Os 20 Melhores Filmes de Suspense, Fantasia e Horror Espanhóis

Esses filmes, na minha opinião, são os que melhores representam o inventivo e original cinema espanhol de horror, fantasia e suspense. O país há tempos tem conquistado o seu lugar nas melhores produções destes gêneros e seus geniais realizadores são figuras carimbadas para todo fã de histórias fantásticas que se preze.

Alguns desses filmes possuem um humor negro permeado de situações bizarras que dificilmente se encontram na sétima arte, principalmente os filmes de horror e suspense concebidos pelo genial Álex de la Iglesia. Os filmes de horror e suspense espanhóis possuem uma áurea que assombra e choca psicologicamente, atingindo nossa psique de uma forma singela e única. Os filmes de fantasia que listei aqui são obras-primas do gênero com um conceito magistral que mescla entretenimento e a rica cultura do país que tem fortes bases em histórias macabras.

Os filmes estão listados em ordem cronológica.


20- Drácula/ Dirigido por: Enrique Tovar Ávalos, George Melford/ Ano: 1931


Sinopse: Na noite sinistra dos "Walpurgis", após uma travessia de carruagem pelos Montes dos Cárpatos, na Europa Central, o advogado Renfield, chega ao castelo do Conde Drácula, na Transilvânia. Sua missão é finalizar o contrato de aluguel de uma propriedade em Londres, a abandonada Abadia Carfax, para o Conde. Ele não sabe mas seu nobre anfitrião é um vampiro, que se alimenta de sangue humano e só pode sair à noite, seja como um humano, ou transmutado em um morcego, lobo ou mesmo uma espessa névoa. O Conde deixa Renfield, inconsciente com uma droga misturada a um vinho, o hipnotiza e o transforma em seu escravo. Renfield, cuida para que Drácula, seja transportado em seu caixão por navio, o Vesta, até Londres. Ao chegar ao porto da cidade britânica, a tripulação do Vesta, está toda morta e o único aparente sobrevivente é Renfield, completamente enlouquecido e se alimentando do sangue de pequenos animais. Ele é enviado a um manicômio, enquanto Drácula, começa seu ataque aos londrinos. Drácula, atrai Eva Seward, filha do Dr. Jack Seward, que cuida do manicômio. Quando Mina, passa a agir estranhamente, o Dr. Seward, chama seu amigo, o Dr. Abrahan Van Helsing, que percebe que a moça foi vitimada por um vampiro. Ele encontra Drácula, e logo o identifica como sendo a criatura que atacou Mina, pois o conde não reflete no espelho e sente repulsa por uma erva. Então juntamente com o irmão de Eva, Juan, eles tentam impedir que o maligno conde continue com seus planos inumanos.


19- A Noite do Terror Cego (La Noche Del Terror Ciego)/ Dirigido por: Amando de Ossorio/ Ano: 1971


Sinopse: No século XIII, havia uma legião de malignos cavaleiros templários que em busca da vida eterna bebiam sangue humano e realizavam sacrifícios. Excomungados e assassinados, eles tiveram seus olhos arrancados por corvos. Agora, aqueles que cruzam as ruínas da cidade maldita durante a noite são obrigados a enfrentar a fúria sangrenta dos templários, como mortos-vivos, no interesse de manter a maldição.


18- Os Meninos (¿Quién puede matar a un niño?)/ Dirigido por: Narciso Ibáñez Serrador/ Ano: 1976


Sinopse: Um casal de turistas ingleses chega a uma ilha onde todas as crianças ficaram loucas e estão assassinando os adultos...


17- Os Olhos da Cidade são Meus (Angustia)/ Dirigido por: Bigas Luna/ Ano: 1987


Sinopse: John (Michael Lerner) é funcionário de uma clínica de oftalmologia, mas acaba perdendo o emprego por causa de sua incompetência profissional. Ele vive sob os domínios de sua estranha mãe, uma velha psicótica e vingativa, que o hipnotiza e ordena que saia pelas ruas coletando olhos humanos. Todos os olhos da cidade serão nossos, ela profetiza. A partir daí, mergulhamos num delirante estudo sobre o poder hipnótico do cinema, quando a violência nas telas confunde-se com acontecimentos da vida real. O aclamado cineasta espanhol Bigas Luna é conhecido por seus dramas eróticos, como As Idades de Lulu (1990) e Ovos de Ouro (1993), mas aqui aparece com sua única contribuição ao cinema de horror, um filme único e perturbador. O destaque fica para o desempenho de Zelda Rubinstein, que ficou mais conhecida como a anã paranormal de Poltergeist, o Fenômeno (1982), um dos grandes clássicos modernos do gênero.


16- O Dia da Besta (El Día de la Bestia)/ Dirigido por: Álex de la Iglesia/ Ano: 1995


Sinopse: Um sacerdote (Álex Angulo) acredita ter encontrado a mensagem secreta do livro do Apocalipse que o anti-cristo nascerá no dia 25 de dezembro em Madri. Para deter o anti-cristo, o sacerdote se une a um jovem aficcionado por death metal José María (Santiago Segura), tentando descobrir por todos os meios em que parte de Madri o evento apocalíptico ocorrerá. Com ajuda do vidente Cavan (Armando De Razza), que apresenta um programa sobre o sobrenatural, o sacerdote terá que enfrentar a chegada do demônio, profetizado como "o dia da besta".


15- Morte ao Vivo (Tesis)/ Dirigido por: Alejandro Amenábar/ Ano: 1996


Sinopse: Uma estudante de comunicação decide fazer uma tese sobre filmes "snuff", nos quais são exibidas imagens de pessoas sendo mortas na vida real. Em uma fita descobre a morte violenta de uma estudante da faculdade e busca investigar os assassinos.


14- A Comunidade (La Comunidad)/ Dirigido por: Álex de la Iglesia/ Ano: 2000


Sinopse: Julia aluga apartamentos para jovens bem-sucedidos e entediados. Cansada do marido imprestável, ela vai para um apartamento de luxo que deveria vender. Lá, ela descobre que o antigo dono morreu em circunstâncias suspeitas. Para completar, Julia encontra um poema no imóvel que a leva até uma enorme fortuna. O que parecia um golpe de sorte se transforma numa enorme confusão.


13- Os Outros (The Others)/ Dirigido por: Alejandro Amenábar/ Ano: 2001


Sinopse: Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.


12- A Espinha do Diabo (El Espinazo del Diablo)/ Dirigido por: Guillermo del Toro/ Ano: 2001


Sinopse: Durante a Guerra Civil espanhola, um menino de 12 anos é deixado em um orfanato onde é recebido com hostilidade e violência pelas demais crianças e por um funcionário. Lá ele recebe a visita do fantasma de um menino que foi assassinado na instituição e que deseja que ele execute sua vingança.


11- Crime Ferpeito (Crimen ferpecto)/ Dirigido por: Álex de la Iglesia/ Ano: 2004


Sinopse: Rafael Gonzalez (Guillermo Toledo) é um homem chique, que trabalha como vendedor de uma sofisticada loja de departamentos. Rafael sonha em ser promovido para o cargo de gerente da loja, mas perde a disputa para Don Antonio (Luis Varela). Sentindo-se ameaçado, ele discute com Don Antonio e acidentalmente provoca sua morte. A situação é presenciada por Lourdes (Mónica Cervera), uma vendedora obsessiva que passa a chantagear Rafael. Nervoso, Rafael busca agora um meio de se livrar de Lourdes de uma vez por todas e para tanto tenta planejar um crime perfeito.


10- O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno)/ Dirigido por: Guillermo del Toro/ Ano: 2006


Sinopse: Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.


09- O Orfanato (El Orfanato)/ Dirigido por: J.A. Bayona/ Ano: 2007


Sinopse: Laura (Belén Rueda) passou os anos mais felizes de sua vida em um orfanato, onde recebeu os cuidados de uma equipe e de outros companheiros órfãos, a quem considerava como se fossem seus irmãos e irmãs verdadeiros. Agora, 30 anos depois, ela retornou ao local com seu marido Carlos (Fernando Cayo) e seu filho Simón (Roger Príncep), de 7 anos. Ela deseja restaurar e reabrir o orfanato, que está abandonado há vários anos. O local logo desperta a imaginação de Simón, que passa a criar contos fantásticos. Entretanto à medida que os contos ficam mais estranhos Laura começa a desconfiar que há algo à espreita na casa.


08- [REC]/ Dirigido por: Jaume Balagueró, Paco Plaza/ Ano: 2007


Sinopse: A repórter Ángela e seu câmera gravam um programa sobre o Corpo de Bombeiros de Barcelona, acompanhando uma chamada de emergência noturna. No local, encontram moradores apavorados com a velha senhora que mora sozinha no andar de cima e está gritando e atacando os vizinhos. Os bombeiros entram no apartamento, seguidos pelos repórteres. Mas o que era uma situação de rotina torna-se uma escalada de medo e terror, onde o que importa é continuar vivos e seguir registrando tudo.


07- Os Olhos de Júlia (Los Ojos de Julia)/ Dirigido por: Guillem Morales/ Ano: 2010


Sinopse: No longa, Julia é uma mulher que sofre de uma doença degenerativa nos olhos. Após encontrar sua irmã cega morta, ela decide investigar o acontecido, e descobre um mundo sombrio cheio de mistérios e mortes, enquanto sua visão começa a piorar.


06- Enquanto Você Dorme (Mientras Duermes)/ Dirigido por: Jaume Balagueró/ Ano: 2011


Sinopse: Os moradores do edifício em Barcelona onde Cesar trabalha como porteiro não estão cientes de suas ocupações nas horas de folga. Ele conhece todos os detalhes íntimos dos residentes, sabe tudo sobre eles, incluindo Clara, uma jovem despreocupada que sempre vê o lado positivo das coisas. Seu jeito alegre incomoda Cesar, e ele fará de tudo para tirar o sorriso de seu rosto, pois ele se alimenta das dores alheias. Ele sente prazer com o sofrimento dos outros, plantando a semente da dor e vendo-a crescer. Mas, Cesar está começando a ficar arrogante, e logo os seus cuidadosos planos serão revelados. Felizmente, para ele, ainda existe uma carta na manga…


05- O Quarto Secreto (La Cara Oculta)/ Dirigido por: Andrés Baiz/ Ano: 2011


Sinopse: Adrián, um músico da Orquestra Filarmônica de Bogotá, e a sua namorada Belén estão muito apaixonados. Porém quando Belén começa a duvidar da sua fidelidade, desaparece sem deixar nenhum rastro. Aflito, Adrián encontra consolo tanto na música como nos braços de Fabiana, uma jovem funcionária de restaurante. Mas à medida que cresce a paixão entre eles, começam a surgir perguntas sobre o misterioso desaparecimento de Belén.


04- El Cuerpo/ Dirigido por: Oriol Paulo/ Ano: 2012


Sinopse: O corpo de uma mulher (Belén Rueda) desaparece misteriosamente do necrotério sem deixar qualquer vestígio. O Inspetor Jaime Peña (José Coronado) investiga o estranho acontecimento com a ajuda de Alex Ulloa (Hugo Silva), o viúvo da mulher desaparecida.


03- As Bruxas de Zugarramurdi (Las Brujas de Zugarramurdi)/ Dirigido por: Álex de la Iglesia/ Ano: 2013


Sinopse: Baseado num caso real ocorrido em Logronõ em 1610, quando a Inquisição queimou 40 habitantes, acusados de serem bruxas de Zugarramurdi, o filme conta a história de José (Hugo Silva), um pai divorciado, e um jovem desempregado, Antonio (Mario Casas), que assaltam uma ourivesaria em Madrid. Posteriormente eles tentam fugir para França num táxi, contudo esta viagem começa a correr mal quando mergulham nos bosques do País Basco, e acabam nas mãos de uma família de bruxas, com três gerações.


02- Musarañas/ Dirigido por: Esteban Roel, Juanfer Andrés/ Ano: 2014


Sinopse: Em Madri, nos anos 1950 vive Montse (Macarena Gómez), uma mulher que sofre de Agorafobia cuida da irmã mais nova (Nadia de Santiago), já que a mãe morreu durante o parto e o pai abandonou as filhas. A doença de Montse faz com que ela se prenda dentro de um apartamento, piorando a situação. Um dia, a relação entre as irmãs começa a mudar com a chegada de um vizinho Carlos (Hugo Silva).


01- A Caverna (La Cueva)/ Dirigido por: Alfredo Montero/ Ano: 2014


Sinopse: De férias no Mar Mediterrâneo, cinco amigos descobrem uma caverna escondida ao lado de um penhasco e decidem explorá-la. Eles começam a explorar as inúmeras passagens que formam a caverna. Não demora até descobrirem que estão perdidos. Dias se passam e eles não conseguem escapar, sem contato com o mundo externo, sem comida ou água. A falta de luz os atormenta à beira da insanidade. Com a esperança desaparecendo rapidamente, os amigos são forçados a tomarem decisões das quais nunca acharam que seriam capazes.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Eu amo filmes de suspense, é meu gênero favorito. Eu recomendo Proud Mary! Eu não posso esperar para vê-la! Eu recomendo Proud Mary, é um ótimo filme de açao, acho que o ator principal fez um trabalho excepcional e demonstrou suas capacidades, adoro assistir filmes de ação online é um filme que vale muito a pena ver. Adorei a participação de Taraji P. Henson. Espero poder seguir de pertos seus próximos projetos para a evolução do seu trabalho. Realmente recomendo!

    ResponderExcluir