Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (Elio Petri, 1970)



TRAILER:




Direção: Elio Petri
País: Itália
Gênero: Drama, Thriller

Sinopse: Inspetor do alto escalão da polícia italiana, com reputação ilibada, fama de incorruptível, mas reacionário, mata sua amante, Augusta Terzi. Testa se a polícia irá acusá-lo por isso e durante o filme, ele vai plantando pistas óbvias que o identificam como o assassino ao mesmo tempo em que vê os colegas ignorando-as, intencionalmente ou não.

Análise:

O filme é uma aula de que como o poder tem a capacidade de corromper as pessoas e de como essas pessoas corrompidas se tornam escravas abjetas deste poder. O inspetor de polícia Il Dottore vivido magistralmente pelo o ator Gian Maria Volonté assassina sua amante vivida pela atriz Florinda Bolkan num crime passional, assim ele começa um jogo sádico testando até onde o sistema jurídico italiano pode autuar um réu que está acima de qualquer suspeita, tentando provar para si mesmo que ele está muito além do bem e do mal.

Il Dotore dá todas as cartas num psicótico e narcisista jogo de gato e rato, fazendo com que todas as provas do homicídio de sua amante recaia sobre ele, dando pistas e escancarando sua culpa. Devido a sua posição política como um inspetor de polícia que luta contra os que para ele são os subversivos comunistas que ameaçam o tradicionalismo italiano, ele é um pilar da sociedade, um membro importante da ordem constituinte, um detentor de grande respeitabilidade perante a opinião pública e por isso sua figura representa autoridade, moral e medo. Portanto, mesmo com todos os fatos levando para sua culpa, por estes motivos, eles são ignorados pelo o esquadrão de polícia que descarta toda sua responsabilidade pelo o crime, acreditando que tudo é uma mera coincidência e o verdadeiro culpado está escondido nos grupos anarquistas e rebeldes que incomodam o sistema, protestando contra a repressão imposta por um governo ultra conservador.


O cineasta Elio Petri juntamente com a genial trilha sonora feita por Ennio Morricone cria uma atmosfera que antagoniza os verdadeiros motivos da personagem principal que se perde em seu narcisismo e é consumido pela a culpa por ser um homicida, apesar dele manipular o sistema ao seu bel prazer se divertindo com a incompetência e a cordialidade conveniente que fazem ser quem ele é perante as autoridades e a sociedade italiana. O filme é livremente baseado no romance Crime e Castigo do escritor russo Fiódor Dostoiévski, levantando as mesmas questões relativas à corrupção do poder e da moral.

Il Dotore é protegido pelas pessoas que também são detentoras do mesmo poder que ele tanto venera, pessoas estas que também escondem seus pecados por de trás de uma cortina de moralidade. Então, a inocência de Il Dotore é crucial para manter a dignidade das máscaras usadas pelos os facínoras, expô-lo é expor todo o pilar do poder do sistema vigente e isso é muito perigoso para a ordem dissimulada pela corrupção e a cobiça.

Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita foi o grande vencedor do festival de Cannes e do Oscar de melhor filme estrangeiro. Ele faz parte da trilogia da histeria, composta também pelos filmes Um Lugar Tranquilo no Campo e A Classe Operária Vai ao Paraíso, dirigida e roteirizada por Elio Petri, o cineasta italiano mais importante da década de 1970. Este filme é uma obra-prima política atemporal.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é o idealizador e apresentador do canal do youtube CinePolítica e escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário