Sedução e Vingança (Abel Ferrara, 1981)






                                                                       TRAILER:




Direção: Abel Ferrara
Roteiro: Nicholas St. John
País: EUA
Elenco:
Abel Ferrara
Albert Sinkys
Alex Jachno
Darlene Stuto
Editta Sherman
Faith Peters
Helen McGara
Jack Thibeau
Lawrence Zavaglia
Nike Zachmanoglou
Peter Yellen
S. Edward Singer
Stanley Timms
Vincent Gruppi
Zoë Lund (Thana)

Sinopse: Uma jovem tímida e inócua começa a enlouquecer depois de ser estuprada duas vezes em um mesmo dia. Aos poucos vai se transformando em uma implacável femme fatale, conforme sua sede de vingança se acentua - assassinando homens com uma pistola 45.

Análise:

Este filme é uma ode ao feminismo, principalmente para as mulheres que estão cansadas de serem tratadas como objeto de desejo sexual pelos homens, e sofrem abusos ou várias propostas indecentes de patrões, chefes, amigos e até familiares. Calma, não estou dizendo que o morticínio ou massacre é algo que deve ser feito nesta situação, mas aqui a ficção dá lugar a realidade, uma das mágicas do cinema é você ver personificado aquilo que o seu senso comum e moralidade não o deixa levar a prática, esta é uma das vantagens da arte na sociedade, ela faz com o que as pessoas comuns e psicologicamente normais não cometam algo de que irão se arrepender depois, ela serve às vezes como válvula de escape das tensões causadas pela vida mundana.

O filme dirigido pelo o controverso Abel Ferrara é polêmico pois ele foca nas angustias de uma linda modelo com afasia (ausência da fala)  que é constantemente assediada, até que um dia ela é estrupada repetidas vezes por um maníaco sexual, então num ataque de selvageria e fúria, ela o mata, e então,  empunhado uma pistola 45, ela começa  um genocídio sistemático do sexo masculino. O filme mostra a metamorfose de uma mulher fraca e solitária numa verdadeira psicopata. 

O filme faz uma metáfora do papel da mulher numa sociedade machista, onde a sua beleza é algo imprescindível para seu crescimento profissional e social e sua inteligencia ou opinião é algo efêmero que pode ser descartado e negligenciado. Como quase todos os filmes exploitation feito nesta época a mulher sempre é uma mortífera assassina que se rebela com as injustiças e a violência masculina contra a sua integridade física e moral.

A modelo femme fatale é interpretada por competência pela bela Zoë Lund (1962 - 1999), ela consegue nos convencer de que uma tímida e pacata mulher pode se transformar numa assassina com um desejo de vingança insano contra todos do sexo masculino. O filme é tenso, com uma atmosfera carregada por uma trilha sonora angustiante e genial, por fim, este é um filme sensacional dirigido pelo o mestre Abel Ferrara, um filme bastante parecido com uma outra produção do diretor, O Assassino da Furadeira de 1979.



Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário