Os 10 Melhores Dramas ''Sulistas'' Norte-Americanos Contemporâneos

O sul dos EUA se caracteriza por ser uma região onde os preceitos sociais ainda são antiguados para a maioria da população moderna, muitos foram os filmes que mostraram de forma distinta estas características.

Neste começo de século, várias foram as obras-primas que abordaram a bela imensidão territorial que abrangem o sudeste e centro-sul dos EUA. Devido a uma colonização feita por puritanos que fugiam dos padrões progressistas do norte dos EUA, a herança cultural deixada moldam as condições sociais até nos dias atuais, onde o racismo, homofonismo, intolerância religiosa e o chauvinismo ainda são extremamente fortes nesta organização social vigente dos que lá residem.

O sul dos EUA  é uma região que abrange uma grande parcela da economia norte-americana, onde a agropecuária é sua maior fonte de renda. Por ser uma região ainda primitiva pelos os padrões sócio-políticos modernos, lá ainda é um paraíso para aqueles que, por algum motivo, querem fugir ou se esconder do mundo. Também é uma região onde a pobreza é uma constância, e para a maioria, o sonho de vida norte-americano ainda tem que ser conquistado de forma bruta, como faziam os antigos colonizadores.

Estes filmes dissecam de forma única a natureza humana, transpondo as características que melhor definem esta condição, desde o que há de melhor nas pessoas até o seu lado mais obscuro.

Então, a lista está disposta de forma cronológica e não hierárquica, e abrange filmes de 2005 até 2014.


10- O Segredo de Brokeback Mountain (Ang Lee, 2005) 


Sinopse: Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid) em Brokeback Mountain.

Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe.

Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso.

Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.


09- Três Enterros (Tommy Lee Jones, 2005)


Sinopse: Após ser morto, Melquiades Estrada (Julio Cedillo) é rapidamente enterrado em um deserto localizado no oeste do Texas. Após ser encontrado o corpo é enterrado novamente, agora no cemitério da cidade de Van Horn. Pete Perkins (Tommy Lee Jones), capataz de um rancho local e o melhor amigo de Melquiades, decide cumprir uma promessa feita a ele de que, caso morresse, levaria seu corpo para sua família no México. Para tanto Pete sequestra Mike Norton (Barry Pepper), um policial da fronteira que foi também o assassino de Melquiades, e o obriga a mais uma vez desenterrar o corpo. Com seu prisioneiro a reboque e carregando o corpo, que está amarrado em uma mula, Pete inicia uma jornada através do México.


08- Onde os Fracos não Têm Vez ( Ethan Coen, Joel Coen, 2007) 


Sinopse: Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).


07- Inverno da Alma (Debra Granik, 2010)


Sinopse: Inverno da Alma elabora o retrato da adolescente Ree Dolly, uma jovem que vive numa região montanhosa localizada na região central dos EUA, e que, mesmo com a desaprovação das pessoas que lhe são mais próximas, atravessa a região selvagem das montanhas de Ozark, no coração dos Estados Unidos, para reencontrar o seu pai, um conceituado traficante de droga.


06- Killer Joe - Matador de Aluguel (William Friedkin, 2011)


Sinopse: A história é sobre um irmão (Emile Hirsch) e uma irmã que tramam o assassinato de sua mãe para ficar com o dinheiro do seguro. Para isso, eles contratam o policial e assassino de aluguel "Killer" Joe Cooper (Matthew McConaughey).


05- Mud (Jeff Nichols, 2012)


Sinopse: Mud (Matthew McConaughey) está fugindo da justiça quando encontra dois adolescentes que resolvem ajudá-lo a escapar da polícia e dos caçadores de recompensa. O jovem Ellis (Tye Sheridan), de 14 anos, vai fazer de tudo para garantir que o novo amigo consiga encontrar sua alma gêmea.


04- Indomável Sonhadora (Benh Zeitlin, 2012)


Sinopse: Hushpuppy tem seis anos e vive no delta de um rio na Louisiana, em uma comunidade isolada, com seu pai Wink. Sua mãe desapareceu há algum tempo. Quando uma tempestade levanta as águas ao redor de seu vilarejo, Wink subitamente adoece. Logo a natureza se altera e criaturas pré-históricas despertam de suas sepulturas congeladas, os aurochs. Ela vê seu harmônico universo em colapso. Enquanto luta para sobreviver à catástrofe, a pequena heroína decide ir à procura de sua mãe.


03- O Lugar onde Tudo Termina (Derek Cianfrance, 2012)


Sinopse:  Luke (Ryan Gosling) é um motociclista misterioso, que pilota dentro de globos da morte para um circo itinerante. Quando descobre que sua ex-namorada, Romina (Eva Mendes), teve um filho seu, ele tenta se reaproximar dela. Sua intenção é mostrar-se um pai capaz de sustentar o filho e, para isso, Luke decide participar de uma série de roubos a bancos. O problema é que Luke não consegue reprimir seu lado violento, o que lhe traz problemas não apenas com Romina mas também com Robin (Ben Mendelsohn), seu parceiro de assaltos. Apesar dos vários problemas inesperados que surgem, ainda assim Luke resolve realizar sozinho um assalto a banco. Perseguido pela polícia, ele vira alvo de Avery Cross (Bradley Cooper), um policial que cumpria sua rotina fazendo a ronda diária.


02- Nebraska (Alexander Payne, 2013)


Sinopse: Woody Grant (Bruce Dern) é um homem idoso que acredita ter ganho US$ 1 milhão após receber pelo correio uma propaganda. Decidido a retirar o prêmio, ele resolve ir a pé até a distante cidade de Lincoln, em Nebraska. Percebendo que a teimosia do pai o fará viajar de qualquer jeito, seu filho David (Will Forte) resolve levá-lo de carro. Só que no caminho Woody sofre um acidente e bate com a cabeça, precisando descansar. David decide mudar um pouco os planos, passando o fim de semana na casa de um de seus tios antes de partir para Lincoln. Só que Woody conta a todos sobre a possibilidade de se tornar um milionário, despertando a cobiça não só da família como também de parte dos habitantes da cidade.


01- Clube de Compras Dallas (Jean-Marc Vallée, 2013)


Sinopse: O filme conta a história de Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas que foi diagnosticado com AIDS em 1986, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas 30 dias de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e criou uma operação de tráfico de remédios alternativos, na época ilegais.


Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.

Share on Google Plus

About leandro godoy

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário