10 Ficções Científicas Independentes de 2000 até Agora.

Estes filmes são considerados independentes por terem um orçamento menor do que os filmes concebidos pelos grandes estúdios e também por possuírem um público seleto que gostam de ficções científicas mais hardcores, herméticas no sentido filosófico e que possuem alusões científicas e tecnológicas complexas.

Decidi colocar apenas os filmes que foram lançados de 2000 pra cá, já que o mundo esta passando pelo o perigoso processo de evolução científica que pode mudar para sempre a civilização como a conhecemos e estes filmes focam bastante nessas questões.

Estes filmes são ideais para você que é fã de ficção científica e uma boa pedida também para aqueles que querem aprofundar mais neste espetacular universo.


10- A Outra Terra (Another Earth)/ Dirigido por: Mike Cahill/ Ano: 2011/ País: EUA


Sinopse: Rhoda Williams, uma mulher jovem e brilhante recentemente aceita no programa de astrofísica do MIT, pretende explorar o cosmos. John Burroughs, um compositor brilhante, acaba de atingir o auge de sua profissão, e está prestes a ter um segundo filho com sua esposa amorosa. Na véspera da descoberta de um novo planeta no espaço, aparentemente escondido atrás do sol (um segundo planeta Terra), a tragédia, e as vidas desses estranhos tornam-se irremediavelmente entrelaçadas. Distante do mundo e os seres que eles conheciam, os dois jovens começam um caso de amor improvável, que vai despertá-los para a vida. Mas quando um deles é apresentado com a oportunidade de viajar para a Terra, outros abraçam uma realidade alternativa. Que vida nova eles vão escolher?


09- Coherence/ Dirigido por: James Ward Byrkit/ Ano: 2013/ País:  EUA, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


Sinopse: Durante um jantar, oito amigos começam a falar sobre a proximidade de um cometa, e sobre os rumores de que a passagem deste corpo celestre é capaz de trazer mudanças graves no comportamento das pessoas. Logo após a discussão, a luz acaba, e estranhos fenômenos começam a acontecer com os convidados, questionando a noção de realidade.


08- Primer/ Dirigido por: Shane Carruth/ Ano: 2004/ País: EUA


Sinopse: Aaron (Shane Carruth) e Abe (David Sullivan) são dois jovens engenheiros que realizam experiências científicas em uma garagem. O projeto mais recente em que estão trabalhando é um dispositivo que reduz o peso de um objeto em seu interior, ao bloquear a força da gravidade. A experiência faz com que a dupla realize uma descoberta que pode fazer com que tenha tudo o que quiser.


07- Ex Machina: Instinto Artificial (Ex Machina)/ Dirigido por: Alex Garland/ Ano: 2015/ País: EUA, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


Sinopse: Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.


06- Donnie Darko/ Dirigido por: Richard Kelly/ Ano: 2001/ País: EUA


Sinopse: A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 80, em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores.

Nesse turbilhão se encontra Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto considerado problemático com alguns traços de esquizofrenia (assim caracterizado pela psiquiatra que ele frenquenta, Ms. Thurman).

Em uma noite, um coelho monstro gigante acorda Donnie, salvando sua vida, pois repentinamente uma turbina de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie.

O coelho monstro gigante ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo, este mundo, Donnie entederá ser o mundo pessoal dele.

Donnie se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, junto a isso, muitos questionamentos sobre o sentido da vida e, principalmente, da morte.


05- Lunar (Moon)/ Dirigido por: Duncan Jones/ Ano: 2009/ País: EUA


Sinopse: Sam Bell (Sam Rockwell) está perto de completar seu contrato de três anos com a empresa Lunar Industries, que minera a fonte primária de energia da Terra no lado escuro da Lua. A única companhia de Sam é o vigilante computador da base chamado Gerty (dublado por Kevin Spacey). Todo esse isolamento está se fazendo sentir na vida de Sam. Sua única conexão com o mundo exterior são mensagens de sua esposa e filhinha enviadas via satélite. Ele anseia pelo momento de voltar para casa, mas um terrível acidente na superfície lunar leva a uma descoberta perturbadora que contribui para seu crescente sentido de paranoia e fragmentação a tamanha distância de casa.


04- Crimes Temporais (Los Cronocrímenes)/ Dirigido por: Nacho Vigalondo/ Ano: 2007/ País: Espanha


Sinopse: Héctor (Karra Elejalde) um homem de meia idade, entra acidentalmente em um dispositivo que o faz viajar no tempo e retornar uma hora antes. Isso o faz encontrar a si mesmo, desencadeando situações e gerando conseqüências incontroláveis.


03- O Homem da Terra (The Man from Earth)/ Dirigido por: Richard Schenkman/ Ano: 2007/ País: EUA


Sinopse: A obra se concentra no misterioso comportamento de John Oldman (David Lee Smith), um professor acadêmico que a cada dez anos muda de contexto, deixando tudo para trás. Cansado de guardar esse misterioso segredo, antes de partir, convida seus colegas de academia para uma reunião em sua casa onde irá revelar pela primeira vez o que está por trás desse comportamento obscuro.


02- Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind)/ Dirigido por: Michel Gondry/ Ano: 2004/ País: EUA


Sinopse: Ao descobrir que sua ex-namorada se submeteu a um tratamento experimental para apagá-lo de suas lembranças, Joel decide passar pelo mesmo processo. Porém, durante a experiência, ele percebe que não quer esquecê-la.


01- Ela (Her)/ Dirigido por: Spike Jonze/ Ano: 2013/ País: EUA


Sinopse: Em um futuro próximo na cidade de Los Angeles, Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) é um homem complexo e emotivo que trabalha escrevendo cartas pessoais e tocantes para outras pessoas. Com o coração partido após o final de um relacionamento, ele começa a ficar intrigado com um novo e avançado sistema operacional que promete ser uma entidade intuitiva e única. Ao iniciá-lo, ele tem o prazer de conhecer “Samantha”, uma voz feminina perspicaz, sensível e surpreendentemente engraçada. A medida em que as necessidades dela aumentam junto com as dele, a amizade dos dois se aprofunda em um eventual amor um pelo outro.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About leandro godoy

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário