BREAKING BAD: UM BREVE OLHAR SOBRE ESTA SÉRIE GENIAL




Breaking Bad é a série que redefiniu os padrões televisivos e que é um dos maiores sucessos deste segmento nos últimos tempos. A mente brilhante criadora desta série se chama Vince Gilligan, um exímio contador de estórias que tem a ousadia como a roda dentada de seu sucesso.

A série Breaking Bad é um divisor de águas, assim como foi Sopranos, The Wire e Dexter. A série foca em assuntos polêmicos e disseca a natureza humana de forma brilhante, uma simbiose perfeita entre o drama, suspense e ação. Uma série que já se tornou um clássico da contracultura moderna nos EUA, uma crítica ácida ao sistema que forma o ''american way of life''. Walter White é a personificação de todos os adjetivos que formam a personalidade de uma pessoa com um intelecto elevado que em sua depressão busca desesperadamente a redenção para o seu fracasso profissional e pessoal que acarreta a quem tem a perseverança cega de atingir esta meta inócua, o preço alto que se paga para alcança-la de forma desgovernada.

Walter White é brilhantemente interpretado por Brian Carnston que tem neste anti-herói o trabalho mais marcante de sua carreira, Walter White ao meu ver, em seu negócio como um químico que fabrica metanfetamina, nunca obteve a supremacia que ele tanto queria suprir de uma vida de fracassos e más escolhas, ao contrário, sua sorte é a sua queda, suas pequenas atitudes pretensiosas, egocêntricas e egoístas levaram à grandes consequências que atingiram de forma negativa todos a sua volta, sujou suas mãos de sangue inocente e levou a destruição direta e indireta de várias vidas, algo que no decorrer da série ele não se importa mais, seu senso moral não mais é uma regra. A personagem deixa claro sua vontade de ter sido reconhecido como a um notável químico e físico na escolha do pseudônimo criminoso que ele adota para si, o nome do físico alemão ganhador do prêmio nobel, Werner Heisenberg. A cada nova temporada vemos a metamorfose completa de um amoroso, ambicioso e fracassado professor de química do ensino médio e pai de família num perfeito psicopata, isto que é a genialidade desta série, de forma natural, metódica e desafiando todos os limites do plausível e da lógica ela nos apresenta esta transformação e nos faz acreditar que isso realmente pode ser possível.

Cada um dos personagens secundários formam a base da série e também sustentam a complexidade da personagem principal, eles são estadunidenses comuns vivendo suas vivas e que também almejam de forma menos obsessiva o ''american way of life'' e sofrem do bem e do mal que esta busca proporciona. Walter White modifica para sempre suas vidas os levando a lugares obscuros os fazendo ultrapassar os diversos limites que suas vidas maquinais e minimalistas impõem, colocando abaixo tudo que eles acreditavam, Walter se aproveita da ingenuidade destas pessoas que julgam tudo de forma bastante simplória para manipula-las e ludibriá-las a seu favor, algo que ele faz muito bem. Já a personagem vivido magistralmente por Aaron Paul faz o outro lado da moeda, até conhecer Walter, Jesse Pinkman era um pequeno marginal que apenas almejava os pequenos prazeres que uma venda de poucas gramas de metanfetamina podiam oferecer, um criminoso de terceira que em pouco tempo estaria preso ou morto, um adolescente que se considerava um bandido, um homem mau, mas que no decorrer da série, depois de se arrebentar e perder de forma cruel para sempre as pessoas que amava, ele demonstra ser um ser humano com um elevado senso moral, de uma grande e cativante compaixão e de uma profunda humanidade, o oposto de Walter White.

A metanfetamina é um personagem secundário da série, hoje nos EUA ela é a droga mais consumida entre todas as classes sociais, e a série foca diretamente neste assunto visando levar os tabus abaixo. A séria também procura enfatizar como o sistema policial é frágil mesmo com todos recursos tecnológicos a seu favor, ele ainda é desprovido de pessoas que raciocinam de forma não ortodoxa, ou seja, que não siga a risca os regulamentos e os atos pré-determinados, também questiona o fato de que, como alguém desprovido de qualquer suspeita se portando como um bom samaritano ou como um homem de família que aparenta ter uma moral integra pode facilmente enganá-lo. Nesta série nada é o que aparenta ser.

Outro personagem principal da série é o câncer e todas as adversidades que ele provoca no indivíduo que o porta e na sua família, desde o seu agressivo tratamento até as relações pessoais e interpessoais do doente. Walter White luta contra um fatal carcinoma pulmonar, é esta condição que o faz reavaliar sua vida e também o faz entrar no mundo do crime organizado afim de deixar algum espólio que não seja a humilhação de dívidas astronômicas devido ao caro tratamento, angústias comuns nas famílias de classe média dos portadores de câncer e outras doenças graves que não possuem o bastante para bancar o caro serviço de saúde norte-americano. A personagem vivido por Brian Carnston também é uma inspiração para os pacientes que lutam contra o câncer na vida real, não suas atitudes criminosas, mas sua força de vontade que se torna crescente no decorrer da série e o faz enfrentar este grave problema de forma cativante.

Não é só no câncer que a série foca, mas também em outras enfermidades que mudam as vidas de várias pessoas, como a paralisia cerebral e lesões medulares graves que tem no seu fator de cura a importância do estado psicológico de quem as adquire, disseminando mensagens otimistas de forma verídica para os enfermos da vida real, que necessitam deste tipo de inspiração para superação de limites e aceitação de suas condições. Na quinta temporada a nota ''dedicado ao nosso amigo Kevin Cordasco'' no final do primeiro episódio, intrigou os fãs da série. Kevin Cordasco era um menino de 16 anos que lutava contra um câncer terminal e a série o inspirava a bater de frente contra a doença, infelizmente o garoto morreu antes da estréia da segunda parte da quinta temporada que marcará o seu final, que desde já, deixará milhares de fãs órfãos.



Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário