12 Animes que Possuem a Mesma Premissa mas não são do Studio Ghibli

Estas animações japonesas são geniais em sua composição, enredo, narrativa visual e roteiro. Eles fazem parte de outros estúdios também famosos no Japão mas que não tem seu processo criativo relacionado ao gênios do Studio Ghibli.

Estes filmes possuem a mesma premissa das obras-primas da Ghibli, como histórias familiares e fantasiosas que possuem um subtexto metafórico, espiritual e filosófico que agradam tanto crianças quanto adultos nos níveis mais distintos de personalidades. Elas são feitas pelo mesmo processo de animação usados pelas mentes criativas da Ghibli e são igualmente extraordinárias em seus termos e contextos visuais.

São filmes feitos pelos estúdios Madhose, Tohei Animation, Toho Company e etc.

A lista está disposta em ordem cronológica.


12- Taro the Dragon Boy (Tatsu no Ko Tarou)/ Dirigido por: Kirio Urayama, Peter Fernandez/ Ano: 1979/ Gênero: Aventura, Fantasia


Sinopse: Taro é um garoto que vive em humilde vilarejo com sua avó, ele é um menino preguiçoso que adora comer, dormir e lutar sumô com os animais na floresta, ele nem sequer ajuda sua avó nos afazeres diários até um dia em que um Tengu aparece diante dele e lhe dá uma poção especial. Com essa poção ele ganha a força de 100 homens, mas só pode usa-lá para ajudar outras pessoas. Depois que ele descobre que sua mãe transformou-se em dragão e partir para um lago distante Taro decide encontra - lá, e assim, durante sua jornada Taro, com sua incrível força, vai ajudando as pessoas que encontra pelo caminho até chegar ao seu destino.


11- Atriz Milenar (Sennen joyû)/ Dirigido por: Satoshi Kon/ Ano: 2001/ Gênero: Aventura, Drama, Fantasia, História, Romance


Sinopse: Um estúdio cinematográfico será fechado. Genya Tachibana, um reporter de televisão, localizou sua mais famosa estrela, Chiyoko Fujiwara, que vive reclusa desde que deixou de atuar há mais de 30 anos. O repórter entrega uma chave à ela, o que a faz refletir sobre sua carreira: enquanto ela conta sua trajetória, Genya e seu sofredor cameraman mergulham em sua fascinante história.


10- Tokyo Godfathers/ Dirigido por: Satoshi Kon, Shôgo Furuya/ Ano: 2003/ Gênero: Aventura, Comédia, Drama


Sinopse: A terceira produção de Satoshi Kon, um dos mais interessantes diretores de anime da atualidade. Hana uma ex drag queen, Gin um antigo ciclista alcoólatra e Miyuki, uma adolescente fugitiva são três sem-teto que em sua tumultuada existência encontram um bebê abandonado no dia de natal. Os três resolvem então peregrinar em busca da solução do mistério e encontrar os pais da criança antes da chegada do ano novo. Durante a busca, deparam-se com fatos ocultos sobre o passado que são forçados à confrontar, ao mesmo tempo que aprendem a enfrentar o futuro juntos.


09- Steamboy/ Dirigido por: Katsuhiro Ōtomo/ Ano: 2004/ Gênero: Ação, Aventura, Drama, Ficção Científica, História 


Sinopse: Ray Steam é um jovem inventor que recebe de seu avô, pelos Correios, uma estranha bola de metal conhecida como Steam Ball. Esta incrível invenção comporta uma nova espécie de energia, que tem a capacidade de suprir uma nação inteira. Ao tentar proteger a esfera da inescrupulosa Fundação O'Hara, Ray descobre aos poucos os fantásticos poderes que a bola possui.


08- A Garota que Conquistou o Tempo (Toki wo Kakeru Shoujo)/ Dirigido por: Mamoru Hosoda/ Ano: 2006/ Gênero: Aventura, Comédia, Drama, Ficção Científica, Romance



Sinopse: Makoto Konno é uma estudante comum, sempre com pressa e lutando contra o relógio para não perder a hora da escola. Tem a vida em ordem, é uma garota de sorte e com boa intuição. Ao lado dos amigos Chiaki Mamiya e Kousuke Tsuda, Makoto forma um trio muito unido que se encontra naquela difícil fase de decidir o que fazer da vida no futuro. Certo dia, a sorte e intuição de Makoto parecem abandoná-la, e ela descobre ter, por alguma razão, o poder de viajar no tempo. Assustada no início, Makoto começa a assimilar melhor a idéia do incrível poder que tem em mãos. Super segura de si, Makoto passa a usar e abusar deste poder mas, logicamente, percebe que mudar o passado pode trazer péssimas consequências.


07- Tekkon Kinkreet (Tekkon kinkurîto)/ Dirigido por: Michael Arias/ Ano: 2006/ Gênero: Aventura, Fantasia


Sinopse: O mesmo estúdio de animação que criou Animatrix apresenta este visualmente e incrível novo filme de animação baseado na popular história em quadrinhos japonesa escrita por Taiyo Matsumoto. Na cidade do tesouro a vida pode ser doce ou brutal. Isto é a pura verdade para nossos heróis Black & White, dois meninos rebeldes de rua que tomam conta da cidade, lutando constantemente contra o vilão do velho mundo Yakuza e criaturas alienígenas assassinadas que pretendem destruir a metrópole.


06- Cinco Centímetros por Segundo (Byôsoku 5 senchimêtoru)/ Dirigido por: Makoto Shinkai/ Ano: 2007/ Gênero: Drama, Romance


Sinopse: 1º - Cherry Blossom Story: Tono Takaki e Shinohara Akari conheceram-se na escola primária e tornaram-se muito próximos, mas ela teve de se mudar com a família para uma região longe de Tóquio. Os dois continuam a trocar correspondência, e um dia é Takaki que se tem de mudar – para Tagoshima, uma ilha situada no Oeste do Japão. Takaki decidi ver Akari pela última vez, empreendendo uma longa viagem de comboio até Tochigi.

2º - Cosmonaut: Anos depois, em Kagoshima, Sumita Kanae está apaixonada por Takaki, colega dela, mas este parece ter a mente sempre num local distante. Além de se sentir deprimida por não ser, aparentemente, correspondida, Kanae está indecisa em relação ao seu futuro, adiando a escolha do curso universitário.

3º - 5 Centimeters per Second: De volta a Tóquio, Takaki, agora adulto, debate-se com melancólicas memórias do passado e entra em ruptura com as suas relações sentimentais e laborais. Akari está em Tochigi e prepara-se para viajar. Poderão os dois voltar a encontrar-se em Tóquio?


05- Summer Wars/ Dirigido por: Mamoru Hosoda/ Ano: 2009/ Gênero: Aventura, Comédia, Drama, Ficção Científica, Thriller


Sinopse: A história centra-se no colegial Koiso Kenji, um garoto prodígio em matemática que passa o seu tempo trabalhando em OZ, um mundo virtual. Kenji é um gênio com números, mas mal adepto socialmente. Ele tem uma paixão secreta pela sua veterana Shinohara Natsuki, mas não tem coragem de dizer a ela. No início de suas férias de verão, ele é convidado por Natsuki para ajudar na celebração do 90º aniversário da sua avó. Embora Kenji não conhece os detalhes do plano, ele concorda e vai com Natsuki a casa da sua avó em Ueda, Nagano. Para grande surpresa de Kenji, ele é apresentado na casa da família Shinohara como noivo de Natsuki.


04- Eve no Jikan/ Dirigido por: Yasuhiro Yoshiura/ Ano: 2010/ Gênero: Comédia, Drama, Ficção Científica


Sinopse: Se passa em um futuro onde a mecatrônica atingiu um nível de perfeição incrível, capaz de fabricar robôs praticamente idênticos a seres humanos, com a diferença de que eles são usados apenas como meras ferramentas. A trama se desenrola quando o dono de um desses androides percebe que seu androide está agindo estranhamente. Tentando descobrir a causa, ele acaba encontrando um "cafe", chamado 'Eve no Jikan', cuja regra era que não houvesse descriminação entre humano e androide.


03- A Criança que Busca Vozes do Abismo Profundo (Hoshi o ou kodomo)/ Dirigido por: Makoto Shinkai/ Ano: 2011/ Gênero: Aventura, Fantasia, Romance


Sinopse: Asuna é uma menina solitária. Ela tem o hábito de passar seus dias escutando uma música misteriosa em um rádio especial que ganhou de seu pai. Certo dia ela conhece um rapaz chamado Shun, e parte numa viagem de aventuras para entender as belezas e crueldades do mundo.


02- Crianças Lobo (Ookami kodomo no Ame to Yuki)/ Dirigido por: Mamoru Hosoda/ Ano: 2012/ Gênero: Drama, Fantasia, Romance


Sinopse: A história cobre 13 anos e começa com Hana, uma estudante de faculdade de 19 anos, que se encontra e se apaixona, daquela forma intensa vista nos contos de fadas, por um “lobisomem”. Depois de se casar com ele, Hana dá a luz e cria duas crianças lobo, a mais velha Yuki e o mais novo Ame. Os quatro viviam tranquilamente em um canto da cidade, para esconder a existência das “crianças lobo”, mas quando o lobisomem morre de repente, Hana decide se mudar para uma cidade rural, distante da modernidade.


01- O Jardim das Palavras (Koto no ha no niwa)/ Dirigido por: Makoto Shinkai/ Ano: 2013/ Gênero: Drama, Romance


Sinopse: Takao, que está treinando para ser sapateiro, matou aula e está desenhando sapatos em um jardim Japonês. Ele conhece uma misteriosa mulher, Yukino, que é mais velha do que ele. Então, sem marcar os horários, os dois começam a se ver periodicamente, mas somente em dias chuvosos. Eles aprofundam sua relação e se abrem um para o outro, mas o fim da temporada de chuva logo se aproxima…



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário