderoso Chefão: Parte II -- dias 6, 7 e 10 de setembro
A Felicidade Não Se Compra -- dias 13, 14 e 17 de setembro
Chinatown -- dias 20, 21 e 24 de setembro
Ghost: Do Outro Lado da Vida -- dias 27 e 28 de setembro e 1 de outubro
Nascido para Matar -- dias 4, 5 e 8 de outubro
Os Caça-Fantasmas -- dias 11, 12 e 15 de outubro
Sobre o autor:
Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
0 comentários:
Postar um comentário