Coffy (Jack Hill, 1973)



                                                             
                                                                         TRAILER:



Direção: Jack Hill
Roteiro: Jack Hill
País: EUA

Elenco:
Allan Arbus (Arturo Vitroni)
Barry Cahill (McHenry)
Bob Minor (Studs)
Booker Bradshaw (Howard Brunswick)
Carol Locatell (Priscilla)
Eugene Jackson
John Perak (Aleva)
Jophery C. Brown
Lee de Broux (Nick)
Linda Haynes (Meg)
Lisa Farringer (Jeri)
Marilyn Joi
Pam Grier (Coffy)
Robert DoQui (King George)
Ruben Moreno (Ramos)
Sid Haig (Omar)
William Elliott (Carter)


Sinopse: Depois de presenciar a morte de sua irmã viciada em drogas, uma bela enfermeira decide fazer justiça com as próprias mãos, vingando-se de cafetões, traficantes e policiais corruptos.
O filme que transformou a bela Pam Grier em musa do cinema blaxploitation.

Análise:

''Coffy'' é um clássico do blaxploitation que são filmes que exaltam a cultura que envolvia o movimento black power norte-americano e que de forma ácida e crua denunciavam todos os crimes sociais e culturais cometidos contra eles, como o racismo. O filme tem a musa Pam Grier em sua melhor forma como atriz e claro... física! A sexualidade despretensiosa e a beleza exótica de Pam Grier desperta sentimentos ferozes nos personagens masculinos deste filme, quase que uma insanidade psicossexual. Ela está estonteante como uma enfermeira revoltada com o crime organizado financiado pelo o tráfico de drogas, depois de perder sua irmã por overdose de heroína, ela declara guerra ao submundo do crime tentando aniquilar todo este conglomerado que enriquece as custas de morte e violência, principalmente da comunidade composta pelos negros. 

''Coffy'' é um bom exemplo de filmes de exploração, ele possui cenas de ação violentas, uma trilha sonora extraordinária composta pelo o melhor que a cultura black power podia oferecer, com músicas de Roy Ayers, Dee Dee Bridgewater e Wayne Garfield. O filme possui uma linguagem estilosa cheia de gírias badass e cool. Ele é dirigido pelo o mestre dos filmes de exploração dos estados unidos Jack Hill, sendo este o seu trabalho mais conhecido.

''Coffy'' também é um bom exemplo de filme diversão com denuncia social que remetia o papel do negro nos EUA e o seu lugar numa sociedade classicista e racista, onde a discriminação e a perseguição era uma constante na vida dos que não estavam incluídos na ordem imposta por uma minoria reacionária. Nesta época, que remetem o final dos anos 1960 e o começo dos 1970, com os EUA vivendo uma política desestabilizada com os republicanos no poder os negros eram quem sofria as maiores consequências da discriminação social vivendo a margem da sociedade, então a violência e o crime fazia parte do cotidiano da maioria dos afro-descendentes. Hoje, os afro-americanos tem um papel mais ativo nos EUA, mas ainda são alvos de descriminação perante a sociedade ocidental moderna e filmes como ''Coffy'' ainda são bastante atuais. 

Trilha Sonora:

Roy Ayers - Coffy is the Color:





Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário