Os 10 Melhores ''New French Extremity Movies''

''New French Extremity Movies'' é uma nomeação dada por cinéfilos e críticos para os filmes de horror e dramas extremos franceses, onde o lado obscuro da natureza humana é colocada de forma transgressora e radical. O grafismo sanguinolento e erótico é bem explorado nestes filmes que possuem características inspiradas nos splatters italianos.

Estes filmes definiram os extremos neste século e são obras realizadas por poucos cineastas e assistidas por poucas pessoas, é um subgênero que tem os seus dois pés no underground europeu que focam principalmente na degradação da mulher na sociedade machista européia, apesar de que numa antítese estes filmes podem parecer misóginos e sexistas. Particularmente eu gosto destes filmes, eu consigo enxergá-los além daquilo que eles aparentam, elas são obras que atravessam limites e fazem excelentes metáforas da natureza humana e do contexto social que estamos inseridos.

Estes filmes chocam, mexem com nosso imaginário e fazem com que ficamos dias pensando em todas as atrocidades escancaradas em nossas caras, psicologicamente confundindo e atordoando, mas afinal, a genialidade da arte não está nisso?

Esta lista está disposta em ordem cronológica:


10- Baby Blood (Alain Robak, 1990)


Sinopse: Quando uma estranha criatura se move no útero de uma mulher ela se torna uma assassina para alimentar o pequeno terror que cresce dentro dela.


09- Baise Moi (Coralie, Virginie Despentes, 2000)


Sinopse: A história gira em torno de duas mulheres que, por divertimento, acabam se envolvendo num mundo de crimes e assassinatos nas ruas de Paris. Espécie de ''Thelma & Louise'', só que com mais violência e cenas de sexo bem perto do explícito.


08- Desejo e Obsessão (Claire Denis, 2001)


Sinopse: Shane (Vincent Gallo) e June (Tricia Vessey) casaram-se recentemente e estão em plena lua-de-mel em Paris. Shane é um homem atormentado por ter um grande apetite sexual e, por causa disto, decide procurar seu velho conhecido Léo Semeneau (Alex Descas), um médico com quem trabalhou em experiências sobre a libido humana. O Dr. Semeneau está atualmente à procura de Coré (Béatrice Dalle), sua esposa, que era mantida presa no quarto mas fugiu recentemente. Shane decide ajudá-lo e acaba encontrando-a, agachada sobre um rapaz ensanguentado e cheio de mordidas.


07- Em Minha Pele (Marina de Van, 2002)


Sinopse: Após um acidente que rasga violentamente sua pele, uma mulher adquire uma crescente obsessão com seu próprio corpo, retratada sem nenhuma sutileza na película. Carne e sangue são explorados com calma no filme, em cenas longas e perturbadoras que formam uma apaixonada antítese da violência tradicional.


06- Irreversível (Gaspar Noé, 2002)


Sinopse: O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.


05- Alta Tensão (Alexandre Aja, 2003)


Sinopse: Marie e Alexia são amigas e companheiras na universidade. Num final de semana, Alexia leva Marie para a fazenda de seus pais, mas elas não imaginam que um inferno baterá a sua porta, e que a ida até a fazenda trará conseqüências drásticas e sombrias.


04- Eles (David Moreau, 2006)


Sinopse: Clémentine e Lucas são franceses que vivem em Bucareste, na Romênia. Ela dá aulas de francês, ele é escritor. O casal mora numa enorme e velha casa afastada do centro da cidade. Um local calmo e tranqüilo, até que certa noite Clémentine ouve um barulho no andar de baixo da casa. Assustada, ela acorda o marido. Eles estão atacando furiosamente e querem apenas brincar e apavorar.


03- A Invasora (Alexandre Bustillo, Julien Maury, 2007)


Sinopse: Sarah, uma jovem fotógrafa, está sozinha na noite de Natal. Ela está assim desde que seu marido morreu num acidente de carro. Só e grávida, recebe apenas as visitas de sua mãe dominadora e de seu chefe egocêntrico. A noite de Natal é o último dia antes de ir para o hospital ter seu bebê. Mas o silêncio de sua casa é quebrado quando uma misteriosa mulher bate à sua porta. Sarah desconfia e não atende. Todavia, a mulher se recusa a ir embora. Quando as coisas começam a se complicar, Sarah fica temerosa e chama a polícia, enquanto a mulher a observa pela janela.


02- Mártires (Pascal Laugier, 2008)


Sinopse: Lucie uma garota de 10 anos, esteve desaparecida por um ano quando é finalmente encontrada numa estrada, louca e desorientada, sem conseguir contar o que aconteceu.
Seu corpo apesar de maltratado não tem indícios de violência sexual, então é levada a um hospital onde se afeiçoa a outra garota chamada Anna, que passa a cuidar dela e estreitar os laços de amizade para que supere a experiência traumática que viveu.

15 anos depois, Lucie está completamente fora de controle, em busca dos responsáveis por todo aquele sofrimento, envolvendo Anna em acontecimentos com consequências imprevisíveis.


01- Enter the Void (Gaspar Noé, 2009)


Sinopse: Oscar e Linda vivem atualmente em Tóquio. Ele sobrevive através de pequenos negócios como traficante e ela como uma stripper em uma boate. Durante um ataque policial, Oscar é atingido por uma bala. Enquanto está morrendo, seu espírito, fiel à promessa que Oscar fez à irmã de nunca desistir , se recusa a deixar o mundo dos vivos. Sua mente, então, viaja pela cidade e suas visões começam a ficar cada vez mais caóticas e apavorantes. Passado, presente e futuro se misturam em um redemoinho alucinante.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário