11 Filmes para Entender a Ditadura Militar no Brasil

Com a recente paranoia comunista vivida por uma parcela considerável da sociedade brasileira, um grande número de pessoas estão se voltando para uma nova onda de nazifascismo com a aclamação pela a volta da ditadura militar que consequentemente, é tentadora em momentos de instabilidade como o que vivemos atualmente. Algo que apenas beneficia os extremistas histéricos, conservadores malandros e fundamentalistas oportunistas.

O conhecimento é uma arma contra o ódio propagado por estas ideologias extremistas e contra a ignorância trazida pela a limitação dos pensamentos providos por preconceitos e contextos sociopolíticos deturpados. Esta lista foi feita com a intenção de esclarecer o que foi a ditadura militar no Brasil, os anos de uma violenta repressão de toda uma geração e de como esta ditadura militar atrasou em séculos nosso país.

Cena do Filme ''Batismo de Sangue''
''A sociedade brasileira se preocupa com a ditadura cubana e venezuelana renegando algo muito mais sério e assustador crescendo no seu cerne.''

Todos os filmes estão a disposição no youtube, então, ao invés de fotos, colocarei o filme completo.

Boa sessão!
  

01- Manhã Cinzenta (Olney São Paulo, 1969)

Filme completo:


Sinopse: Um golpe de estado num país imaginário da America Latina. O poder. A repressão. O filme que levou seu realizador aos porões da ditadura consequentemente o levando a morte em 1978, devido aos ferimentos ocasionados pelas sessões de torturas.

"Manhã cinzenta é o grande filmexplosão de 1968 e supera incontestavelmente os delírios pequeno-burgueses dos histéricos udigrudistas. Montagem caleidoscópia, desintegra signos da luta contra o sistema - panfleto bárbaro e sofisticado, revolucionário a ponto de provocar prisão, tortura e iniciativa mortal no corpo de Artysta. O Cinema Nordestino, Cinema Pupular metaforizado em Olney e Miguel Torres, vítimas dos invasores - Heroys do Brazyl!"


02- O Que é Isso, Companheiro? (Bruno Barreto, 1997) 

Filme Completo: 


Sinopse: Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.


03- Cabra Marcado Para Morrer (Eduardo Coutinho, 1984)

Filme completo:


Sinopse: O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Foi interrompido em 1964, em razão do golpe militar e recomeçado 17 anos depois. Foram reunidos os mesmos técnicos, locais e personagens reais para contar a sua história.

Conta a história das Ligas camponesas de Galiléia e de Sapé e a vida de João Pedro através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que conta sobre a sua vida nesses vinte anos, assim como a de seus filhos, separados dela desde dezembro de 1964.


04- Pra Frente, Brasil (Roberto Farias, 1982)

Filme completo: 


Sinopse: Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".


05- Marighella (Isa Grinspum Ferraz, 2012)

Filme completo: 


Sinopse: O filme, exibido na Mostra Internacional de São Paulo e no Festival do Rio em 2011, estreia nos cinemas no dia 10 de agosto.

Com narração de Lázaro Ramos, o longa conta com uma música composta especialmente por Mano Brown.

Com uma hora e 40 minutos de duração, "Marighella" retrata a trajetória do ícone da esquerda brasileira desde sua juventude na Bahia.

O documentário passa por seus anos de militância no PCB baiano e nacional, suas prisões na Era Vargas, sua atuação como deputado constituinte e pela época da repressão militar, quando se tornou inimigo público da ditadura por conta de atos terroristas.


06- Cidadão Boilesen (Chaim Litewski, 2009)

Filme completo: 


Sinopse: Cidadão Boilesen conta como o empresariado financiou a Operação Bandeirante (OBAN), principal órgão de repressão da ditadura militar brasileira. Através da surpreendente vida do ex-presidente da Ultragaz, Henning Boilesen, assassinado pela guerrilha em 1971, o documentário revela a ligação política e econômica entre civis e militares no combate à luta armada. Com dezenas de entrevistados, vasto material iconográfico e inéditos documentos até então secretos. Cidadão Boilesen discute o período mais brutal da recente história brasileira.


07- Hércules 56 (Silvio Da-Rin, 2006)

Filme completo:


Sinopse: Documentário que tem como personagens principais os nove remanescentes do grupo de quinze presos políticos que, em 7 de setembro de 1969, foram trocados pelo embaixador americano Charles Burke Elbrick, seqüestrado três dias antes, no Rio de Janeiro, por duas organizações revolucionárias em luta contra o regime militar. Como se fosse uma mesa de bar, alguns dos homens que planejaram e realizaram o sequestro rememoram o período, as motivações do ato político, o modo como se definiu da lista dos presos a serem liberados, o texto do manifesto e as conseqüências políticas da ação.


08- Batismo de Sangue (Helvecio Ratton, 2006)

Filme completo: 


Sinopse: São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.


09- O Dia que Durou 21 Anos (Camilo Tavares, 2012) 

Filme completo:




Sinopse: O documentário narra os interiores – desconhecidos pela maior parte da sociedade brasileira – da participação dos Estados Unidos na preparação e execução do golpe militar em 1964, através de documentos sigilosos que ficaram secretos durante anos. Mostra que os Estados Unidos estava decidido a invadir o Brasil para que o golpe tivesse sucesso.


10- Memórias do Chumbo – O Futebol nos Tempos do Condor (Lúcio de Castro, 2012)

Filme completo: 


Sinopse: Profunda investigação sobre as relações futebol e as ditaduras militares do continente sul-americano nas décadas de 60, 70 e 80 em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.


11- Cabra-Cega (Toni Venturi, 2005)

Filme completo: 



Sinopse: Dois jovens militantes da luta armada sonham com uma revolução social no Brasil. Quando um deles precisa se esconder na casa de um amigo, simpatizante da causa, conhece o comandante de um grupo de esquerda, que estuda um retorno à luta política.


 Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é o idealizador e apresentador do canal do youtube CinePolítica e escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.



Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário