Os 50 Melhores Western de Todos os Tempos Segundo Cinema e Fúria

Há tempos queria fazer esta lista, mas sempre adiava por falta de tempo e também porque este é o meu gênero preferido e para mim é muito difícil listar apenas 50 filmes, já que o western ou faroeste está repleto de obras-primas. Então, esta é uma das listas mais pessoais que já criei aqui no blog.

O faroeste é dividido em vários subgêneros que vão dos westerns clássicos, acid western, westerns revisionistas, westerns spaghettis, westerns contemporâneos e etc. Não vou listar os filmes por estes subgêneros e sim pelo o conceito universal do que o faroeste representa para o cinema e os filmes que melhor definem este conceito.

O faroeste é o gênero mais completo porque dentro do seu universo pode-se explorar diversos outros gêneros como drama, ação, comédia, aventura, suspense, terror, surrealismo, psicodelismo e romance. Outra questão fascinante do gênero é de que seus filmes estão repletos de questionamentos e críticas sociopolíticas que definem o período primordial que os filmes estão inseridos, fazendo analogias geniais com o mundo contemporâneo que se refletem nos tempos de outrora, tempos estes, menos civilizados.

A lista está disposta em ordem cronológica e novamente friso: ESTA NÃO É UMA LISTA DEFINITIVA! 

Bem vindos ao WESTERN!


01- O Grande Roubo do Trem (The Great Train Robbery)/ Dirigido por: Edwin S. Porter/ Ano: 1903


Sinopse: Na cena inicial, dois assaltantes mascarados obrigam um telegrafista a enviar uma mensagem falsa para que o trem faça uma parada imprevista...


02- O Cavalo de Ferro (The iron Horse)/ Dirigido por: John Ford/ Ano: 1924


Sinopse: Homens enfrentam índios, bandidos e outros problemas durante a construção da primeira ferrovia transcontinental americana, que ligaria o leste ao oeste do país.


03- Vento e Areia (The Wind)/ Dirigido por: Victor Sjöström/ Ano: 1928


Sinopse: Após ficar órfã, a jovem Letty se muda para a casa de um primo no Texas, onde não é bem recebida pela esposa dele, Beverly. Por ciúmes, Beverly praticamente força Letty a se casar com um pretendente pelo qual ela não sente nenhuma afeição.


04- No Tempo das Diligências (Stagecoach)/ Dirigido por: John Ford/ Ano: 1939


Sinopse: Combates com índios e duelos são presenciados e vividos por nove pessoas, que por motivos pessoais, embarcam em uma perigosa diligência através do Arizona.


05- Consciências Mortas (The Ox-Bow Incident)/ Dirigido por: William A. Wellman/ Ano: 1943


Sinopse: Em 1885 os forasteiros Gil Carter (Henry Fonda) e Art Croft (Harry Morgan) chegam à uma pequena cidade no estado americano de Nevada e logo são recebidos com estranheza e desconfiança. Isso porque a cidadezinha está atrás de uns ladrões de gado, que vem roubando ranchos. Quando um fazendeiro local desaparece, todos o dão como morto e tratam de achar em quem botar a culpa. Os supostos ladrões são linchados e enforcados sem provas, e um dos únicos homens a ficar contra é o forasteiro Gil Carter, que no início aparentava ser apenas um "valentão" frequentador de bares empoeirados, mas que se mostra um homem em busca de justiça.


06- Duelo ao Sol (Duel in the Sun)/ Dirigido por: King Vidor/ Ano: 1946


Sinopse: Uma mestiça vai morar em uma fazenda e acaba dividida entre o amor de dois irmãos, um cavalheiro e um desordeiro, que vão disputar até às últimas conseqüências para ficar com ela.


07- Paixão dos Fortes (My Darling Clementine)/ Dirigido por: John Ford/ Ano: 1946


Sinopse: Wyatt Earp (Henry Fonda) é um pacífico e respeitado criador de gado, negócio que comanda junto com os irmãos Morgan (Ward Bond), Virgil (Tim Holt) e James (Don Garner). Quando James é assassinado e sua criação roubada, Earp aceita tornar-se xerife de Tombstone para instaurar a paz na cidade, encontrar os criminosos que procura e vingar a morte do irmão.


08- Céu Amarelo (Yellow Sky)/ Dirigido por: William A. Wellman/ Ano: 1948


Sinopse: Bando de ladrões de banco se refugia numa cidade fantasma. Lá eles encontram um velho garimpeiro morando com a neta. Após descobrirem que o velho tem encontrado ouro na região, resolvem roubá-lo. Tudo se complica quando o líder do bando, Stretch, se apaixona pela neta do garimpeiro.


09- O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of the Sierra Madre)/ Dirigido por: John Huston/ Ano: 1948


Sinopse: Baseado na obra de B. Traven, acompanhe a história de Dobbs e Curtin, que se conheceram no México, onde fizeram um trabalho temporário juntos. Um velho minerador os convence a gastar o dinheiro comprando equipamentos para mineração, pois com sua experiência, eles poderiam ganhar muito mais do que têm atualmente. É um filme sobre a ganância e o que as pessoas fazem por dinheiro. Oscar de Melhor Direção, Ator Coadjuvante (Walter Huston) e Roteiro Adaptado.


10- Rio Vermelho (Red River)/ Dirigido por: Arthur Rosson, Howard Hawks/ Ano: 1948


Sinopse: Wayne nos presenteia com Tom Dunson, um homem que tornou-se rei do gado e fará qualquer coisa para proteger seu meio de vida. Então, quando o valor do gado despenca, obrigando-o a conduzir seu rebanho através da traiçoeira Trilha Chisholm até o Missouri, Tom prova que está disposto a arriscar tudo para alcançar seu destino... até sua própria sanidade.


11- Winchester '73/ Dirigido por: Anthony Mann/ Ano: 1950


Sinopse: Lin McAdam (James Stewart) e Frankie "High Spade" Wilson (Millard Mitchell), seu melhor amigo, chegam em Dodge City para um concurso de tiro, cujo prêmio é um rifle Winchester tão perfeitamente fabricado que é conhecido como "Um em Mil". No saloon Lin se depara com Dutch Henry Brown (Stephen McNally), sendo que eles não atiraram um no outro pelo simples fato de que o xerife, Wyatt Earp (Will Geer), não permite que ninguém ande armado pela cidade. Após uma acirrada disputa com Dutch, Lin vence o concurso. Entretanto logo em seguida Lin é atacado por Brown e seus cúmplices, que lhe roubam o rifle e fogem através do deserto, indo parar em um lugar remoto onde está um negociante de armas, que espera o momento certo para negociar com os índios. Brown e seus amigos têm apenas o Winchester sem munição, pois ao fugirem deixaram suas armas em Dodge City. Como as armas ali são vendidas por um preço muito caro, Dutch pega toda a quantia que tem e vai jogar pôquer para tentar ter dinheiro para comprar as armas. Ele perde tudo, então pressionado pelo amigo vende o rifle por 300 dólares. Ao tentar recuperar a arma, Dutch aposta todo o dinheiro em uma única jogada e perde novamente. Mais tarde o mercador se encontra com os índios, que não gostam da mercadoria pois são armas usadas. Quando o chefe dos índios vê o rifle decide ficar com ele e mata o negociante. É o início da trajetória do rifle, que logo irá mudar de dono.


12- E O Sangue Semeou A Terra (Bend Of The River)/ Dirigido por: Anthony Mann/ Ano: 1952


Sinopse: Homem lidera um grupo de pioneiros ao Oregon, onde iniciarão uma nova vida. No caminho, porém, eles passam por uma série de percalços e dificuldades.


13- Matar ou Morrer (High Noon)/ Dirigido por: Fred Zinnemann/ Ano: 1952


Sinopse: Will Kane (Gary Cooper) é um xerife que fica sabendo na hora de seu casamento que ao meio-dia chegará um trem trazendo Frank Miller (Ian MacDonald), um criminoso que mandou para a cadeia e planeja se vingar. Apesar de Amy (Grace Kelly), sua noiva quaker, argumentar que devem ir embora, ele acha que fugirá para sempre se não enfrentar a situação. A população (com raras exceções) se refugia sem ajudá-lo, apesar dele pedir aos cidadãos para enfrentarem o pistoleiro e seus cúmplices.


14- Os Brutos Também Amam (Shane)/ Dirigido por: George Stevens/ Ano: 1953


Sinopse: O filho de humildes rancheiros passa a idolatrar um gentil mas muito hábil pistoleiro (Alan Ladd), que defende a propriedade dos seus pais de um grupo de capangas a serviço de um barão do gado.


15- O Preço de um Homem (The Naked Spur)/ Dirigido por: Anthony Mann/ Ano: 1953


Sinopse: Howard Kemp (James Stewart) é um colonizador taciturno, que perdeu suas terras enquanto lutava na Guerra Civil. Para obter dinheiro suficiente para um recomeço, ele se torna um caçador de recompensas no Colorado. Howard tenta capturar o assassino Ben Vandergroat (Robert Ryan) e levá-lo até Abilene, Kansas, onde oferecem uma recompensa de US$ 5 mil. Os esforços de Howard para prender Ben e conseguir a recompensa são comprometidos pela presença da devotada namorada de Ben, Lina Patch (Janet Leigh). Além disto Howard arrumou dois "sócios": Jesse Tate (Millard Mitchell), um minerador sem sorte, e Roy Anderson (Ralph Meeker), um militar que foi expulso do exército. Jesse e Roy acham que têm o direito de receber parte da recompensa, pois ajudaram a prender Ben, mas se Howard dividir a recompensa não terá dinheiro para comprar as terras que almeja.


16- Johnny Guitar/ Dirigido por: Nicholas Ray/ Ano: 1954


Sinopse: Vienna é a dona do saloon, constantemente ameaçada pelos rancheiros que querem sua propriedade por causa da passagem da ferrovia. O minerador Dancin'Kid é acusado de matar num assalto à diligência um dos rancheiros, irmão de Emma. Vienna chama seu ex-amante e pistoleiro Johnny Guitar, para ajudá-la a manter os rancheiros afastados. Emma, que ama Dancin'Kid, tem ciúmes dele com Vienna e quer enforcá-la, acusando-a de participar do crime que matou seu irmão. As duas se confrontam numa última luta inusitada e mortal.


17- Rastros de Ódio (The Searchers)/ Dirigido por:  John Ford/ Ano: 1956


Sinopse: Ethan Edwards, um ex-soldado Confederado, volta para casa da Guerra Civil e descobre que sua família foi massacrada e sua sobrinha capturada por índios Comanche. Ele jura resgatar a jovem e viaja por cinco anos para cumprir sua missão.


18- Dragões da Violência (Forty Guns)/ Dirigido por: Samuel Fuller/ Ano: 1957


Sinopse: Poderosa rainha do gado, que chefia um bando de pistoleiros, faz de tudo para proteger seu irmão, um jovem encrenqueiro que está sempre arranjando confusão.


19- Da Terra Nascem os Homens (The Big Country)/ Dirigido por: William Wyler/ Ano: 1958


Sinopse: James McKay (Gregory Peck), um rico e aposentado capitão da marinha, chega ao Texas para se casar com Pat Terrill (Carroll Baker), sua noiva. McKay é um homem cujos valores e estilo de vida são um mistério para os rancheiros e Steve Leech (Charlton Heston), o capataz da fazenda, imediatamente sente antipatia por James. Pat é controlada por Henry Terrill (Charles Bickford), seu rico pai, que está envolvido em luta cruel sobre os direitos de água para o gado. Queem se opõe a ele é Rufus Hannassey (Burl Ives), sendo que tanto Terrill quanto Hannassey ambicionam a mesma terra, cuja dona, Julie Maragon (Jean Simmons), acaba vendendo-a para McKay, que a dá de presente de casamento para sua noiva. Porém, o comportamento detestável de Pat o leva a cancelar o casamento. Quando Julie é seqüestrada pelos Hannassey, McKay vai resgatá-la para evitar um banho de sangue entre os clãs rivais de Terrill e Hannassey.


20- Onde Começa o Inferno (Rio Bravo)/ Dirigido por: Howard Hawks/ Ano: 1959


Sinopse: O xerife John T. Chance prende o irmão de um poderoso proprietário de terras depois que este mata um homem. A família do preso, os Burdettes, contratam 40 pistoleiros profissionais para retirá-lo da cadeia. Para evitar isso, Chance tem ajuda de um alcoólatra, um velho aleijado, um jovem músico e sua namorada.


21- Sete Homens e Um Destino (The Magnificent Seven)/ Dirigido por: John Sturges/ Ano: 1960


Sinopse: Em um vilarejo mexicano, os habitantes sofrem constantes ataques de um bando de pistoleiros liderados pelo temido Calvera (Eli Wallach). Cansados de serem saqueados, alguns moradores locais que não têm armas e muito menos temperamento violento viajam até a fronteira, onde encontram Chris (Yul Brynner) e Vin (Steve McQueen), dois pistoleiros desempregados que estão dispostos, não pelo dinheiro mas pela aventura, a reunir mais cinco outros foras-da-lei, que concordam por motivos diversos, a defendê-los de Calvera. A vitória parecia assegurada, mas Calvera não desiste facilmente e volta ao povoado, obrigando Chris e seus companheiros a lutarem até a morte para salvar os habitantes da pequena cidade.


22- O Homem Que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance)/ Dirigido por:  John Ford/ Ano: 1962


Sinopse: A cidade de Shinbone, no Velho Oeste, recebe a visita de Ransom Stoddard (James Stewart), senador que vai para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne), vaqueiro do qual era muito amigo. Ao ser entrevistado por um repórter, Ransom começa a contar que sua fama começou quando ainda era um advogado recém-formado e Liberty Valance (Lee Marvin) matou um perigoso bandoleiro.


23- Por um Punhado de Dólares (Per un Pugno di Dollari)/ Dirigido por: Sergio Leone/ Ano: 1964


Sinopse: Joe (Clint Eastwood) é um pistoleiro barra pesada que chega a uma cidade que está em guerra. Quando percebem o potencial de Joe, ambas as partes se interessam por contratá-lo; é quando ele percebe que pode ganhar um dinheiro com a situação aceitando a proposta dos dois lados.


24- Por uns Dólares a Mais (Per Qualche Dollare in Più)/ Dirigido por: Sergio Leone/ Ano: 1965


Sinopse: Quando dois caça-recompensas rivais compreendem que os dois estão atrás do mesmo assassino, eles juntam forças na esperança de entregá-lo na justiça.


25- Django/ Dirigido por: Sergio Corbucci/ Ano: 1966


Sinopse: Na fronteira mexicana duas gangues rivais aterrorizam uma pequena cidade sem lei. Uma é liderada pelo Major Winchester Jack e a outra pelo General H. Rodrigues. De repente, os dois exércitos de bandidos são pegos de surpresa pelo mais temido pistoleiro do velho oeste, Django. Arrastando um misterioso caixão atrás de si, ele retorna para vingar a morte de sua esposa e banhar de sangue as ruas da cidade. Os tiroteios e confrontos são inevitáveis. Django está determinado em seu plano de vingança. Mas, o que será que ele carrega naquele caixão?

Clássico que teve várias imitações e sequências não-oficiais. A única continuação oficial é "Django - A Volta do Vingador" (1987).


26- Keoma/ Dirigido por: Enzo G. Castellari/ Ano: 1966


Sinopse: Ao final da Guerra Civil Americana, um pistoleiro mestiço, cansado de fazer da morte um meio de vida, retorna para aquilo que um dia costumava ser seu lar. Seu nome é Keoma. Porém, agora sua cidade natal está totalmente destruída pela peste e sob o comando de um homem chamado Capitão Caldwell. Seus meio-irmãos Butch, Sam e Lenny trabalham para o Capitão e Keoma se vê sozinho contra todos eles. Agora ele está preso no meio de uma batalha selvagem entre inocentes colonos, bandidos sádicos e seus meio-irmãos. Em uma  terra de ninguém, o grito de um homem ecoa clamando por justiça... a qualquer custo, um preço que será pago a balas!


27- Os Profissionais (Professionals, The)/ Dirigido por: Richard Brooks/ Ano: 1966


Sinopse: Em 1917 um rico rancheiro, J.W. Grant (Ralph Bellamy), contrata três mercenários, Henry "Rico" Farden (Lee Marvin), Hans Ehrengard (Robert Ryan) e Jacob Sharp (Woody Strode), para resgatar sua esposa Maria (Claudia Cardinale), que foi ao México e acabou sendo pega por Jesus Raza (Jack Palance) e seu bando. Para esta missão o líder do trio, Rico, decide que seriam um grupo melhor se Grant concordasse em contratar um quarto homem, que fosse especialista em explosivos. Grant rapidamente concorda e logo Bill Dolworth (Burt Lancaster) se junta a eles. Os quatro então partem para o México na esperança de cumprir o contrato, o que fará com que cada um ganhe US$ 10 mil. No entanto algo não faz sentido, pois conhecem Raza e não imaginam ele sequestrando um mulher para receber um resgate de US$ 100 mil em ouro.


28- Uma Bala Para o General (El Chuncho, Quien Sabe?)/ Dirigido por: Damiano Damiani/ Ano: 1966


Sinopse: Durante a Revolução Mexicana um jovem americano misterioso (Castel) se une a um grupo de saqueadores liderados por El Chucho (Volonté). A partir daí iniciam uma série de ataques selvagens para roubar armas para um general rebelde. Mas quando o Gringo resolve colocar em prática seus ideais juntamente com o grupo de bandidos, El Chucho descobre que as verdadeiras armas de guerra não pertencem a nenhum exército. Numa terra devastada pela pobreza e violência, será possível comprar a liberdade com uma única bala?


29- A Morte Anda a Cavalo (Da Uomo a Uomo)/ Dirigido por: Giulio Petroni/ Ano: 1967


Sinopse: Ainda criança Bill (John Phillip Law), é a única testemunha do assassinato de toda a sua família por quatro assaltantes. Quinze anos depois, ele vai atrás dos assassinos em busca de vingança. Durante sua jornada, ele cruza o caminho de Ryan (Lee Van Cleef), um ex-condenado que acabou de sair da cadeia, e também quer se vingar dos bandidos que o colocaram na cadeia. Juntos os dois formam uma dupla nada comum em busca do mesmo objetivo, mas por diferentes razões.


30- O Dia da Desforra (La Resa Dei Conti)/ Dirigido por: Sergio Sollima/ Ano: 1967


Sinopse: A trama principal do filme tem início quando Jonathan Corbett (Lee Van Cleef, num de seus melhores papéis) topa de imediato perseguir um exímio atirador de facas mexicano Cuchillo Sanchez (Tomas Milian, maravilhoso), quando passa a saber numa típica festa da alta sociedade local patrocinada por Brockston (Walter Barnes) que o sujeito é acusado de violentar e matar uma menina de 12 anos. Cuchillo não se demonstra nada difícil de ser encontrado, só que ele sempre arranja uma maneira de fugir por causa da sua invejável esperteza, enquanto o pistoleiro continua tentando botar as mãos nele.


31- O Dia da Ira (I Giorni Dell'ira)/ Dirigido por: Tonino Valerii/ Ano: 1967


Sinopse: Scott (Giuliano Gemma) é um desafortunado limpador de ruas na cidade de Clifton no Arizona. Quando Frank Talby (Lee Van Cleef) chega na cidade, os dois iniciam uma grande amizade e Talby acaba atirando em um dos valentões que zombavam de Scott. Após isso, Talby resolve ir embora, pois esta perseguindo Wild Jack, um "ex-parceiro de negócios" que lhe deve 50 mil dólares e Scott resolve acompanhá-lo. Ele quer aprender a atirar e ser rápido no gatilho para se tornar um pistoleiro como Talby. Quando os dois capturam Wild Jack, ficam sabendo que ele foi traído por alguns moradores de Clifton, que agora estão com o dinheiro. Porém as coisas se complicam para os dois pistoleiros, e eles têm que abrir caminho a balas. Agora, como um pistoleiro temido e respeitado por todos, Scott e seu companheiro Talby retornam a Clifton para recuperar o dinheiro, mas as coisas não saem conforme o planejado...


32- Três Homens em Conflito (Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo)/ Dirigido por: Sergio Leone/ 1968


Sinopse: O inimitável Homem sem Nome se alia a dois pistoleiros para ir atrás de uma fortuna em ouro roubado. Mas o trabalho em equipe não é uma atividade comum aos fora-da-lei, e eles logo descobrem que seu maior desafio é ficar vivo em um país devastado pela guerra.


33- Era uma Vez no Oeste (C'era una Volta il West)/ Dirigido por: Sergio Leone/ Ano: 1968


Sinopse: Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com uma prostituta de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.


34- O Vingador Silencioso (Il Grande Silenzio)/ Dirigido por: Sergio Corbucci/ Ano: 1968


Sinopse: Bando de assassinos sanguinários liderado pelo perverso Loco esconde-se nas montanhas de Utah. Depois que o marido de Pauline se torna a última vítima de Loco, ela contrata um matador de aluguel, Silence, para se vingar do facínora. Com uma exuberante fotografia, trilha sonora do maestro Ennio Morricone, direção de Sergio Corbucci. "O Vingador Silencioso" mostra com maestria a violência de um Oeste imoral e sem honra.


35- Os Violentos Vão para o Inferno (Il Mercenario)/ Dirigido por: Sergio Corbucci/ Ano: 1968


Sinopse: Franco Nero, Jack Palance e Tony Musante estrelam este clássico dos filmes de western, dirigido pelo especialista no gênero Sergio Corbuci. O mercenário Kowalski (Nero) é especialista em armas e usa suas habilidades como assassino profissional. As coisas se complicam quando ele bate de frente com o malfeitor Ricciolo (Palance).


36- Bravura Indômita (True Grit)/ Dirigido por:  Henry Hathaway/ Ano: 1969


Sinopse: Uma garota, Mattie Ross (Kim Darby), contrata por 100 dólares um xerife caolho e beberrão, "Rooster" Cogburn (John Wayne), para que capture o assassino de seu. Ela exige que vá junto na jornada, para ter certeza que a meta foi cumprida. Na perseguição eles acabam entrando em território índio, na intenção de alcançar o criminoso.


37- Butch Cassidy and the Sundance Kid/ Dirigido por: George Roy Hill/ Ano: 1969


Sinopse: Dois amigos inseparáveis, Butch (um ex-açougueiro, daí o nome) Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Quando são caçados por todo o país resolvem ir para a Bolívia e juntamente com Etta (Katharine Ross), a namorada de Sundance, rumam para a América do Sul. Mas esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranquila.


38- Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch)/ Dirigido por: Sam Peckinpah/ Ano: 1969


Sinopse: Eles já foram os mais perigosos "fora da lei" da fronteira, seguindo seus próprios códigos de honra e lealdade. Realizaram diversos assaltos pelas planícies do oeste, sempre colocando suas cabeças a prêmio. Mas os tempos mudaram. O lucro estava cada vez menor e o risco cada vez maior. Era hora de parar, mas a ganância falou mais alto. Dez mil dólares para roubar o carregamento de armas de um trem para um poderoso bandoleiro mexicano. Nada poderia detê-los, a não ser a morte. William Holden (Inferno na Torre), Ernest Borgnine (Os Doze Condenados) e grande elenco atuam na versão original do diretor Sam Peckinpah.


39- Pequeno Grande Homem (Little Big Man)/ Dirigido por: Arthur Penn/ Ano: 1970


Sinopse: Homem centenário narra sua vida, desde que foi capturado e criado pelos índios, até se casar com uma índia e vê-la ser morta pelo general Custer. Depois, torna-se batedor do mesmo na batalha de Little Big Horn.


40- El Topo/ Dirigido por: Alejandro Jodorowsky/ Ano: 1970


Sinopse: "El Topo" é um pistoleiro todo vestido de preto que vaga pelo mundo sem motivo aparente, ajudando as pessoas em seu caminho. O filme apresenta um mundo deserto e sádico onde predomina a cultura mexicana, o culto às armas e ao fanatismo; uma jornada pelo surreal repleta de simbolismos e imagens impactantes.


41- Quando Explode a Vingança (Giù la Testa)/ Dirigido por: Sergio Leone/ Ano: 1971


Sinopse: Juan Miranda (Rod Steiger) é um camponês rude com coração de Robin Hood. Sean Mallory (James Coburn) é um revolucionário irlandês que é especialista em dinamite e vive agora no México. Após um início complicado eles passam a atuar juntos e se envolvem em um ousado plano de fuga para libertar prisioneiros políticos e na defesa de seus compatriotas contra a milícia de um sádico oficial.


42- Quando os Homens São Homens (McCabe and Mrs. Miller)/ Dirigido por: Robert Altman/ Ano: 1971


Sinopse: Logo após ao início do século XX John McCabe (Warren Beatty), um homem com um passado misterioso, vai até um remoto povoado do oeste americano para montar o primeiro prostíbulo da comunidade. Inicialmente pensa em algo simples, mas então aparece Constance Miller (Julie Christie), uma cafetina, que lhe convence que se o bordel for mais luxuoso os clientes, após experimentarem algo melhor, gostarão de ter uma prostituta mais bonita e camas com lençóis de linho. Constance propõe que McCabe entrasse com o dinheiro e ela administraria o prostíbulo. Ela então usa o dinheiro de John para construir um bordel que se torna o principal centro de crescimento da localidade, mas isto chama a atenção de forasteiros que querem comprar por o negócio de McCabe.


43- O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter)/ Dirigido por: Clint Eastwood/ Ano: 1973


Sinopse: Clint Eastwood interpreta um estranho misterioso que surge das escaldantes areias do deserto e cavalga decidido para amedrontada cidade do Lago. Após cometer três assassinatos e um estupro em vinte minutos, o Estranho é contratado pela cidade para protegê-la de três pistoleiros fugidos da prisão. Ele pinta então toda a cidade de vermelho, renomeia-a de "Inferno" e a vida naquela cidade jamais será a mesma.


44- Pat Garrett e Billy the Kid/ Dirigido por: Sam Peckinpah/ Ano: 1973


Sinopse: O velho Pat Garrett não era mais um fora-da-lei quando é eleito pela população de uma cidade o xerife local. Já seu ex-parceiro, Billy The Kid, continua a atuar no crime. E o trabalho de Pat Garrett é justamente capturá-lo. Então se inicia uma caçada sádica entre os dois, que irá testar se a amizade entre ambos ainda existe.


45- Josey Wales - O Fora da Lei (The Outlaw Josey Wales)/ Dirigido por: Clint Eastwood/ Ano: 1976


Sinopse: Logo após o término da Guerra Civil americana Josey Wales (Clint Eastwood), um pacato fazendeiro, se transforma num cruel justiceiro dos Confederados para vingar o massacre de sua família por um grupo de criminosos aliados ao exército da União.


46- Cavalgada dos Proscritos (The Long Riders)/ Dirigido por: Walter Hill/ Ano: 1980


Sinopse: Jesse James e sua gangue fora-da-lei cavalgam mais uma vez neste "extraordinário" (Los Angeles Herald-Examiner) faroeste que vibra com ação de primeira e um drama eletrizante. Quatro grupos de famosos atores irmãos - Dennis e Randy Quaid, Stacy e James Keach, Christopher e Nicholas Guest, e Keith, Robert e David Carradine - interpretam irmãos verdadeiros nestes retratos dos lendários bandidos do Velho Oeste. A notória gangue de James-Younger é o grupo fora-da-lei mais famoso do país, assaltando bancos, trens e carruagens com uma coragem que os acaba transformando em heróis populares por todos os cantos. Mas quando a poderosa agência de detetives Pinkerton promete encontrá-los, esses criminosos terão que enfrentar um inimigo irredutível que não se deterá por nada até vê-los atrás das grades... ou mortos! Só com a força de sua lealdade e dos laços de sangue é que os fora-da-lei terão chance de sobreviver à brutal perseguição, a traições inesperadas e a amargos confrontos em sua perigosa jornada.


47- O Portal do Paraíso (Heaven's Gate)/ Dirigido por: Michael Cimino/ Ano: 1980


Sinopse: Nos Estados Unidos do final do século 19, aconteceu uma das páginas mais negras da história americana, um crime bárbaro chamado "Massacre de Johnson County", quando centenas de imigrantes eslavos, a maioria russos, foram dizimados pelos poderosos barões de gado de Wyoming. Este filme recria o episódio através da ótica de James Averill, um homem amargurado que disputa o amor de uma prostituta com um violento pistoleiro a mando dos fazendeiros.

Até 1980, ano de sua realização, o filme era considerado o maior naufrágio da história de Hollywood em todos os tempos: dos US$ 51 milhões empatados em sua produção - que estourou seis vezes o orçamento inicial -, apenas US$ 1,5 voltaram aos cofres do estúdio que o produziu, a mítica United Artists criada por Chaplin, Griffith, Mary Pickford e Douglas Fairbanks nos anos 20 do século passado.

Lançado em novembro daquele ano, "O Portal do Paraíso" foi retirado às pressas de cartaz depois de duas sessões, pressionado em massa por todos os segmentos da sociedade americana, inclusive a crítica, que o tachou de "haraquiri de Hollywood".

Relançado cinco meses depois, quando sofreu várias remontagens e perdeu 101 minutos de sua metragem original, mesmo assim não houve jeito para a salvação de "O Portal do Paraíso" no território americano. Somente o tempo deu status de clássico ao filme, hoje considerado a obra-prima de um cineasta perfeccionista.


48-  Dança com Lobos (Dances with Wolves)/ Dirigido por: Kevin Costner/ Ano: 1990


Sinopse: Durante a Guerra Civil Americana, soldado é enviado a um posto avançado no meio do nada e lá conhece uma tribo de índios sioux, da qual acaba fazendo amizade e tornando-se um deles.


49- Os Imperdoáveis (Unforgiven)/ Dirigido por: Clint Eastwood/ Ano: 1992


Sinopse: Bill Munny (Clint Eastwood), um pistoleiro aposentado, volta à ativa quando lhe oferecem 1000 dólares para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. Neste serviço dois outros pistoleiros o acompanham e eles precisam se confrontar com um inglês (Richard Harris), que também deseja a recompensa e um xerife (Gene Hackman), que não deseja tumulto em sua cidade.


50- Dead Man/ Dirigido por: Jim Jarmusch/ Ano: 1995


Sinopse: Dead Man é a história da viagem física e espiritual, de um jovem, num território hostil e selvagem. William Blake (Johnny Depp) viaja para as mais longínquas fronteiras do oeste americano, perdido, gravemente ferido e, perseguido por pistoleiros, encontra um nativo americano chamado "Ninguém", que acredita que Blake seja na realidade o poeta inglês. Belíssimo road movie do oeste, com características existencialistas e ritmo hipnótico, moldurado por paisagens deslumbrantes e atemporal. Dead Man, tornou-se uma obra-prima por re-inventar um gênero, que já tinha sido explorado a exaustão, um western sensível, misterioso e filosófico.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário