Cinema Grindhouse: 250 Clássicos Revisitados

Acompanhe o Blog para saber quais os 250 filmes que serão periodicamente analisados, até completar a lista; 


O que é ''Grindhouse''?

O termo Grindhouse refere-se às salas de cinema underground norte-americanas que teve seu auge nos anos de 1960 ao final de 1980, constituindo uma parcela importante na história cultural dos EUA popularizando o cinema independente mundial. Alguns destes cinemas passavam filmes durante 24 horas por dia onde se assistia dois filmes na compra de um ingresso. Estas salas de cinema ficaram extremamente populares na década de 1970, devido ao movimento libertário que abalou todas os pilares que constituíam as estruturas sociais conservadoras e transformaram as mentes dos jovens daquela época. 

Estas salas passavam exclusivamente filmes ''Exploitation'' de vários países, filmes que fugiam dos padrões pré-estabelecidos e era uma nova e libertária forma de se fazer cinema. Eles eram originais, únicos, corajosos e anárquicos e eram feitos sem a ajuda dos grandes estúdios, com orçamentos limitados seus idealizadores eram movidos pela arte e pela criatividade incentivadas na maioria das vezes pelo o uso de drogas psicodélicas e pelo descontentamento político e religioso que moldavam e moldam, vários sistemas vigentes de diversos países e culturas. Eram filmes basicamente do gênero de terror, ação, ficção-científica, faroeste e fantasia que buscavam a exploração de assuntos considerados tabus. 


Várias foram as obras-primas criadas e a polêmica em torno disso eram enormes, durante o governo republicano que afundou grande parcela da sociedade dos EUA numa onda de chauvinismo e conservadorismo totalitário. Vários foram os políticos e eclesiásticos famosos que tentaram fechar estes cinemas temendo uma decadência social ocasionada pela a liberdade individual, alguns até conseguiram e no anos 1990 era quase impossível achar estes cinemas nos EUA. 

Hoje em dia nos EUA estes cinemas underground voltaram como um empreendimento nostálgico que celebra a era de ouro das grindhouses. Vários foram os cineastas contemporâneos influenciados por estes filmes como Quentin Tarantino, Robert Rodriguez, Tim Burton, Edgar Wright, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Takashi Miike e etc. A lista de cineastas que são filhos desses filmes é interminável. 

Os filmes serão analisados periodicamente por isso fique ligado no blog para acompanhar todas elas.

''PARA SUA INFORMAÇÃO OS SEGUINTES FILMES SÃO... PROIBIDOS PARA MENORES DE 18 ANOS.''


Análise dos 250 Filmes por Ordem Cronológica:


- O Monstro da Morgue Sinistra (Direção: John Gilling, 1960)

O Homem dos Olhos de Raio-X (Direção: Roger Corman, 1963)

- A Noite dos Mortos Vivos (Direção: George Romero, 1968)

- The Swimmer/ Enigma de Uma Vida (Direção: Frank Perry, 1968)

- Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (Direção: Elio Petri, 1970)

- Bloody Mama/ Os Cinco de Chicago (Direção: Roger Corman, 1970)

- Banho de Sangue (Direção: Mario Bava, 1971)

- Coffy (Direção: Jack Hill, 1973)

- Lady Snowblood (Direção: Toshiya Fugita, 1973)


- O Homem de Palha (Direção: Robin Hardy, 1973)

- Battles Without Honor and Humanity (Direção: Kinji Fukasaku, 1973)

- O Massacre da Serra Elétrica (Direção: Tobe Hooper, 1974)

- Death Race 2000 (Direção: Paul Bartel, 1975)

- Prelúdio Para Matar (Direção: Dario Argento, 1975)

- Foi Deus Quem Mandou (Direção: Larry Cohen, 1976)


- Rolling Thunder (Direção: Jhon Flynn, 1977)

- The Sentinel/ Sentinela dos Malditos (Direção: Michael Winner, 1977)

A Vingança de Jennifer (Direção: Meir Zarchi, 1978)

Halloween (Direção: John Carpenter, 1978)



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.

Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário