O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson, 2014)


                                                                                            TRAILER:



Direção: Wes Anderson
Roteiro: Hugo Guinnes, Wes Anderson
Gênero: Comédia, Drama,, Aventura
País: EUA

Sinopse: O Grande Hotel Budapeste conta as aventuras de Gustave H, um lendário concierge de um famoso hotel europeu durante o período entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, e Zero Moustafa, o mensageiro que torna-se o amigo em quem ele mais confia. A história tem um roubo e o resgate de um quadro da Renascença de valor inestimável, uma batalha encarniçada pela imensa fortuna de uma família e a delicada construção de um caso de amor. Tudo isso tendo como pano de fundo um continente em mudança dramática e repentina.

Análise:

O novo filme de Wes Anderson é o ápice do acúmulo de talento, expressão e linguagem visual desde sua obra-prima, Os Excêntricos Tenenbaus. Neste filme, ele se utiliza de todos os elementos que o fizeram ser um dos cineastas norte-americanos mais originais da atualidade.

Seus filmes possuem um conceito estético próprio, como se todos eles fossem feitos num planeta desconhecido por nós, mas com irônicas semelhanças de infames eventualidades. O filme é narrado por uma pessoa que está escrevendo um livro contando a história de uma segunda pessoa, que tem ligação intima com a terceira pessoa que desencadeia todos os eventos do filme, parece ser complicado, mas esta confusão é inevitável nos filmes de Wes Anderson, que se utiliza de vários personagens complexos e esquisitos em situações absurdas e excêntricas, para se contar uma história.


O filme conta a excêntrica estória de Gustave H., interpretado magistralmente por Ralph Fiennes, que tem um trabalho muito incomum, ser um concierge absurdamente metódico de um famoso hotel situado na Europa. Este magnífico personagem possui uma persona angustiante, engraçada e esnobe que além de concierge, ele possui outras atividades moralmente questionáveis, como dar às senhoras já idosas um prazer sexual que há muito tempo não sentiam, quanto mais inseguras, superficiais, ricas, loiras e idosas melhor para seu ego e autoestima. Quando uma destas senhoras morre de forma misteriosa, em seu testamento, ela deixa para Gustave H. um quadro renascentista de valor inestimável, despertando a ira de seu único filho Dimitri, interpretado por Adrien Brody, um rapaz com uma aparência tétrica que possui ligação com o partido fascista, e de seu capanga psicótico Jopling, interpretado por Willem Dafoe.

Apenas Wes Anderson consegue agregar num único filme, vários atores/atrizes talentosos sem que isso ofusque a narrativa, uma linguagem que possui uma dramaticidade e comicidade ímpar. Ele mistura elementos gráficos e estéticos que fazem parte desta maravilhosa narrativa. A fotografia é visualmente agradável e desconcertante, por ser bastante colorida e distorcida, lembrando muito os filmes de Terry Gilliam, aliás, o humor irônico, nonsense e sarcástico dos filmes de Wes Anderson, se parece bastante com os da trupe inglesa, Monty Phyton, não só o conceito narrativo, mas também a estrutura visual dos figurinos e cenários externos, que são constituídos por miniaturas e recortes. Enfim, este maravilhoso filme é mais um clássico de Wes Anderson.


Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário