50 Filmes Latino-Americanos que Você Precisa Assistir

Estes filmes são para mim as mais importantes obras que melhor definem o cinema latino-americano assim como são um retrato político, social e cultural desta fascinante porção do mundo ocidental. Estas obras-primas são a máxima expressão de artistas latinos e suas visões de como estes países foram fundados e de como sua população se comporta em relação ao restante do mundo e de todos os problemas que nós latinos enfrentamos em nossos cotidianos.

O cinema latino-americano é uma expressão cultural que ainda sofre certo tipo de preconceito em relação as demais estéticas cinematográficas de outros países mas que não fica atrás em nenhum conceito pré definidos por eles. Ao contrário, consegue ser ainda mais fascinante em diversos conceitos e gêneros cinematográficos.

Nesta lista priorizei o cinema ficção e deixei diversas obras documentárias de fora porque quis mostrar que o cinema latino-americano não é apenas um cinema feito jornalisticamente com intenção de mostrar um retrato mais contundente dos vários países que formam este lado singular do mundo. Estes filmes mostram a diversidade do cinema latino em suas mais varias formas e conceitos técnicos.

Os filmes estão dispostos de forma cronológica.

50- Los Olvidados/ Dirigido por: Luis Buñuel/ Gênero: Drama, Policial/ País: México/ Ano: 1950


Sinopse: Nos subúrbios da Cidade do México um grupo de jovens delinquentes passa os dias cometendo pequenos roubos. Um fugitivo de um reformatório, Jaibo (Roberto Cobo), por ser mais velho e experiente se torna o líder natural deles. Um dia, na companhia de Pedro (Alfonso Mejía), Jaibo se descontrola e espanca Julian (Javier Amézcua) até a morte, pois supostamente este o teria delatado. Pedro, que tem uma grande necessidade de carinho materno mas é ignorado por sua mãe (Estela Inda), carrega um sentimento de culpa por se considerar cúmplice de Jaibo, que se comporta como se nada tivesse acontecido. Jaibo ainda tenta seduzir a mãe de Pedro, que não lhe dá nenhuma abertura, fazendo com que o confronto entre Jaibo e Pedro seja algo inevitável.


49- O Cangaceiro/ Dirigido por: Lima Barreto/ Gênero: Ação, Drama/ País: Brasil/ Ano: 1953


Sinopse: "O Cangaceiro", filme realizado em 1953, foi um dos maiores sucessos do cinema brasileiro de todos os tempos. Escrito e dirigido por Lima Barreto, com diálogos criados por Rachel de Queiroz, "O Cangaceiro" foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas do mundo. Considerado até hoje o melhor filme produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, sua história se inspirava na lendária figura de Lampião: o bando de cangaceiros do capitão Gaudino semeia o terror pela caatinga nordestina. A professora Maria Clódia, raptada durante um assalto do grupo, se apaixona pelo pacífico Teodoro. O forte amor entre os dois gera grande conflito entre a turma. O Cangaceiro ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora com a música "Olê muié rendeira", interpretada pela também atriz Vanja Orico no Festival Internacional de Cannes. O sucesso em Cannes levou o filme para mais de 80 países e ele foi vendido para a Columbia Pictures. Só na França, ficou cinco anos em cartaz.


48- Ensayo de un Crimen/ Dirigido por: Luis Buñuel/ Gênero: Comédia, Drama, Policial/ País: México/ Ano: 1955


Sinopse: Archibaldo é presenteado na infância com uma caixinha de música que pretensamente lhe daria poderes para eliminar seus inimigos. Coincidentemente assiste à morte de sua ama enquanto testa os poderes da caixa e atribui o feito aos poderes desta.

Adulto, marcado pelo episódio, confessa ao chefe de polícia seus crimes, apresentando-se como serial killer.


47- El Ángel Exterminador/ Dirigido por: Luis Buñuel/ Gênero: Comédia, Drama, Fantasia, Mistério/ País: México/ Ano: 1962


Sinopse: Após uma extravagante e farta refeição, os convidados se sentem estranhamente incapazes de deixar a sala de jantar e, nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e o grupo passa a viver como animais.


46- O Pagador de Promessas/ Dirigido por: Anselmo Duarte/ Gênero: Drama/ País: Brasil/ Ano: 1962


Sinopse: Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão(Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.


45- Deus e o Diabo na Terra do Sol/ Dirigido por: Glauber Rocha/ Gênero: Drama, Aventura/ País: Brasil/ Ano: 1964


Sinopse: Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.


44- Soy Cuba/ Dirigido por: Mikhail Kalatozov/ Gênero: Drama/ País: Cuba/ Ano: 1964


Sinopse: Quatro histórias independentes traçam um painel de Cuba entre a derrubada do regime de Batista e a revolução comunista. Em Havana, Maria envergonha-se quando o homem de quem gosta descobre como ela ganha a vida. Pedro, um camponês idoso, descobre que a terra que cultiva foi vendida a uma empresa. Um universitário vê seus amigos serem atacados pela polícia quando distribuíam panfletos a favor de Fidel Castro. Por fim, uma família de camponeses é ameaçada pelas forças de Batista.


43- O Padre e a Moça/ Dirigido por: Joaquim Pedro de Andrade/ Gênero: Drama/ País: Brasil/ Ano: 1965 


Sinopse: A chegada de um novo padre numa pequena cidade do interior de Minas Gerais causa verdadeira comoção na conservadora atmosfera local. A situação se agrava quando se descobre que o padre fica completamente atraído por um jovem moça. Uma história de amor proibido que logo se transforma em paixão desenfreada. Baseado no poema de Carlos Drummond de Andrade.


42- São Paulo Sociedade Anônima/ Dirigido por: Luís Sérgio Person/ Gênero: Drama/ País: Brasil/ Ano: 1965


Sinopse: Em São Paulo, entre 1957 e 1961, é mostrada a trajetória de Carlos (Walmor Chagas), que pertence à classe média. Guiando-se pelas chances imediatas que lhe são dadas pela sociedade, ele ingressa numa grande empresa. Depois aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, da qual torna-se gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem projeto de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir.


41- La Muerte de un Burócrata/ Dirigido por: Tomás Gutiérrez Alea/ Gênero: Comédia/ País: Cuba/ Ano: 1966


Sinopse: Um trabalhador exemplar morre em um acidente e é enterrado com a sua carteira de trabalho. Para conseguir o direito de pensão para a sua tia, Juanchín sofre os percalços de uma odisseia provocada pelos absurdos da burocracia.


40- Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver/ Dirigido por: José Mojica Marins/ Gênero: Terror/ País: Brasil/ Ano: 1967


Sinopse: Zé do Caixão ainda está em busca da mulher perfeita para dar a luz ao seu filho, e, com a ficha limpa pelos crimes cometidos no passado no primeiro filme (À Meia-Noite Levarei Tua Alma), continua aterrorizando a população de sua pequena cidade com suas sádicas e iconoclastas práticas.


39- Terra em Transe/ Dirigido por: Glauber Rocha/ Gênero: Drama/ País: Brasil/ Ano: 1967


Sinopse: O senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém existem diversos homens que querem este poder, que resolvem enfrentá-lo.


38- O Bandido da Luz Vermelha/ Dirigido por: Rogério Sganzerla/ Gênero: Drama/ País: Brasil/ Ano: 1968


Sinopse: Marginal paulista chamado João Acácio Pereira, mais conhecido como Bandido da Luz Vermelha, coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer os crimes mais requintados - de estupro a assassinatos. Ele conhece a provocante Janete Jane, famosa em toda a Boca do Lixo, por quem se apaixona.


37- Memórias del Subdesarrollo/ Dirigido por: Tomás Gutiérrez Alea/ Gênero: Drama/ País: Cuba/ Ano: 1968


Sinopse: Em 1962, logo depois da Revolução de Fidel Castro em Cuba, Sergio fica sozinho em Havana, quando sua mulher se divorcia e sai do país, assim como seu melhor amigo. Acaba se casando com uma mulher que não desejava. Mas sua apatia e inação o condenam à solidão.


36- Macunaíma/ Dirigido por: Joaquim Pedro de Andrade/ Gênero: Fantasia, Comédia/ País: Brasil/ Ano: 1969


Sinopse: Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos.


35- El Topo/ Dirigido por: Alejandro Jodorowsky/ Gênero: Fantasia, Faroeste/ País: México/ Ano: 1970


Sinopse: "El Topo" é um pistoleiro todo vestido de preto que vaga pelo mundo sem motivo aparente, ajudando as pessoas em seu caminho. O filme apresenta um mundo deserto e sádico onde predomina a cultura mexicana, o culto às armas e ao fanatismo; uma jornada pelo surreal repleta de simbolismos e imagens impactantes.


34- The Holy Mountain/ Dirigido por: Alejandro Jodorowsky/ Gênero: Fantasia, Drama/ País: México/ Ano: 1973


Sinopse: Jodorowsky interpreta o papel do "alquimista", que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Sua intenção é submeter o grupo a uma série de ritos de natureza mística para que se desprendam da bagagem "mundana", antes de embarcar numa viagem em direção à misteriosa Ilha de Loto. Uma vez na ínsula, iniciam a ascensão à Montanha Sagrada, para substituir os Deuses imortais que em segredo dominam o mundo.


33- Ódio/ Dirigido por: Carlo Mossy/ Gênero: Drama, Policial/ País: Brasil/ Ano: 1977


Sinopse: O advogado Roberto, após assistir o massacre de seus pais, de sua irmã pequena e da empregada por quatro assaltantes - Nestor, Geraldão, Souza e Carvão -, vê ruir na prática a tese que defendia de que não existem criminosos, e sim crimes. Obcecado pelo ódio e pelo desejo de vingança, abandona a carreira, para se entregar inteiramente à perseguição dos criminosos...


32- Pixote: A Lei do Mais Fraco/ Dirigido por: Héctor Babenco/ Gênero: Drama/ País: Brasil/ Ano: 1980


Sinopse: Pixote (Fernando Ramos da Silva) foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua "educação", pois conviveu com todo o tipo de criminoso e jovens delinqüentes que seguem o mesmo caminho. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos


31- Eles Não Usam Black-Tie/ Dirigido por: Leon Hirszman/ Gênero: Drama/ País: Brasil/ Ano: 1981


Sinopse: Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.


30- Santa Sangre/ Dirigido por: Alejandro Jodorowsky/ Gênero: Drama, Suspense, Terror/ País: México/ Ano: 1989


Sinopse: Fenix é um jovem que vive internado em um hospício. Quando era novo, ele presenciou a mutilação de sua mãe, uma fanática religiosa pagã, pelo próprio pai, o dono de um circo muito peculiar. Traumatizado, Fenix embarca em uma obsessão pela própria mãe, e entra em um mundo de trevas e de mortes indiscriminadas.


29- Un Lugar en el Mundo/ Dirigido por: Adolfo Aristarain/ Gênero: Drama/ País: Argentina/ Ano: 1992


Sinopse: Mario e Ana, em exílio voluntário de Buenos Aires, vivem com seu filho de 12 anos, Ernesto. Com a necessidade da passagem de uma rede elétrica pela região, problemas aparecem na vida deles.


28- Cronos/ Dirigido por: Guillermo del Toro/ Gênero: Terror, Mistério/ País: México/ Ano: 1992


Sinopse: Em 1536, o alquimista Humberto Oganelli desembarcou em Veracruz, no México. Lá ele criou um objeto de ouro chamado Cronos, que concede vida eterna a quem o detém. Quatro séculos depois, a queda de parte de um prédio gera algumas vítimas. Entre elas está um homem de pele estranha, alquimista. As autoridades localizam sua residência, mas jamais divulgam o que encontraram no local. Após uma rápida investigação, o conteúdo da mansão é leiloado. Com isso Cronos chega às mãos de um vendedor de antiguidades que, acidentalmente, dispara seu mecanismo. De seu interior sai uma aranha, que injeta no corpo de seu portador um estranho líquido. Aos poucos ele percebe que seu corpo está rejuvenescendo, mas também passa a ter uma obsessão por sangue.


27- Perdita Durango/ Dirigido por: Álex de la Iglesia/ Gênero: Ação, Drama, Romance/ País: México/ Ano: 1997


Sinopse: Perdita Durango (Rosie Perez) é uma mulher jovem, sexy e orgulhosa de seu passado cheio de sangue e estranhas paixões. Ela conhece Romeo Dolorosa (Javier Bardem), um tipo durão e sensual que pratica rituais de magia negra, além de assaltos e tráfico de cadáveres e substâncias ilegais. Os dois se apaixonam e, juntos, vivem cruzando a fronteira que separa o México dos Estados Unidos, multiplicando seus delitos e inimigos. Eles raptam dois adolescentes com a intenção de sacrificá-los enquanto transportam um carregamento ilegal, mas começam a ser perseguidos por um ex-sócio de Romeu, pela polícia e por gangsters. Durante a fuga, muito sexo, cigarro, confidências e violência, enquanto os dois adolescentes passam por maus bocados.

O filme é baseado no romance 59º And Raining, de Barry Gifford. A personagem Perdita Durango já havia aparecido em Coração Selvagem, interpretada por Isabella Rossellini.


26- Central do Brasil/ Dirigido por: Walter Salles/ Gênero: Drama/ País: Brasil/ Ano: 1998


Sinopse: Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com o seu filho, Josué, um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do Nordeste, à procura do pai. À medida em que vão entrando país adentro, esses dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando. Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.


25- Plata quemada/ Dirigido por: Marcelo Piñeyro/ Gênero: Drama, Policial, Romance/ País: Argentina/ Ano: 2000


Sinopse: Angel (Eduardo Noriega) e Nene (Leonardo Sbaraglia) são dois matadores inseparáveis conhecidos no meio como "os gêmeos". Até que Fontana (Ricardo Bartis) lhes propõe um novo golpe: assaltar o caminhão que transporta os pagamentos da cidade de San Fernando, que transporta 7 milhões. Tanto Angel quanto Nene aceitam a proposta, para fugir do tédio e superar a crise que existe entre eles naquele momento. Porém, o que parecia ser um trabalho fácil acaba se tornando um verdadeiro massacre. Fontana, Angel e Nene decidem fugir para o Uruguai, para evitar que sejam mortos pelos policiais argentinos, que estão sedentos por vingança. Lá eles se escondem em um apartamento emprestado por Losardo (Héctor Alterio), um mafioso local, onde esperam a chegada de novos documentos fraudados que permitam que eles viajem para o Brasil. Mas quanto mais os documentos demoram a chegar mais a tensão entre os três cresce, chegando a níveis insuportáveis.

24- Amores Perros/ Dirigido por: Alejandro González Iñárritu/ Gênero: Drama, Thriller, Suspense/ País: México/ Ano: 2000


Sinopse: Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o adolescente Octavio (Gael García Bernal), que decidiu fugir com a mulher de seu irmão, Susana (Vanessa Bauche), usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel (Álvaro Guerrero) resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria (Goya Toledo), uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo (Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel, após passar vários anos preso. Ali, em meio ao caos, ele encontra Cofi e vê a possibilidade de sua redenção.


23- Nueve Reinas/ Dirigido por: Fabián Bielinsky/ Gênero: Drama, Policial, Suspense/ País: Argentina/ Ano: 2000


Sinopse: Marcos (Ricardo Darín) e Juan (Gastón Pauls) são dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. Os dois se conhecem numa madrugada, após Juan tentar dar um golpe em um balconista, e resolvem se unir para participar de uma negociação milionária, envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como "Nove Rainhas". Um milionário espanhol está interessado em comprar a série, mas como deixará a cidade ao amanhecer o negócio precisa ser realizado imediatamente. Com isso, o veterano Marcos ensina a Juan os segredos do ofício e a cada passo que dão encontram novos ladrões e farsantes, sendo que não poderão confiar em ninguém, nem mesmo um no outro.


22- Bicho de Sete Cabeças/ Dirigido por: Laís Bodanzky/ Gênero: Drama/ País: Brasil/ Ano: 2001


Sinopse: Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais.

Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai.

A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.


21- Y tu mamá también/ Dirigido por: Alfonso Cuarón/ Gênero: Drama, Romance/ País: México/ Ano: 2001


Sinopse: Tenoch (Diego Luna) e Julio (Gael Garcia Bernal) são dois adolescentes de 17 anos que são controlados pelos seus hormônios e desejam se tornar adultos rapidamente. Em uma tarde festiva eles encontram Luisa (Maribel Verdú), uma garota espanhola 11 anos mais velha que eles e que é casada com o primo de Tenoch. Eles a convidam para uma viagem à praia de Boca del Cielo, convite este inicialmente recusado e posteriormente aceito, após Luisa receber uma desagradável notícia. Porém, tanto Julio quanto Tenoch não conhecem o caminho até a praia e nem mesmo se ela realmente existe, fazendo com que os três se aventurem em uma viagem onde inocência, sexualidade e amizade irão colidir.


20- El Hijo de la novia/ Dirigido por: Juan José Campanella/ Gênero: Comédia, Drama, Romance/ País: Argentina/ Ano: 2001


Sinopse: Aos 42 anos Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão.

Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante fundado por seu pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai.

Rafael raramente visita sua mãe, Norma (Norma Aleandro), que está perdendo a memória, pois ela sempre implica com suas acompanhantes.

Sua ex-esposa o acusa de não dar a devida atenção ao filho e ainda há Naty (Natalia Verbeke), atual namorada de Rafael, que sempre lhe exige atenção e comprometimento.

Em meio a todas estas responsabilidades Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.


19- Valentin/ Dirigido por: Alejandro Agresti/ Gênero: Drama, Comédia, Romance/ País: Argentina/ Ano: 2002


Sinopse: 1960, Buenos Aires. Valentin (Rodrigo Noya) é um menino de 9 anos que vive com sua avó (Carmen Maura), já que seu pai vive ocupado trabalhando e sua mãe está desaparecida desde a separação de seu pai. Solitário, Valentin divide seu tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas por sua avó. Seu grande sonho é que seu pai o leve para conhecer sua mãe, mas ele se irrita só de ouvir a simples menção do nome dela. Valentin passa a acreditar que possa ter enfim uma mãe quando conhece Leticia (Julieta Cardinali), a mais nova namorada de seu pai.


18- Cidade de Deus/ Dirigido por: Fernando Meirelles, Kátia Lund/ Gênero: Ação, Drama, Policial/ País: Brasil/ Ano: 2002


Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência.

Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade.

Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão.

É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.


17- Machuca/ Dirigido por: Andrés Wood/ Gênero: Biografia, Drama/ País: Chile/ Ano: 2004


Sinopse: Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.


16- Maria Full of Grace/ Dirigido por: Joshua Marston/ Gênero: Drama/ País: Colômbia/ Ano: 2004



Sinopse: Aos 17 anos, Maria (Catalina Sandino Moreno) vive numa pequena localidade ao norte de Bogotá, na Colômbia. Ela e sua amiga Blanca (Yenny Paola Vega) trabalham em uma grande plantação de rosas, retirando espinhos e amarrando as flores, tarefa entediante que obedece a regras rígidas. As únicas diversões de Maria são o namoro com Juan (Wilson Guerrero) e as festas na praça do lugarejo. Certo dia, pouco depois de descobrir que está grávida, ela se envolve numa discussão e é demitida. Decidida a melhorar de vida e tentar a sorte na cidade grande, a jovem aceita a oferta de um conhecido: transportar heroína para Nova York em seu próprio estômago.


15- Tropa de Elite/ Dirigido por: José Padilha/ Gênero: Ação, Policial, Drama/ País: Brasil/ Ano: 2007


Sinopse: 1997. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.


14- La Nana/ Dirigido por: Sebastián Silva/ Gênero: Drama/ País: Chile/ Ano: 2009


Sinopse: A introvertida Raquel trabalha como empregada para a família Valdés há 23 anos. Amargurada e comportando-se como um membro da família, passa a entrar em choque com a filha mais velha, levando Pilar, sua patroa, a contratar outra pessoa para dividir com ela as responsabilidades da casa. Sentindo seu posto ameaçado, Raquel expulsa a nova moça com terrorismo psicológico. O caso se repete até Pilar contratar uma jovem inexperiente do interior, Lucy, que se mostra a única capaz de romper a barreira que Raquel construiu em torno de si.


13- El Secreto de Sus Ojos/ Dirigido por: Juan José Campanella/ Gênero: Drama, Suspense, Mistério/ País: Argentina/ Ano: 2009


Sinopse: Após trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato. A Argentina entrava num ciclo de extrema violência política e a investigação colocou em risco sua vida. Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida.


12- La Teta Asustada/ Dirigido por: Claudia Llosa/ Gênero: Drama/ País: Peru/ Ano: 2009


Sinopse: A teta assustada é um folclore existente no Peru, que atinge as mulheres estupradas durante a guerra do terrorismo. Seus filhos absorvem a doença através do leite materno, ficando sem alma. É o que ocorre com Fausta (Magaly Solier). A súbita morte de sua mãe faz com que ela tenha que enfrentar seus medos e o segredo que esconde: a existência de uma batata em sua vagina, como forma de se proteger de um possível estupro.


11- Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro/ Dirigido por: José Padilha/ Gênero: Ação, Drama, Policial/ País: Brasil/ Ano: 2010


Sinopse: Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava.

E não é só.

Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo.

Tropa de Elite 2, agora é pessoal.


10- Medianeras/ Dirigido por: Gustavo Taretto/ Gênero: Drama, Comédia/ País: Argentina/ Ano: 2011


Sinopse: Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala) vivem na mesma rua, em edifícios opostos, mas eles nunca se conheceram. Eles andam pelos mesmos lugares mas nunca notaram um ao outro. Quais são as chances deles se conhecerem em uma cidade de três milhões de habitantes? O que os separa, irá uni-los.


09- Violeta Se Fue a Los Cielos/ Dirigido por: Andrés Wood/ Gênero: Drama, Biografia/ País: Chile/ Ano: 2011


Sinopse: Intratável, terna, boêmia, áspera, contundente, frágil e indomável. Violeta Parra foi uma das artistas mais emblemáticas do Chile - e ainda assim, profundamente ignorada por décadas de uma cultura controlada pela ditadura de Pinochet.

Andrés Wood, diretor de Machuca, realiza um trabalho primoroso ao trazer para as telas, a partir do livro escrito pelo filho de Violeta, Ángel Parra, a vida, a obra, a memória, os amores e as esperanças dessa cantora, compositora, poeta e pintora que é um dos maiores ícones da arte popular latino-americana.



 08- No/ Dirigido por: Pablo Larraín/ Gênero: Drama/ País: Chile/ Ano: 2012


Sinopse: História do plebiscito que, em 1988, pôs fim a uma ditadura de 15 anos imposta por Augusto Pinochet. Baseado na peça do escritor chileno Antonio Skármeta, El plebiscito, No conta a história de René Saavedra (Gael Garcia Bernal), um exilado que volta ao chile e vai trabalhar como publicitário a serviço da campanha "Não", que tem como objetivo influenciar o eleitorado a votar contra a permanência de Augusto Pinochet no poder durante um referendo, feito sob pressão internacional, pelo próprio ditador. Com poucos recursos e sob constante vigilância por homens de Pinochet, ele concebeu um ousado plano para ganhar o referendo.


07- Después de Lucía/ Dirigido por: Michel Franco/ Gênero: Drama/ País: México/ Ano: 2012


Sinopse: Desde a morte de sua esposa, Roberto não consegue dedicar muito tempo à sua filha Alejandra, uma jovem de 15 anos. Para escapar da depressão que passa a dominar a rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda em busca de uma nova vida na Cidade do México. Envergonhada e incapaz de explicar para o pai as razões, Alejandra omitirá as humilhações e abusos emocionais e físicos sofridos em seu novo colégio. Os dois vão se distanciando cada vez mais, à medida que a violência toma conta de suas vidas.


06- 7 Cajas/ Dirigido por: Juan Carlos Maneglia, Tana Schembori/ Gênero: Ação, Thriller/ País: Paraguai/ Ano: 2012


Sinopse: ASSUNÇÃO, Paraguai. Víctor, um carreteiro de 17 anos, se distrai imaginando ser famoso e admirado na televisão de uma loja de DVD's em pleno Mercado 4, o que causa a perda de um cliente para outro carreteiro que se adiantou. O mundo do mercado é hostil, competitivo e há milhares como ele esperando levar as compras dos clientes em troca de uma pequena remuneração. Victor entende que necessita mover-se para conseguir algum dinheiro nesse dia. Então recebe uma proposta incomum, transportar 7 caixas, as quais desconhece seu conteúdo, em troca de uma nota rasgada de 100 dólares. A outra metade do dinheiro seria entregue quando este termine seu trabalho. Com um celular emprestado, que o dono das caixas utiliza para orientá-lo, Víctor empreende a viagem. Cruzar as 8 maçãs que cobre o mercado parecia fácil, mas as coisas vão se complicando: Tem uma das caixas roubada, perde o celular e a polícia rodeia o mercado buscando algo que ele ignora por completo. A isso se soma um grupo de carreteiros dispostos a roubar as caixas por uma soma ínfima de dinheiro. Sem saber, Víctor e seus perseguidores estão involucrados em um crime do qual não sabem nada: a causa, a vítima e o culpado. Anoitece e Víctor entende que agora é cúmplice de algo muito perigoso. A necessidade então lhe obriga a correr, a gritar, ou simplesmente, calar-se.


05- Gloria/ Dirigido por: Sebastián Lelio/ Gênero: Comédia, Drama/ País: Chile/ Ano: 2013


Sinopse: Gloria é uma divorciada de 58 anos. Seus filhos saí­ram de casa, mas ela não tem vontade de passar seus dias e noites sozinha. Determinada a desafiar a velhice e a solidão, ela entra de cabeça em um turbilhão de festas para solteiros em busca de gratificação instantânea – que só leva repetidamente para decepções e vazio. Mas então ela conhece Rodolfo, um ex-oficial naval sete anos mais velho que ela, a quem se sente romanticamente inclinada. Glora até começa a imaginar uma relação permanente entre os dois. No entanto, o encontro apresenta desafios inesperados e Gloria gradualmente se encontra sendo forçada a confrontar seus próprios segredos obscuros. O terceiro filme do diretor é uma tragicomédia de esperanças frágeis e verdades dolorosas, um retrato de uma mulher poderosa que consegue afirmar sua própria força e independência, apesar de um turbilhão de sentimentos contraditórios. A história se desenrola no contexto dos atuais acontecimentos políticos no Chile, incorporando as águas turvas de quarenta anos de história chilena.


04- La Jaula de Oro/ Dirigido por: Diego Quemada-Diez/ Gênero: Drama/ País: México/ Ano: 2013


Sinopse: O drama segue as aventuras de dois adolescentes que buscam cruzar a fronteira mexicana para encontrar uma vida melhor nos Estados Unidos.


03- Luna de cigarras/ Dirigido por: Jorge Diaz de Bedoya/ Gênero: Ação, Faroeste Thriller/ País: Paraguai/ Ano: 2014


Sinopse: O jovem nascido nos Estados Unidos, J.D. Flitner, chega a Assunção para fechar um trato com El Brasiguayo, um poderoso mafioso de alto escalão. Gatillo, mão direita do El Brasiguayo procura se sobressair sobre seu chefe, deixando-o em uma situação comprometedora. Sem saber, a vida de J.D. Flitner estará por um fio quando sair para explorar a cidade e se perder pelo labirinto da noite.


02- Relatos Salvajes/ Dirigido por: Damián Szifron/ Gênero: Comédia, Drama, Thriller/ País: Argentina/ Ano: 2014 


Sinopse: Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. São seis episódios com pessoas vivendo situações-limite e respondendo violenta e inesperadamente a elas: uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.


01- La Danza de la Realidad/ Dirigido por: Alejandro Jodorowsky/ Gênero: Fantasia, Biografia, Drama/ País: Chile/ Ano: 2014


Sinopse: “Uma autobiografia imaginada” - assim Alejandro Jodorowsky, um dos mais excêntricos e ousados realizadores vivos, define o seu novo filme. Tomando sua história de vida como ponto de partida, o diretor inicia sua trajetória em Tocopilla, pequena cidade do deserto chileno onde cresceu tendo a imaginação como sua principal aliada. Expandindo a ficção até alcançar seu limite, Jodorowsky justifica a união entre poesia, filosofia, cinema e tarô, e suas evidentes idiossincrasias, numa tentativa de compreender e expor quem de fato é.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious. Gosta dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Seus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários: